Se tem uma verdade que você vai ler hoje, é que: nem tudo que está na internet é verdade. Estamos cercados por notícias falsas, que chegam até nós por meio de compartilhamentos em redes sociais, seja pelo Facebook, Twitter ou mesmo por Whats App.

As notícias falsas, também chamadas de Fake News, são publicadas diariamente em sites pouco conhecidos e tomam proporções gigantescas. Elas podem mudar a opinião pública ao ponto de afetar eleições presidenciais de qualquer país, a economia ou mesmo prejudicar pessoas, seja lá qual for o motivo.

Mas também não pense que tudo que está na internet é mentira. Ao contrário. Atualmente, a internet é o principal meio de comunicação devido ao seu alcance e os jornais e portais de notícias confiáveis também vivem desta plataforma.

Então como identifico Fake News?

-Leia a matéria inteira
Não acredite na notícia tendo visto apenas o título. Há sistemas que programam um título em formato de notícia sem ao menos ter conteúdo escrito quando são abertas. Além disso, também existem outros sistemas que alteram o título de uma publicação “x”, quando o assunto é sobre um tema “y”, ou seja, o título não corresponde com o conteúdo verdadeiro.

-Leia apenas fontes confiáveis
Você já ouviu falar do site que você clicou? Caso a resposta seja negativa, é muito provável que a notícia não seja verdadeira. Costume acreditar em sites oficiais e em portais de jornais tradicionais. Há também os sites de mídia alternativa que fazem notícias boas e sérias, mas primeiro procure conhecer mais os sites para saber se são confiáveis ou não.

-De onde veio a informação da notícia?
Procure observar também os entrevistados que constam na matéria ou se existem pesquisas citadas. Caso as tenham, é provável que a pessoa que escreveu realmente apurou antes de divulgar.

-Se atente ao link da notícia
Há sites falsos que copiam ou chegam bem próximos de copiar a identidade visual dos portais mais conhecidos. Essa estratégia é feita para você pensar que está em um site, quando na realidade está em outro. Para evitar essa situação, se atente ao link da notícia e confira se é o mesmo que você imaginou ter entrado.

– Confira a data da publicação
Muitas vezes uma notícia antiga é publicada novamente, o que costuma causar confusão. É importante checar a data que foi escrita para ter a certeza se ela é atual.

-Pesquise mais sobre o assunto
Uma outra forma de você tirar a dúvida quanto a veracidade da informação é lê-la também em outros portais. É sempre importante ler mais de uma fonte, tanto para ter certeza que a notícia é verdadeira, como para ter maiores informações sobre o assunto.

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!