A leitura é de extrema importância para desenvolver o senso crítico, a interpretação de texto, expandir nossa visão de mundo e nos ajudar a compreender melhor a nós mesmos e às outras pessoas. Mas desenvolver o hábito de leitura pode ser um desafio para muitos. Se você quer ler mais, mas não sabe como, confira nossas dicas!

1 – Escolha livros pelos quais você tenha interesse

Se você lê apenas os livros solicitados pelos vestibulares, pode ser que encontre barreiras no desenvolvimento do hábito de leitura. Comece por obras que te interessem, leituras recomendadas por amigos e familiares e que tenham a ver com você e sua realidade. Como tudo, a leitura é um exercício. Por isso, é preciso pegar leve no começo, para depois enfrentar as obras mais complexas.

2 – Aproveite todo tempo que tiver para ler

Sem desculpas! Assim que tiver algum tempo livre, aproveite para ler. No ponto de ônibus, nas filas, no intervalo da escola ou antes de dormir. Quanto mais você ‘se obrigar’ a ler, mais terá vontade de passar o tempo com um bom livro. Para isso, ande sempre com uma edição na bolsa ou em seu celular.

3 – Trace metas

Traçar metas pode funcionar como um motivador. Você poderá se planejar para ler, no mínimo, dez páginas por dia, ou pensar em metas mensais ou anuais. Com um número de livros ou de páginas a atingir, fica mais fácil se programar para ler um pouquinho mais todos os dias. Mas vá com calma! Não trace um objetivo irreal para não se frustrar. Se você lê, em geral, um livro por mês, não deve se comprometer a ler 15 durante o mesmo período.

4 – Participe de redes sociais de leitores

Ler se tornará um hábito ainda mais prazeroso se você tiver com quem compartilhar as experiências. Existem redes sociais voltadas à leitura, como o Skoob, por exemplo, mas você também pode criar um clube do livro com amigos no Facebook, ou com colegas de sala. Conhecer os diferentes pontos de vista sobre o mesmo livro ajuda a expandir sua compreensão da leitura.

E aí, gostou das nossas dicas? Acompanhe mais conteúdo assinando nossa newsletter!