Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / 2017 / 1º Workshop de alimentação vegana e vegetariana do IPA reúne grande público

1º Workshop de alimentação vegana e vegetariana do IPA reúne grande público

por raissa.ferreira última modificação 11/10/2017 11h44
Mais de 60 pessoas compareceram ao evento
1º Workshop de alimentação vegana e vegetariana do IPA reúne grande público

Em 7 de outubro, o projeto de extensão "O Direito dos Animais" do Centro Universitário Metodista - IPA, coordenado pelos professores Rogério Rammê e Cíntia Schmidt, realizou o 1º Workshop de alimentação vegana e vegetariana. Mais de 60 pessoas compareceram ao evento, que foi gratuito e aberto à comunidade.

A proposta, segundo o professor Rammê, era discutir a relação existente entre alimentação e os direitos dos animais: "nossa intenção foi abordar a temática da alimentação e do consumo insustentável de alimentos que são produzidos a custo de sofrimento animal e degradação ambiental. Assim, indiretamente, trazendo a informação, as pessoas podem se dar conta de que o seu prato de comida é um poderoso instrumento político para um mundo mais justo com os animais e com a natureza como um todo".

A primeira parte do evento contou com uma palestra da Nutricionista Jéssica Stein, especialista em alimentação vegana e vegetariana, abordando mitos e verdades dessa dieta alimentar, que decorrem de confusões conceituais e desconhecimento. Segundo Jéssica, "tornar-se vegetariano não é somente pensar em alimentação, é um ato que influencia em todo o meio em que vivemos. Escolher o que colocar no prato é também preocupar-se com a saúde, degradação ambiental e a exploração animal. Debater sobre a nutrição vegetariana e como ela pode ser ética, barata e saudável é importantíssimo para esclarecer uma nova linha de raciocínio sobre o ato de comer apropriado. Quando nós observamos as movimentações econômicas por trás dos alimentos vemos imediatamente a influência das corporações, que transformam comida em produto, ou seja, animais sencientes em produtos. É necessário mudarmos nossa mentalidade alimentar o quanto antes. Promover eventos sobre direto dos animais nos leva a uma reflexão sobre os motivos que nos levam a amar alguns animais e nos alimentarmos de outros e principalmente nos darmos conta que a nossa empatia é seletiva."

Oficina veggie

A segunda parte do workshop contou com uma Oficina Culinária, ministrada por Maria Júlia Rosa, Chef de cozinha, graduanda em Nutrição pelo IPA, coordenadora do núcleo da SVB Porto Alegre e proprietária da Rede de Franquias Vê - Empório e Restaurante Vegano; e por Sabrina Vallar, instrutora de Yoga, graduanda em Nutrição pelo IPA e voluntária do núcleo da SVB Porto Alegre. Durante a oficina, as ministrantes ensinaram quatro receitas de lanches rápidos, deliciosos e fáceis de fazer (húmus de grão de bico, patê de lentilha, maionese de castanha de caju e geleia de morango sem açúcar). A oficina teve patrocínio da Rede de Fanquias Vê - Empório e Restaurante Vegano. Ao final da oficina, todos os presentes se deliciaram com os lanches que foram servidos acompanhados de um delicioso pão caseiro.

Para Maria Julia Rosa, "foi maravilhoso estar em uma sala lotada de pessoas interessadas em debater a respeito dos direitos dos animais. Tema esse que tem como consequência uma alimentação mais saudável, rica em vitaminas, minerais, temperos e novos sabores. E que de quebra, ajuda a preservar o meio ambiente. Com todos esses atributos, não é difícil entender o crescente interesse da população a respeito desse tema, que cada vez ganha mais adeptos."

Sabrina Vallar, que em breve iniciará a dar aulas de Vegan Yoga no IPA, diz que o evento foi um sucesso: "o Workshop foi sensacional pois esclareceu mitos e verdades da alimentação vegetariana e demonstrou que é possível sim ser vegetariano/vegano com muita saúde, contribuindo para o meio ambiente e para uma sociedade mais ética e justa. Para mim foi uma honra participar desse evento e poder auxiliar o público juntamente com a Maria Júlia e a Jéssica a adotar uma alimentação mais consciente e saudável, livre de sofrimento animal. A Natureza é perfeita, nos dá tudo o que precisamos! Tudo o que vem da terra é anti inflamatório e anti oxidante. Para que se alimentar de morte, dor e sofrimento quando a terra nos dá tudo o que precisamos para nutrir nosso corpo e alma? A paz começa no prato! Parabéns aos Professores Rogério Rammê e Cíntia Schmidt e ao Projeto "O Direito dos Animais" pela grande iniciativa!"

O evento também arrecadou 58 quilos de ração para cães e 13 quilos de ração para gatos, os quais foram doados para o ONG Cão da Guarda, que mantém diversos animais resgatados das ruas em lares temporários. Estiveram presentes, prestigiando o Workshop, a Reitora do Centro Universitário Metodista IPA, Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes e o Coordenador de Extensão e Ação Comunitária e de Pós-Graduação Lato-Sensu da Instituição, Prof.Dr. Ricardo Strauch Aveline.

Os encontros do Projeto de Extensão "O Direito dos Animais" são quinzenais e abertos à comunidade. Informe-se. Participe!

Informações podem ser obtidas pelo e-mail:

1º Workshop de alimentação vegana e vegetariana do IPA

registrado em: