Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Disciplinas Semipresenciais

O que são as Disciplinas Semipresenciais

por fernando.zancope — última modificação 29/10/2019 18h50

O Centro Universitário Metodista, pautado na lei 9.394/96 do Ministério da Educação e na Portaria 1.134/16, utiliza-se da oferta de disciplinas a distância nos currículos de seus cursos de graduação. Conforme a legislação referida, as instituições de ensino superior que possuam pelo menos um curso de graduação reconhecido poderão introduzir, na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais regularmente autorizados, a oferta de disciplinas na modalidade a distância. Estas disciplinas poderão ser ofertadas, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso.

A modalidade de ensino semipresencial no IPA está organizada de forma integrada ao ensino presencial com disciplinas que não ultrapassam os 20% da matriz curricular, conforme regulamentado. Estas disciplinas são ministradas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem SIGA, onde o professor disponibiliza, dentro da sala virtual, todos os conteúdos, atividades relativas às aulas, datas dos encontros e avaliações presenciais. 

Se vocês está matriculado(a) em alguma disciplina semipresencial, fique atento(a) às informações abaixo:

Quais são essas disciplinas

Antropologia, Cultura Religiosa, Economia, Filosofia, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Fundamentos Históricos e Políticos da Educação, Psicologia e Sociologia.

Como ocorrem

As disciplinas semipresenciais ocorrem através do Sistema Integrado de Gestão de Aprendizagem - SIGA, no qual o(a) professor(a) disponibiliza todos os conteúdos, atividades relativas às aulas, informações sobre os encontros presenciais e as avaliações do respectivo semestre letivo.

Encontros Presenciais

São 6 (seis) encontros ao longo do semestre;

Cada um dos encontros apresenta 2 (duas) opções de data para escolha de presença, sem necessidade de agendamento prévio;
A presença nos encontros é OBRIGATÓRIA e fundamental para compreensão dos conteúdos e realização das avaliações presenciais.

Avaliações

As avaliações ocorrem por meio de provas presenciais, como também por atividades propostas no Sistema Integrado de Gestão de Aprendizagem - SIGA. A entrega das atividades virtuais deve ocorrer exclusivamente através do SIGA.

Orientações e Informações sobre as Semipresenciais

Local: Unidade Central IPA, Prédio B, Sala B305
Contato: 51 3316 1265

Coordenação Pedagógica: Profa. Me. Isabel Azeredo
E-mail: isabel.azeredo@ipa.metodista.br