A publicidade é parte integrante de nosso dia a dia e está por toda a parte – na TV, na internet no ônibus. Mas que tal conhecer um pouco dos bastidores dessa profissão tão fascinante? Filmes e séries que falam sobre publicidade e retratam a rotina da profissão podem dar uma ideia sobre como é atuar nessa carreira.

Mad Men (2007 – 2015)

Uma das séries mais famosas e aclamadas pela crítica dos últimos anos, Mad Men tem como enfoque o trabalho de Don Draper o diretor de criação de uma agência de publicidade em Nova York, nos anos 60. A história trata de temas importantes, como racismo e machismo, de acordo com o contexto da época.

No (2012)

Quando o povo chileno é chamado a votar em um referendo pela permanência do General Augusto Pinochet no poder, um publicitário é chamado para trabalhar na campanha do “Não”, que ia contra o General. O profissional é colocado diante de um grande desafio: trabalhar sob constante investigação de órgãos governamentais e pouco dinheiro.

Abstract – The art of Design (2017)

Com oito episódios, a série documental “Abstract – The Art of Design”, disponível na Netflix, demonstra as dificuldades e desafios de profissionais de design, ilustração, fotografia e arquitetura. Os entrevistados mostram que para trabalhar na área é preciso se esforçar e buscar soluções, lidar com prazos apertados e muita exigência.

O Candidato (1972)

As eleições no Brasil estão chegando, que tal conferir como uma equipe de publicidade trabalha para fortalecer a imagem de um candidato? Neste filme, uma equipe com publicitários e assessores de imprensa trabalha para a eleição de um candidato sem projeto de governo concreto.

Do que as Mulheres Gostam (2000)

Neste clássico da Sessão da Tarde, Marshall, diretor de criação de uma grande agência de publicidade, é surpreendido pela contratação de uma chefe que sugere peças voltadas ao público feminino. Testando alguns produtos, Marshall sofre um acidente e passa a ouvir os pensamentos das mulheres, o que o enlouquece, mas transforma suas campanhas.

Gostou das dicas e da área? O Centro Universitário Metodista – IPA possui um curso de Publicidade e Propaganda estrelado pelo Guia do Estudante. Clique aqui e saiba tudo sobre a graduação e a Instituição.