Você está aqui: Página Inicial / Ciências Contábeis / Notícias

Notícias

por raissa.ferreira última modificação 21/10/2019 12h47

IPA e Universidad Maimónides, de Buenos Aires, realizam III Seminário Internacional de Administração, Ciências Contábeis e Direito

por aline.tyska última modificação 21/10/2019 12h46
IPA e Universidad Maimónides, de Buenos Aires, realizam III Seminário Internacional de Administração, Ciências Contábeis e Direito

O Centro Universitário Metodista IPA e a Universidad Maimónides, de Buenos Aires, realizam o III Seminário Internacional de Direito, Administração e Ciências Contábeis. O evento ocorre de 21 a 24 de outubro, em dois turnos: às 9h e às 19h, no auditório Oscar Machado.

Segundo o coordenador de Extensão e Ação Comunitária do IPA, professor Ricardo Aveline, anualmente alunos e professores dos cursos de Direito, Administração e Contábeis apresentam trabalhos em Buenos Aires no mês de maio.  “Já no mês de outubro, o encontro com os professores argentinos ocorre no IPA. Este é o terceiro ano em que se realizarão tais encontros, garantindo uma crescente integração cultural e acadêmica”, acrescentou.

Na atual edição, o professor Mateo Fusalba, da Universidad Maimónides, falará sobre "Os 100 Anos da Organização Internacional do Trabalho". A palestrante argentina Mariela Ortiz Bobis falará sobre "Política Criminal na Argentina e o Papel do Ministério Público" e Nathia Judkevich, também de Buenos Aires, tratará sobre "Habitações Populares e o Direito à Moradia".

 O evento contará também com a presença do Director de la Carrera de Abogacía en la Universidad Maimónides, Ricardo Alvarez,  que virá para reforçar os vínculos institucionais entre a Universidad Maimónides e o IPA.

 Clique aqui e confira a programação.

Acadêmicos de Ciências Contábeis fazem visita técnica na Contplan Contabilidade

por aline.tyska última modificação 24/09/2019 10h50
Acadêmicos de Ciências Contábeis fazem visita técnica na Contplan Contabilidade

No dia 18 de setembro os nossos futuros contadores do IPA estiveram em visita técnica na empresa Contplan Contabilidade, acompanhados da professora do curso Mara Carvalho. “Momento de muito aprendizado para todos. Os nossos futuros contadores puderam conhecer a rotina de uma empresa de contabilidade, desde o início do atendimento ao cliente, passando pelo departamento de protocolo de documentos, Departamento Fiscal, Departamento Pessoal e Departamento Contábil", disse.

A professora também destacou que a empresa investe em seus colaboradores e principalmente em tecnologia da informação, o que facilita a entrega de um bom trabalho a todos os clientes. 

 

Inscrições abertas para Intercâmbio em Portugal com a temática de Gestão

por aline.tyska última modificação 25/07/2019 16h34
Inscrições abertas para Intercâmbio em Portugal com a temática de Gestão

O Centro Universitário Metodista – IPA em cooperação com a Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo tornam pública a abertura de vagas para o programa de intercâmbio acadêmico de curta duração, com o Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, referente ao ano de 2019. Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, além de egressos, podem se inscrever. Haverão cinco vagas disponíveis para estudantes do IPA.

A ideia central do curso é possibilitar a mescla de estudantes brasileiros e estudantes portugueses, para que compartilhem experiências e realizem juntos, um minicurso de gestão, com seminários oferecidos por professores brasileiros e professores portugueses, em que se abordará questões estratégicas dos dois mercados, as competências requeridas para o desempenho organizacional influenciadas por cenários culturais, histórico-geográfico, político-econômico e educacionais distintos.

Instituto Politécnico da Guarda
O Instituto Politécnico da Guarda é uma instituição de ensino superior orientada para a formação de alunos, a realização de atividades de pesquisa e investigação, a prestação de serviços à comunidade e o intercâmbio cultural, científico e técnico com outras instituições nacionais e estrangeiras.

Confira o edital na íntegra:

Ciências Contábeis lança a revista eletrônica Contabilidade em Foco - RECONF

por aline.tyska última modificação 24/07/2019 13h28
Ciências Contábeis lança a revista eletrônica Contabilidade em Foco - RECONF

Professores e alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA lançaram em julho a primeira edição da revista eletrônica Contabilidade em Foco – RECONF. A professora, Roseli Márcia Fritsch, editora da revista, conta que a iniciativa surgiu da vontade de compartilhar o resultado de um esforço conjunto realizado entre os professores orientadores e os acadêmicos do curso, que foi aprovada pelo Colegiado do curso de Ciências Contábeis em 2019. 

“O formato eletrônico está de acordo com a novas tendências tecnológicas, facilitando o alcance e principalmente propiciando o desempenho do papel de disseminar o conhecimento além das fronteiras físicas”, salientou Roseli.

A revista está composta por seis artigos resultantes dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos.

“Todos os trabalhos apresentados resultaram em pesquisas que se destacaram, como é o caso do estudo relacionado à Contabilidade Gerencial, que se aplicado nas atividades da empresa, resulta em melhores alternativas para tomada de decisão”, apontou a professora.

IPA Business Learning é lançado em evento especial no espaço Multiuso

por aline.tyska última modificação 12/07/2019 17h31
IPA Business Learning é lançado em evento especial no espaço Multiuso

Com a presença do reitor, Marcos Wesley, da coordenadora de graduação, Patrícia Treviso e de docentes do curso de Administração e Ciência Contábeis, foi lançado na noite de ontem o projeto IPA Business Learning. “Um sonho concretizado. Planejamos com muito carinho este projeto com o objetivo de criar um espaço ainda maior de interlocução com empresas, egressos e acadêmicos dos nossos cursos. Só tenho a agradecer o empenho e a dedicação de todos os envolvidos nesta grande ação”, destacou a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Neusa Monser.

Aos representantes da empresas parceiras e acadêmicos que também estavam no evento, a professora Neusa explicou que projeto IPA Business Learning surgiu em uma visita à Portugal, no ano de 2017, quando vivenciaram a experiência da Porto Business School. Neste sentido, se buscou, desde daquela data, uma opção para o IPA ter este espaço físico. Também foi apresentado o projeto de uma plataforma digital em parceria com uma empresa, onde será possível conectar ainda mais as áreas de Administração e Contábeis com egressos dos cursos e também com empresas, podendo oportunizar também contato com universidades parceiras.

Cursos de Administração e Contábeis convidam para o lançamento do IPA Business Learning

por aline.tyska última modificação 11/07/2019 11h16
Cursos de Administração e Contábeis convidam para o lançamento do IPA Business Learning

É com grande satisfação que o corpo docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis convida para o lançamento do IPA Business Learning, um projeto muito bacana no prédio A do Centro Universitário Metodista – IPA para interlocução com empresas, egressos e acadêmicos buscando dar visibilidade sobre o mercado de trabalho. O evento será dia 11 de julho, das 18h às 20h, na sala Multiuso, localizada no Prédio A do IPA. “Um espaço que vai envolver ações de internacionalização, com egressos, com parcerias com empresas para oferta de cursos de curta duração ou até especialização, conforme demanda do mercado”, explica a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Neusa Monser.

Segundo a professora, o projeto IPA Business Learning surgiu em uma visita à Portugal, no ano de 2017, quando vivenciaram a experiência da Porto Business School. Neste sentido, se buscou, desde daquela data, uma opção para o IPA ter este espaço físico.

Também está sendo projetada uma plataforma digital em parceria com uma empresa, onde será possível conectarmos ainda mais as áreas de Administração e Contábeis com egressos dos cursos e também com empresas, podendo oportunizar também contato com universidades parceiras.

Ainda durante o evento, será lançada a revista eletrônica Contabilidade em Foco. “A publicação foi nomeada pelos próprios alunos, e terá por objetivo dar visibilidade aos artigos acadêmicos oriundos dos trabalhos de conclusão de curso .

Ciências Contábeis qualifica ensino com parceria com a CONTPLAN Contabilidade

por aline.tyska última modificação 09/07/2019 15h18
Ciências Contábeis qualifica ensino com parceria com a CONTPLAN Contabilidade

Na última quarta-feira (25), a coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do IPA, professora Neusa Monser e o professor Maurício Trindade estiveram na empresa CONTPLAN Contabilidade, uma das maiores empresas do segmento em Porto Alegre, com excelência na prestação de serviços contábeis. O objetivo da visita foi firmar um acordo de cooperação para a qualificação dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Administração. Serão promovidas visitas técnicas, onde os estudantes poderão conhecer os principais processos, fluxos, controle e guarda de documentos contábeis. Os estudantes também poderão conhecer as inovações tecnológicas aplicadas à contabilidade.

 A CONTPLAN conta com o egresso Paulo Lauerman, do curso de Ciências Contábeis, além dos estudantes Fernando Rech, Daniel Dutra e Matheus Emídio, que compõem a equipe como estagiários. Na sequência, o Sr. Lucas Barbieri e o egresso Paulo Lauerman apresentaram a estrutura e a equipe da empresa.

Ciências Contábeis promove II Café com Egressos em 21 de maio

por raissa.ferreira última modificação 09/05/2019 11h34
Ciências Contábeis promove II Café com Egressos em 21 de maio

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista - IPA promoverá em 21 de maio de 2019 a segunda edição do Café com Egressos. 

O evento tem como objetivo proporcionar o reencontro dos egressos para a troca de experiências e confraternização. O encontro será realizado na sala do NAF, no prédio A, a partir das 18h.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal realiza Plantão do IRPF 2019

por Renan Sales última modificação 03/05/2019 12h35
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal realiza Plantão do IRPF 2019
Ocorreu em 14/03 o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o painel: Experiências na liderança de Instituições de Educação

O Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA realizou no período de 06 de março a 30 de abril o Plantão Fiscal do Imposto de Renda da Pessoa Física 2019. A ação foi realizada pelo NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal para prestar auxílio na preparação das declarações do Imposto de Renda deste ano, oferecendo suporte ao público interno e externo.  

Nos meses de março e abril, foram promovidas diversas palestras do curso de Ciências Contábeis, sob coordenação da professora Neusa Teresinha Monser

No dia 30 de março, o NAF promoveu palestra sobre declaração do Imposto de Renda 2019 aos funcionários do Sindicato dos Aeroviários. Foi a primeira palestra após a formalização de parceria entre o IPA e o sindicato.

 A turma de Controladoria II recebeu no dia 12 de abril a palestrante Silvia Blank, que fez uma reflexão sobre “Neurociência e Comunicação”. Um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o painel “Experiências na liderança de Instituições de Educação” também foi organizado pelo curso no dia 14 de março. Em 30 de abril, foi a vez da turma de Gestão Tributária I do Curso de Ciências Contábeis debater sobre a profissão contábil e o mercado de trabalho. 

Em 21/03 o NAF recebeu Diretores do Sindicato dos Aeroviários para a formalização da parceria para Cursos e Palestras.
Em 21/03 o NAF recebeu Diretores do Sindicato dos Aeroviários para a formalização da parceria para Cursos e Palestras

 

O NAF promoveu a primeira Palestra sobre Declaração do Imposto de Renda 2019, realizada em 30/03 na sede do Sindicato dos Aeroviários
O NAF promoveu a primeira Palestra sobre Declaração do Imposto de Renda 2019, realizada em 30/03 na sede do Sindicato dos Aeroviários

A turma de Controladoria II do Curso de Ciências Contábeis recebeu no dia 12/04 a palestrante Silvia Blank, que nos proporcionou muita reflexão sobre “Neurociência e Comunicação”
A turma de Controladoria II do Curso de Ciências Contábeis recebeu no dia 12/04 a palestrante Silvia Blank, que nos proporcionou muita reflexão sobre “Neurociência e Comunicação”

No dia 13/04 – O NAF promoveu a segunda Palestra sobre Declaração do Imposto de Renda 2019 na Sala do Sindicato dos Aeroviários no Aeroporto Salgado Filho
No dia 13/04 – O NAF promoveu a segunda Palestra sobre Declaração do Imposto de Renda 2019 na Sala do Sindicato dos Aeroviários no Aeroporto Salgado Filho

Ocorreu no dia 30/04  o encerramento do Plantão Fiscal e atendimento sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2019
Ocorreu no dia 30/04  o encerramento do Plantão Fiscal e atendimento sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2019

Em 30/04 foi a vez da Turma de Gestão Tributária I do Curso de Ciências Contábeis receber a Egressa Carine, que falou sobre a profissão contábil e o mercado de trabalho com o tema “Me formei, e agora??”
Em 30/04 foi a vez da Turma de Gestão Tributária I do Curso de Ciências Contábeis receber a Egressa Carine, que falou sobre a profissão contábil e o mercado de trabalho com o tema “Me formei, e agora??”

Cursos promovem palestras sobre "tendências econômicas e mercado de trabalho" e "finanças pessoais na atual conjuntura"

por Admin última modificação 02/04/2019 15h01
Confira o conteúdo ministrado

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis promoveram em março as aulas magnas "O futuro do Brasil: tendências econômicas e mercado de trabalho, com a professora Geni de Sales Dornelles, e "Finanças pessoais na atual conjuntura", ministrada pela professora Roseli Fritsch.

A palestrantes compartilharam o conteúdo para alunos, docentes e demais interessados.

Acesse os arquivos e confira: 

O futuro do Brasil: tendências econômicas e mercado de trabalho

Finanças pessoas na atual conjuntura

Aula Magna Integrada debate sobre Economia e Mercado de Trabalho

por alysson.feitosa — última modificação 27/03/2019 18h40

Os cursos de Ciências Sociais do IPA proporcionaram aos estudantes mais uma noite de aprendizado e reflexão. Com o tema O Futuro do Brasil: Tendências Econômicas e Mercado de Trabalho, a Aula Magna Integrada trouxe profissionais renomados para uma discussão sobre a situação econômica atual e as possíveis consequências para o futuro do país. Participaram os cursos de Administração, Ciências Sociais, Publicidade e Propaganda, Turismo e Jornalismo.

O evento iniciou com a palavra do Reverendo Roberval Lopes da Trindade falando de gratidão, respeito e superação. Ele também ponderou sobre se alcançar a realização profissional trabalhando para o bem comum e não somente para obter lucros.

Os coordenadores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Profa. Me. Neusa Teresinha Ballardin, e dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Turismo, Prof. Dr. Fabio Berti, deram as boas-vindas aos presentes. A Profa. Neusa salientou a importância da Aula Magna, como “um momento de integração de estudantes e professores, em torno de temáticas atuais e desafiadoras”. O Prof. Fabio ressaltou a importância das trocas interdisciplinares para a formação profissional e a discussão de assuntos atuais e relevantes. “Uma noite como essa é brilhante para debater esses temas um pouco mais densos, que dizem respeito diretamente a nossa vida”.

Após a fala dos coordenadores, o administrador, egresso do IPA, Cleberson Vieira apresentou a Missão Canadá. O projeto faz parte do programa de internacionalização que está sendo desenvolvido pelos cursos. As missões são oportunidades onde alunos e profissionais visitam empresas, universidades e startups canadenses. Ele contou que a troca de experiências e o networking promovidos por essas imersões, abrem diversas possibilidades para os participantes.

O Futuro do Brasil

Para debater o tema central da Aula Magna, o Prof. Me. Denilson Alencastro mediou a palestra com os convidados, Profa. Dra. Geni de Sales Dornelles, o jornalista e professor Guilherme Arruda e a Profa. Me. Roseli Fritsch. Denilson destacou que os assuntos abordados, como economia, reforma da previdência e mercado de trabalho, são relevantes quando se aborda “o Brasil que vamos produzir e o futuro que nós iremos fazer, com mudanças tecnológicas e reformas”.

Guilherme Arruda falou que mesmo com muita informação disponível, ainda não se tem acesso a toda informação. Ele explicou que existem assuntos que não são do interesse do governo e nem da imprensa, logo, não são divulgados como deveriam. “O nosso jornalismo, a nossa imprensa tem andado numa espécie de mesmice. Não se aprofunda muito, daí a superficialidade de informações que chegam ao grande público”.

A Profa. Dra. Geni fez uma breve retrospectiva sobre a Administração, desde os primeiros cursos, passando pelo empreendedorismo até chegar às startups. Ela trouxe a ética para o debate, reforçando a ideia de se trabalhar para o bem comum. Também destacou a importância do ensino superior como agente de mudanças na sociedade. Ela apontou o diálogo como uma forma de acolher e valorizar pessoas, principalmente nas organizações. Segundo a administradora, o mundo do trabalho é um espaço social, estruturado em primeiro, segundo e terceiro setor, com possibilidade de atuação para todas as áreas. “Os administradores devem buscar parcerias com contadores, comunicadores e turismólogos e levar essas pessoas para dentro das empresas”.

 

Encerrando a rodada de apresentações, a Profa. Me. Roseli falou sobre finanças pessoais e apontou a importância do planejamento, que não é considerado pela maioria das pessoas. Ela destaca que no contexto atual, “nós vamos trabalhar mais e ganhar menos”. Por esse motivo, o planejamento se torna essencial. Roseli também trouxe informações sobre taxas e impostos que influenciam o mercado.

 

NAF e NEPAD promovem debate sobre liderança feminina

por raissa.ferreira última modificação 19/03/2019 11h44
Evento celebrou o Dia Internacional da Mulher
NAF e NEPAD promovem debate sobre liderança feminina

No dia 14 de março, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e o Núcleo de Experiência em Práticas de Administração (NEPAD) do Centro Universitário Metodista - IPA promoveram um debate em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento foi aberto ao público, realizado na sede da Instituição, com o tema "Experiências: a mulher na liderança de Instituições de Ensino Superior", apresentada pela mestre em Gestão Educacional, Cristina Fogaça.

IPA realiza evento em comemoração ao Dia da Mulher

por alysson.feitosa — última modificação 08/03/2019 11h15

No dia 14 de março o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e o NEPAD (Núcleo de Excelência em Práticas de Administração) realizam um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sede da Instituição, aberta ao público feminino.

O tema do debate será ‘Experiências: a mulher na liderança de Instituições de Educação Superior’, apresentada pela mestre em Gestão Educacional, Cristina Fogaça, a partir das 18h.

IPA
Painel - Experiências: a mulher na liderança de Instituições de Educação Superior - Por 
Cristina Fogaça
Dia:
14/03/2019
Horário:
18h
Local: Sala A016

Ex-alunos de Ciências Contábeis falam sobre evento Café com Egressos

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 01/11/2018 16h53
Ex-alunos de Ciências Contábeis falam sobre evento Café com Egressos

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA promoveu, no dia 10 de outubro de 2018, o 1º Café com Egressos – Contábeis. O encontro ocorreu durante a II Semana Integrada junto ao curso de Administração e teve como proposta prestar reconhecimento aos estudantes que passaram e contribuíram com o curso. 

Confira abaixo os depoimentos dos ex-alunos Giovani Gross e Simone do Amaral.

“A oportunidade de voltar à Instituição é maravilhosa, além de podermos manter o contato com os professores, conseguimos aumentar nosso network com alunos e egressos de anos anteriores e posteriores aos nossos. Também tivemos a oportunidade de conversar com os professores da Universidade da Argentina, agregando ainda mais ao nosso reencontro! Além de ser um meio de aumentar o network, é uma excelente troca de conhecimento do leque de opções das diversas áreas de nossa profissão! Parabéns pelo empenho!", Giovani Gross.

"É ótimo poder voltar ao IPA e ser recebida de braços abertos pelos professores, perceber que existe a disponibilidade e a amizade de vocês, apesar de não sermos mais alunos do IPA", Simone do Amaral.

 

Veja mais fotos:

Café com Egressos

Cursos de Administração e Ciências Contábeis promovem 1º Café com Egressos

por Admin última modificação 01/10/2018 18h19

Olhando para o futuro e reconhecendo àqueles que por aqui passaram e deixaram sua contribuição na história dos nossos cursos, o Centro Universitário Metodista – IPA e os cursos de Administração e Contábeis convidam para o 1º Café com Egressos - Contábeis e Administração.

O evento visa proporcionar o reencontro dos egressos para troca de experiências entre profissionais e acadêmicos, num momento especial de confraternização, e será realizado às 17h, nas sala do NAF / NEPAD, nas datas abaixo:

- 10/10/2018 - Ciências Contábeis;
- 11/10/2018 - Administração.

 

Cursos de Gestão promovem aula magna no dia 19 de março

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 16/03/2018 11h35
Cursos de Gestão promovem aula magna no dia 19 de março

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA promovem uma aula magna no dia 19 de março de 2018, no Auditório Oscar Machado, na Unidade Central do IPA.

A aula magna tem início às 19h, com a recepção dos alunos e uma apresentação musical. O evento ainda conta com uma palestra sobre a Receita Federal e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal – NAF e de Excelência em Práticas de Administração – NEPAD, e com um painel que abordará a moeda virtual Bitcoin.

Ao final, haverá a apresentação do espaço revitalizado dos Núcleos NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e NEPAD (Núcleo de Excelência em Práticas de Administração), seguida de um coquetel na Sala A17, do Prédio A.

Confira a programação completa:
19h - Recepção dos alunos
19h15 - Apresentação Musical
19h30 - Palestra: "A Receita Federal e os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal - NAF", com o Auditor da Receita Federal do Brasil, Alexandre Rampelotto.
20h - Painel: Moedas Virtuais: Bitcoin é dinheiro?, com o professor Denilson Alencastro, Economista-chefe da Geral Investimentos, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do IPA e doutorando em Economia pela UFRGS.
21h - Apresentação do espaço revitalizado dos núcleos NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e NEPAD - Núcleo de Excelência em Práticas de Administração.
Encerramento - Coquetel: sala A 17 - prédio A

Aula magna – Administração e Ciências Contábeis
Data: 19 de março de 2018
Horário: a partir das 19h
Local: Auditório Oscar Machado - Unidade Central do IPA (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. Rio Branco, Porto Alegre – RS)

Em parceria com a Receita Federal, curso de Ciências Contábeis promove palestra sobre eSocial

por alysson.feitosa — última modificação 17/05/2018 13h18
Alunos presentes receberão certificados
Em parceria com a Receita Federal, curso de Ciências Contábeis promove palestra sobre eSocial

 

O curso de Ciências Contábeis, em parceria com a Receita Federal, promove palestra sobre ‘eSocial’ com auditores da Secretaria do órgão de Porto Alegre, no próximo 22 de maio, das 19h às 21h, no auditório da biblioteca.

O evento será aberto aos alunos e público externo para tirar dúvidas sobre ‘eSocial’, projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo País.

Serão emitidos certificados para os estudantes presentes na apresentação.

As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário on-line

Palestra eSocial

Local: Auditório da Biblioteca (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, bairro Rio Branco, 80)
Horário:
19h às 21h
Data: 22/05/2018

Palestra tira dúvidas do público sobre o eSocial

por raissa.ferreira última modificação 28/05/2018 10h16
Palestra tira dúvidas do público sobre o eSocial

No dia 22 de maio, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista - IPA promoveu uma palestra, em parceria com a Receita Federal, sobre o eSocial. 

Estiveram presentes Fátima Salete de David, Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, Patrícia Bastos de Lima Andrade, Técnico do Seguro Social da Delegacia da Receita Federal de Porto Alegre, e Roberto Kappel Castilho, Analista Tributário da Receita Federal do Brasil.

Os palestrantes tiraram dúvidas da comunidade interna e externa do IPA sobre o eSocial, projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo País.

 

 

 

Confira mais fotos do evento:

Palestra eSocial

Aluno surdo apresenta TCC de Ciências Contábeis

por luan.matias — última modificação 21/11/2018 17h27
Aluno surdo apresenta TCC de Ciências Contábeis

O aluno Hector Samir Galeano, do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista - IPA, apresentou o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no último dia 8 de novembro. O estudante, que é surdo, defendeu sua pesquisa com o auxílio de uma intérprete de Libras, obtendo nota máxima da banca de avaliação.

Galeano foi orientado pelo professor Jean Carlos Seidler e auxiliado pelas intérpretes de Libras Juliana Neves, Fernanda Romero e Daniela Bered, que se revezaram nas orientações e nas bancas das disciplinas TCC I e TCC II.

A Sala de Recursos do IPA, setor que auxilia os alunos nas suas necessidades específicas, no caso a surdez, indica e gerencia as referidas intérpretes para que possam acompanhar os estudantes nos períodos de aula e demais atividades acadêmicas.

A banca de avaliação, composta pelo professor José Wolnei Schwartzhaupt e pela professora Neusa Teresinha Ballardin Monser, coordenadora do curso, destacou a dedicação e o comprometimento do aluno no desenvolvimento do trabalho.

 

 

por Renan Sales última modificação 03/05/2019 12h41
Em 21/03 o NAF recebeu Diretores do Sindicato dos Aeroviários para a formalização da parceria para Cursos e Palestras.