Na era da internet, estamos cada vez mais conectados a diversas mídias e músicas de inúmeros gêneros. Ainda assim, é comum que as pessoas conheçam apenas os instrumentos musicais mais tradicionais, como guitarra, violão, pandeiro, piano, etc.

No entanto, já parou para pensar na quantidade de instrumento que existe espalhado pelo mundo? Se pensarmos que a evolução cultural dos povos, ao longo do tempo, também se deu por conta das músicas, existem diversos gêneros e estilos que os povos criaram de acordo com os hábitos e matérias primas acessíveis.

Essa pluralidade de culturas fazem com que uma gama imensa de instrumentos sejam usados, mesmo que costumemos a ouvir geralmente os mesmos.

Veja a seguir cinco instrumentos que você provavelmente nunca ouviu falar:

Kalimba (Mbira)

De origem africana, é estimado que o instrumento tenha sido criado por volta de 1000 a.C., na região que hoje é o Zimbabwe. A Kalimba é feita com uma tábua de madeira e teclas planas de metal. Segundo estudos, é estimado que a Mbira é também um artefato espiritual utilizada para se comunicar com os antepassados.

Rackett

Inventado na idade média, o Rackett é um instrumento de sopro europeu que produz um som baixo e profundo. Existem quatro tamanhos de Rackett, que é feito de cilindro de aço com sete furos para a passagem do ar.

Stylophone

Com um teclado de metal, o Stylophone deve ser tocado utilizando uma caneta stylus. O pequeno instrumento foi inventado em 1967, no Reino Unido, por Brian Jarvis e já foi usado em canções até mesmo pelo astro David Bowie.

Harpa Laser

Tecnológica, a Harpa Laser consiste em diversos feixes de laser ligados a um sintetizador, computador ou a um sampler. O instrumento deve ser tocado com as mãos bloqueando a passagem das luzes.

Duas pessoas se declaram as criadoras do instrumento. Geoffrey Rose tirou uma patente provisória no Reino Unido entre 1975 e 1976, mas geralmente é dito que Bernard Szajner tenha sido o inventor, em 1981, na França.

Harmônica de Vidro

Criado por Benjamin Franklin em 1761, a harmônica de vidro produz um som cristalino. O instrumento consiste em uma série de tigelas de vidro, com diferentes tamanhos, em um eixo de rotação e deve ser tocado com os dedos molhados enquanto deslizam pela superfície.

Tem interesse de estudar mais sobre a música? O IPA oferece licenciatura com três estrelas no Guia do Estudante. Confira mais informações e se inscreva no vestibular!

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!