Chegou a hora de prestar vestibular e a pressão para escrever uma redação nota dez aumentou, e muito! Mas escrever não é fácil, muitos estudantes encontram bloqueios para colocar as ideias no papel. Confira algumas ideias para escrever melhor!

Leia muito

Não tem jeito, para escrever melhor, você precisa ser um bom leitor. A leitura expande o vocabulário e ensina a grafia de palavras e regras gramaticais. Ler também nos torna mais empáticos, compreensivos e expande nossas visões de mundo – características fundamentais para um bom escritor.

Pratique!

Assim como dirigir, cozinhar ou fazer crochê, a prática nos leva à perfeição. Tente escrever, pelo menos um pouco, todos os dias. Dessa forma, você vai se habituar a desenvolver ideias, estruturar textos, revisar e colocará a criatividade para funcionar. Que tal escrever um blog? Ou escrever um diário? Essas são maneiras bem interessantes de praticar.

Leia seu texto em voz alta

Assim que terminar seus textos, leia-os em voz alta. Esse truque ajuda a encontrar erros, verificar a fluidez do texto, conferir se a pontuação está correta e verificar se a ideia central está bem desenvolvida. O que você aprende praticando isso, com certeza, será um grande auxílio no momento das provas.

Simplicidade é chave!

Usar linguagem rebuscada não é garantia de textos bons, pelo contrário! Seu texto pode (e deve) ter um vocabulário rico, mas um texto bem escrito é aquele que pode ser compreendido por todos. Escreva frases objetivas e não se estenda muito, texto longo e complexo não é sinônimo de texto bom.

Peça feedback

Vença a timidez! Sempre que puder, peça para alguém ler seus textos e te dar dicas de como melhorar. Pode ser difícil receber críticas, mas elas nos ajudam a desenvolver nossas habilidades. Além disso, um segundo ponto de vista ajuda muito a enriquecer o trabalho.

Coloque essas dicas em prática agora e escreva redações muito melhores! Para conferir outras dicas, assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!