Com a época dos vestibulares chegando, surge uma avalanche de angústias. Pois é preciso saber em qual curso se inscrever, qual instituição escolher e o que fazer se não passar. Essas são dúvidas comuns entre os vestibulandos e fazem muita gente se descabelar.

Mas não há motivo para tanto pânico! Essa fase de escolha na vida é extremamente importante e natural. Pois é quando passamos a ser mais maduros e responsáveis.

Quer saber como resolver esses dilemas do vestibular? Então acompanhe este post e saiba a resposta para 4 questões que incomodam muitos vestibulandos. Vamos começar?

COMO ESCOLHER A PROFISSÃO CERTA?

A resposta para essa pergunta está no autoconhecimento e na sua compatibilidade com as opções de cursos no mercado. Como assim? Primeiro, você precisa entender quais são suas preferências, quais habilidades profissionais você gostaria de ter e quais são os seus planos de vida.

Depois, você deve associar aquilo que já conhece sobre si com os perfis profissionais. Escolha a carreira que tem mais a ver com você e elimine aquelas que seriam menos interessantes.

Por exemplo, você adora animais de estimação, mas não gostaria de fazer cirurgias ou estudar profundamente sobre eles? Então pode ser que a carreira de médico veterinário não seja uma boa para você.

Além disso, é bem comum que os vestibulandos pensem muito no dinheiro nesse momento de escolha. Querem ficar ricos e acabam ignorando as capacidades necessárias para a carreira.

Não caia nessa! Afinal, as profissões que são bem remuneradas atualmente podem não ser consideradas assim daqui a dois ou três anos. O mercado é mutável e só se destaca nele quem tem um ótimo desempenho profissional.

COMO LIDAR COM A PRESSÃO DE PARENTES E AMIGOS?

Pais, irmãos, tios e avós: todo mundo já decidiu a profissão que você deve seguir. No entanto, você deve entender isso apenas como uma sugestão. Pois a escolha da carreira é algo extremamente pessoal e só você pode fazer.

Sendo assim, converse com seus parentes e amigos. Explique que você está numa fase de amadurecimento e que escolher uma profissão é uma responsabilidade sua.

E SE NÃO DER CERTO?

Saiu a lista de aprovados do vestibular, mas o seu nome não estava lá? Calma! Isso não acontece somente com você. Geralmente, os vestibulares são muito concorridos e você pode ficar de fora da faculdade por causa de apenas uns pontinhos.

Se não passou, reveja como foram seus estudos. Analise se estava se distraindo por muito tempo nas redes sociais ou se o material utilizado não foi o mais adequado. Reflita sobre isso e mude os seus hábitos.

É preciso abandonar uma postura ineficaz para passar no próximo vestibular!

APÓS PASSAR, O QUE FAZER SE EU ME ARREPENDER DO CURSO?

Desistência de curso é algo extremamente comum. Antes de ingressar em uma universidade, é normal tomar algumas decisões um pouco precipitadas. Durante o curso, com o seu amadurecimento, pode ser que tudo mude.

Então, não se sinta mal por abandonar a universidade. Se preferir, dê um tempo para refletir sobre a vida e depois embarque em outro curso.

E aí, já sabe quais são as áreas que te interessam mais? Conheça a lista de cursos oferecidos pelo IPA e comece a planejar o seu futuro!