No ônibus, no elevador, nas salas de espera – a música está sempre presente em nossas vidas nos mais diversos momentos. No entanto, é comum pensarmos que ela nos atrapalha na hora de realizar tarefas importantes como estudar e trabalhar, mas a música pode ser uma grande aliada de quem precisa se concentrar.

De acordo com uma pesquisa da revista Neuroscience of Behavior and Physiology, a habilidade de realizar tarefas chatas e repetitivas aumenta ao ouvir música clássica ou rock. Quando testada com funcionários de uma linha de montagem, a música acelerava os processos e ajudava os funcionários a cometer menos erros.

A pesquisa mostra, ainda, que músicas conhecidas ou instrumentais (sem voz) são as melhores para mantermos o foco na atividade que estamos desempenhando. Canções que não conhecemos, sobretudo com vocais, podem nos distrair ao realizar tarefas.

Outra boa notícia: ouvir música, segundo estudo da Universidade de Helsinque, da Finlândia, ativa genes associados a funções cerebrais e ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Parkinson, por exemplo.
Agora você já sabe! Na hora de estudar, aposte em instrumentais como música clássica ou trilhas sonoras de filmes e seriados.

Se você gostou dessa dica, assine nossa newsletter e receba muitos outros posts interessantes!