Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / 2017 / IPA promove palestra sobre ética animal

IPA promove palestra sobre ética animal

por raissa.ferreira última modificação 29/09/2017 12h36
Evento reuniu 70 pessoas para debate

Em 23 de setembro, realizou-se no Centro Universitário Metodista - IPA, no auditório Oscar Machado, uma palestra com Carlos Naconecy, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), membro do Oxford Centre for Animal Ethics e do corpo editorial do Journal of Animal Ethics, e coordenador do Departamento de Ética Animal da Sociedade Vegetariana Brasileira e autor do livro "Ética & animais: um guia de argumentação filosófica", publicado pela EDIPUCRS.

O evento organizado pelo Projeto de Extensão "O Direito dos Animais" foi gratuito e aberto à comunidade. O tema da palestra foi "Questões chave em ética animal". Em sua fala, Naconecy abordou assuntos como o especismo, senciência, predação, capacidades e necessidades animais, o senso comum sobre a necessidade do uso de animais, o senso animalista, o abolicionismo utópico e o abolicionismo pragmático, e a corrente dos direitos dos animais. Setenta pessoas compareceram e puderam debater com o palestrante.

O evento arrecadou também doações de ração para cães e gatos tutelados pelo Projeto CastraPOA, que é desenvolvido pela ONG Cão da Guarda, parceira do Projeto de extensão "O Direito dos Animais". Cerca de 40 quilos de ração foram doados pelos presentes.

Segundo um dos coordenadores do Projeto "O Direito dos Animais", Prof. Dr. Rogério Rammê, o evento foi um sucesso: "Reunir setenta pessoas em um sábado pela manhã, com chuva, para uma palestra sobre ética e direitos animais, demonstra que a proteção dos animais é um tema que está despertando cada vez mais interesse e atenção de todos. A presença de Naconecy no IPA, nesse sentido, foi extremamente importante, pois se trata de uma referência nacional e internacional no tema da ética animal. Sua fala muito nos ajuda a solidificar a base filosófica da argumentação pelos direitos animais."

No dia 7 de outubro, às 10 horas na sala C102, o Projeto de Extensão "O Direito dos Animais" organiza mais um evento: o Workshop de Alimentação Vegana/Vegetariana, para debater mitos e verdades sobre veganismo e vegetarianismo. Será realizada também uma oficina culinária com receitas de lanches veganos rápidos e fáceis de fazer.

Os encontros do Projeto de Extensão "O Direito dos Animais" são quinzenais e abertos à comunidade. Informe-se. Participe!

Informações podem ser obtidas pelo e-mail:

IPA promove palestra sobre ética animal