O mercado de trabalho, assim como a sociedade, passa por transformações tecnológicas a cada dia. Se até o começo dos anos 2000, discutia-se se a tecnologia realmente nos ajudaria, neste momento temos a conclusão: não há trabalho sem a evolução cibernética.

Os serviços remotos, como o home office, são realidades consolidadas. A tecnologia também trouxe para o ambiente físico de trabalho grande agilidade. No Brasil, sobretudo a partir da década de 80, grandes transformações tecnológicas foram experimentadas, em diversos setores.

Um estudo divulgado em 2015 pelo U.S Bureau of Labor Statistics, dos Estados Unidos, fez análises dos impactos da tecnologia no ramo ocupacional e destacou quais profissões vão mais crescer entre 2012-2022.

Ao mesmo tempo, a Universidade de Oxford, na Inglaterra, trouxe dados informando que estudou cerca de 700 ocupações, e mais da metade corriam risco de não existirem até 2025, por conta da tecnologia.

Um profissional com capacidade analítica e assimilador da tecnologia, poderá equilibrar o conteúdo teórico com o avanço tecnológico em prol da qualidade dos serviços a serem prestados independentemente do local que a função será exercida.

Já sabe onde apostar seu futuro? O IPA oferece uma variedade de cursos para você ingressar e planejar a melhor forma possível de equilibrar a tecnologia e o trabalho.

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!