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Orientações Acadêmicas

Prezados/as Alunos/as,

A secretaria acadêmica disponibiliza abaixo, orientações acadêmicas, documentos expedidos pelo setor, bem como prazos e taxas administrativas de cada documento.

*(Nos períodos de recesso acadêmico os prazos de retorno dos serviços serão alterados).

Mantenha seu e-mail atualizado, pois os retornos das solicitações dos serviços, serão enviados diretamente no seu e-mail de cadastro com a instituição. 

Para ter acesso ao Calendário Acadêmico, clique aqui.

Quaisquer dúvidas ficamos à disposição através  do email secretaria.academica@metodistadosul.edu.br

Atenciosamente,

Secretaria Acadêmica - IPA

 

1. Abono de Faltas

A solicitação de abono de faltas é permitida apenas para casos de alunos reservistas que atendam ao Decreto-lei nº 715/69 (altera art.60 § 4º da Lei 4375/64) com documento comprobatório. O prazo máximo para a solicitação é de 07 dias úteis (incluindo o sábado) a partir do primeiro dia informado no atestado.

Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno.

2. Adaptação Curricular

A solicitação de troca de currículo dentro do curso pode ser assistida pela Coordenação do Curso e deve ser feita na CAI dentro do período determinado no calendário acadêmico.

Prazo para retorno: 15 dias úteis, no Portal do Aluno (após o fechamento do semestre letivo).

3. Ajuste de Matrícula

Ao solicitar inclusão, exclusão e/ou troca de disciplina na matrícula, deve ser informado, na CAI ou pelo Portal do Aluno, dentro do período determinado em calendário acadêmico, o nome completo da disciplina e o dia e o horário em que ela é ministrada, conforme horários divulgados no início do semestre.

Para a segunda solicitação de alteração na matrícula, deve-se solicitar a “Reavaliação de Ajuste de Matrícula”, que possui taxa de R$60,00.

O/A discente poderá solicitar um ajuste uma Reavaliação de Ajuste por semestre.

Prazo para retorno previsto: 05 dias úteis, no Portal do Aluno.

4. Alteração Cerimonial Formatura

Para alterações no cerimonial de formatura, como entrega de diploma por parentes e mudança do tipo de formatura (em gabinete ou solenidade), é necessário comparecer à CAI com a documentação necessária para realizar a solicitação.

No caso da entrega de diploma feita por parentes na cerimônia, deve ser trazido à CAI a cópia do diploma e do documento de identidade do parente. Ela é só permitida para pais, mães, avôs, avós, irmãos, irmãs, esposos e esposas dos(as) discentes.

*Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno.

5. Alteração de Responsável Financeiro

Para alterar o responsável financeiro, deve-se apresentar a documentação necessária (originais e cópias da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência) à Central de Atendimento Integrado.

*Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno.

6. Apostilamento de Diploma

Na necessidade de realizar alterações no diploma, devido a mudanças e distinções de formação ou titulação, é necessário comparecer à Central de Atendimento Integrado com o diploma original para realizar a solicitação.

*Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno

7. Apressamento de Diploma

Para pedir urgência no processo de entrega do diploma, deve-se comparecer à Central de Atendimento Integrado com a documentação que comprove a necessidade da solicitação.        

*Prazo para retorno: 30 dias, no Portal do Aluno

8. Aproveitamento de Disciplinas

A solicitação de aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação em outra instituição ou de revisão de pedidos anteriores, deve ser feita na Central de Atendimento Integrado mediante entrega do histórico escolar e dos conteúdos programáticos originais da instituição de origem.

*Prazo para retorno: 15 dias úteis, no Portal do Aluno

9. Atestado de convocação para ENADE

A solicitação de atestado que comprove a convocação para prestar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE pode ser feita na Central de Atendimento Integrado.

Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno

10. Autorização para cursar CH inferior a 60%

Para solicitar a redução da carga horária do semestre para abaixo do mínimo permitido (60% do número total de horas), é necessário comparecer à Central de Atendimento Integrado com a documentação necessária que comprove a necessidade (atestado médico com carimbo e assinatura do responsável ou atestado de trabalho em papel timbrado com carimbo, assinatura e CNPJ da empresa).

*Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno

11. Cancelamento de Disciplinas

Para cancelar disciplinas dentro do semestre letivo vigente após o período previsto em calendário acadêmico para Ajuste de Matrícula, deve ser informado, na Central de Atendimento Integrado, o nome completo da disciplina a ser cancelada. A disciplina deverá continuar sendo paga até o término do semestre.

*Prazo para retorno: 15 dias úteis, no Portal do Aluno.

12. Cancelamento de Matrícula de Calouros

Calouros que ingressaram via processo seletivo no semestre letivo vigente e decidiram cancelar a matrícula precisam comparecer à Central de Atendimento Integrado com um documento de identidade para realizar a solicitação.

*Prazo para retorno: 15 dias úteis, no Portal do Aluno.

13. Cancelamento de Matricula Regular

Caso o discente não queira permanecer vinculado à instituição, é necessário comparecer à Central de Atendimento Integrado com um documento de identidade para realizar a solicitação e informar o motivo do cancelamento.

*Prazo para retorno: 15 dias úteis, no Portal do Aluno

14. Certificado de Colação de Grau (2ª via / correção)

Para formados(as) que querem solicitar a emissão de uma 2ª via do certificado de conclusão, é preciso comparecer à Central de Atendimento Integrado com o certificado recebido no dia da colação de grau.

*Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno

15. Confecção de Certificados

Para a emissão de certificados, deve ser informado na Central de Atendimento Integrado, o nome completo do evento, o período cursado, e o nome do palestrante ou do organizador do evento. É importante informar se há a necessidade da impressão ou somente o encaminhamento das ACs e AACCs.

*Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno.

16. Conteúdos Programáticos

A confecção de conteúdos programáticos de disciplinas cursadas no Centro Universitário Metodista do IPA deve ser solicitada na Central de Atendimento Integrado, mediante informação do nome completo da disciplina e do curso no qual ela está presente.

*Prazo de entrega: 20 dias úteis.

Taxa de confecção: R$ 25,00.

17. Devolução de Guia de Transferência

Para casos em que o(a) discente de outra instituição solicitar a transferência mas NÃO efetivar a matrícula no Centro Universitário Metodista do IPA, o processo de devolução da Guia de Transferência (ou equivalente) ocorrerá logo após o início do período letivo vigente. A Secretaria Acadêmica emitirá um ofício formalizando a devolução do vínculo para instituição de origem.

Obs.: A guia de transferência não é entregue ao(à) discente. A tramitação é realizada entre as instituições de ensino.

18. Diploma - 2ª via

Para graduados/as que colaram grau desde 2008/1 e querem solicitar a emissão da 2ª viado diploma, é preciso comparecer à Central de Atendimento Integrado com original e cópia de um documento de identidade.

*Prazo para emissão: 90 dias.

Taxa de confecção: R$ 80,00.

19. Diploma - anterior a 2008

Graduados/as que colaram grau até 2007/2 e ainda não requereram o seu diploma devem comparecer à Central de Atendimento Integrado com original e cópia de um documento de identidade, CPF, título eleitoral com quitação, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de quitação militar (no caso dos graduados do sexo masculino).

*Prazo para emissão: 90 dias.

20. Diploma sem ônus

Para correções no diploma, deve-se comparecer à Central de Atendimento Integrado com diploma original e documento de identidade para realizar a solicitação.

*Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno.

21. Diploma

Para retirar o diploma da Graduação, o(a) graduado(a) deverá aguardar contato da Secretaria Acadêmica através de mensagem indicando a finalização do serviço de colação de grau e comparecer à Central de Atendimento Integrado com documento de identidade para retirar o diploma.

Prazo para retorno: 90 dias úteis, após a colação de grau.

22. Entrega de documentos Faltantes

Caso haja documentos não entregues no dia da matrícula, o(a) discente deve entrega-los na Central de Atendimento Integrado no prazo estipulado na matrícula. 

23. Entrega de documentos faltantes para diploma

No caso da entrega de documentos necessários para a confecção do diploma que não foram apresentados no momento da solicitação de colação de grau, também é preciso comparecer à Central de Atendimento Integrado.

Obs.: A entrega da documentação faltante é obrigatória para que o(a) discente possa colar grau.

24. Estudo de Currículo (uso interno)

A solicitação de estudo de currículo para aproveitamento de disciplinas cursadas com aprovação no Centro Universitário Metodista do IPA, ou para revisão de pedidos anteriores, deve ser feita na Central de Atendimento Integrado, e deve ser informado o nome completo da disciplina, o curso, o ano e o semestre em que ela foi cursada para realizar a solicitação.

Obs.: As solicitações também podem ser feitas através do Portal do Aluno.                   

25. Exercícios Domiciliares

Atividades domiciliares podem ser encaminhadas pelos docentes responsáveis para discentes que precisam se ausentar por mais de 15 dias das aulas do semestre letivo vigente devido a doença infectocontagiosa, traumatismo, cirurgia, ou outras condições médicas que provoquem incapacidade física relativa. É necessário comparecer ou enviar um representante à Central de Atendimento Integrado com atestado médico carimbado e assinado pelo médico responsável, cópia da Certidão de Nascimento do filho (no caso de gestantes), e informar o período necessário de afastamento.

Não são concedidos Exercícios Domiciliares a discentes para disciplinas de caráter prático e de Estágio e não são aceitas solicitações retroativas.

Prazo para solicitação: O pedido de Exercícios Domiciliares deve ser protocolado em até 07 dias letivos incluindo sábados subsequentes ao início do afastamento das atividades presenciais.

26. Guia de Transferência

A emissão do Ofício de Transferência ocorrerá automaticamente após o recebimento da Declaração de Vaga do discente da instituição de destino. Sendo assim, não se faz necessário que o(a) aluno(a) formalize através de requerimento.

Prazo para envio: 20 dias úteis a partir do recebimento da Declaração de Vaga.

27. Histórico Escolar Antigo (Arquivo)

A solicitação de históricos escolares para discentes afastados da Instituição desde 2007/1. Deve ser feita na Central de Atendimento Integrado.

*Prazo de entrega: 10 dias úteis.

Taxa de confecção: R$ 8,00.

28. Histórico Escolar (Recente)

O histórico recente (a partir de 2008) informa as disciplinas cursadas e aprovadas na Instituição e deve ser solicitado na Central de Atendimento Integrado.

*Prazo de entrega: 07 dias úteis.

Taxa de confecção: R$ 8,00.

29. Justificativa de Falta

O(A) discente que precisa se ausentar das aulas por até 15 dias do semestre letivo vigente devido a doença infectocontagiosa, traumatismo, cirurgia, ou outras condições médicas que provoquem incapacidade física relativa, pode comparecer ou enviar um representante à Central de Atendimento Integrado com atestado médico carimbado e assinado pelo médico responsável, e que informe o código CID da doença e o período necessário de afastamento.

Prazo para retorno: 10 dias úteis, no Portal do Aluno

30. Relação de Prováveis Formandos

O(a) representante da turma de formandos ou presidente da Comissão de Formatura podem pedir a lista de discentes que solicitaram colação de grau no semestre letivo vigente. Eles devem comparecer à Central de Atendimento Integrado com uma cópia da ata de reunião da turma para fins de formatura, informando o nome completo do curso e o período letivo desejado para realizar a solicitação.

*Prazo para emissão: 05 dias úteis

31. Revisão de Prova da Avaliação Complementar

Para solicitar revisão da avaliação complementar de determinada disciplina cursada pelo discente no semestre letivo vigente, é necessário comparecer à Central de Atendimento Integrado em até 48 horas após o fechamento do semestre letivo, conforme data estabelecida no calendário acadêmico.

32. Revisão de Notas e Faltas

revisão da nota final ou do número de faltas das disciplinas no semestre pode ser solicitada na Central de Atendimento Integrado em até 48 horas após o fechamento do semestre letivo, conforme data estabelecida no calendário acadêmico. Para tanto, deve ser informado o nome completo da disciplina, do curso e do/a docente. A revisão da nota será realizado por docentes pertencentes ao corpo docente do curso ou outro do respectivo Colegiado da Instituição por indicação da coordenação do curso.

Obs: A revisão de nota é permitida somente para a nota da avaliação complementar.

33. Solicitação de Colação de Grau

Para discentes da graduação com probabilidade de se formar no semestre letivo vigente, é necessário solicitar a autorização de colação de grau na Central de Atendimento Integrado dentro do período determinado no calendário acadêmico.

Obs.: A partir de 01 de junho de 2014, para realizar a solicitação de colação de grau é obrigatório o/a discente estar com os seus dados atualizados e os seguintes documentos entregues caso não tenha realizado no ingresso na Instituição:

RG - cédula de identidade (fotocópia) maior de 16 anos na emissão do documento

CPF - Fotocópia

Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio, em caso de alteração de nome (fotocópia)

Título e Quitação Eleitoral (fotocópia)

Documento Militar (fotocópia)

Histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (original) 

IMPORTANTE- Não esqueça das Atividades Complementares - Prazo máximo para completar a carga horária de acordo com o calendário acadêmico.

34. Trancamento de Matrícula

Para discentes que necessitam afastar-se até 05 semestres da Instituição e não querem perder o vínculo, é necessário comparecer à Central de Atendimento Integrado com um documento de identidade para solicitar o trancamento de matrícula.

*Prazo para retorno: 20 dias úteis, no Portal do Aluno

35. Transferência de Curso

Para alteração de curso dentro da Instituição, informe, dentro do período determinado no calendário acadêmico vigente, em qual curso e turno gostaria de ingressar.

Prazo para retorno: 05 dias úteis, no Portal do Aluno, (após o fechamento do semestre letivo).

36. Transferência de Turno

Para alteração de turno dentro da Instituição, informe, dentro do período determinado no calendário acadêmico vigente, em qual turno gostaria de ingressar.

Obs: (após o fechamento do semestre letivo).

37. Avaliação Substitutiva

Para substituir uma das avaliações pertencentes ao componente curricular não realizada pelo discente em decorrência de doença infectocontagiosa, acidente, ato cirúrgico, problemas na gravidez ou no parto comprovados por atestado médico com o registro profissional, casamento ou luto comprovados por certidão ou prorrogação de jornada de trabalho comprovada por atestado da empresa, conforme normativa interna, o(a) discente deve comparecer à Central de Atendimento Integrado com a documentação necessária para realizar a solicitação.

Obs.: Esta solicitação não caberá ao período de Avaliação Complementar.

Prazo para solicitação: 05 dias letivos a partir da data da avaliação não realizada pelo discente.

 

Confira as Orientações sobre o Processo Avaliativo.pdf