Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / 2020

PET Saúde IPA/SMS participa de webconferência para apresentar projeto

por Admin última modificação 06/11/2020 13h13
PET Saúde IPA/SMS participa de webconferência para apresentar projeto

O Centro Universitário Metodista IPA, por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade), participou no final de outubro da webconferência “PET-Saúde Interprofissionalidade: experiências no desenvolvimento de competências colaborativas na formação e no trabalho em saúde”. Na ocasião, a equipe fez uma apresentação do Projeto 128, resultado de uma parceria da instituição com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

O evento on-line foi promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde. O objetivo era promover o compartilhamento das experiências dos projetos distribuídos em todo o Brasil que fazem parte do Programa.

Participam do PET Saúde IPA/SMS 24 alunos do Centro Universitário, oito professores tutores e 14 preceptores trabalhadores da área da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Todos são bolsistas.

Além disso, o Projeto 128 conta com 4 grupos tutoriais, com a ideia de contemplar os 3 eixos propostos no edital do Ministério da Saúde de 2018. O Grupo 1 é responsável pela criação de disciplina eletiva interprofissional com vivência no território do Distrito Docente Assistencial (DDA) a ser disponibilizada para os alunos de todos os cursos da área da Saúde. O Grupo 2 visa potencializar as atividades acadêmicas já existentes nos cenários de práticas promovendo a interprofissionalidade. O Grupo 3 tem o objetivo de qualificar o monitoramento dos indicadores de saúde do DDA e introduzir o seu estudo nas disciplinas dos diferentes cursos de saúde. Por fim, o Grupo 4 cria tecnologias assistenciais através de práticas colaborativas no atendimento dos usuários em situação de rua.