Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisa Cientifica realizada no IPA, ganha repercussão nacional

Pesquisa Cientifica realizada no IPA, ganha repercussão nacional

por Centro Universitário Metodista IPA — última modificação 18/05/2016 16h21
A pesquisa mostra que o suco de uva auxilia na prevenção de doenças e beneficia a perda de barriga.

Nos últimos dias, obteve repercussão nacional uma pesquisa realizada no Centro Universitário Metodista – IPA. Os estudos foram feitos sobre o suco de uva, e o resultado mostra que o suco puro da fruta auxilia na prevenção de uma série de doenças e na redução de barriga.

O estudo teve início em 2009, mas, para Caroline Dani, uma das coordenadoras da pesquisa, o interesse pelo assunto surgiu ainda em seu mestrado: “Comecei a estudar os benefícios do suco de uva no meu mestrado em 2004 e desde então venho desenvolvendo pesquisas que comprovem os benefícios do suco de uva à saúde”, disse ela.

Todo o projeto foi realizado dentro do IPA, com a instituição fornecendo todo o material necessário para a realização da pesquisa. Caroline conta um pouco sobre o valor de ter o apoio da instituição para a realização da pesquisa: “Primeiramente é importante ressaltar que toda a pesquisa foi realizada dento do IPA, ou seja possuímos uma estrutura e condições para realizar pesquisas que terão uma importância para a sociedade como um todo”, disse ela.

O foco principal era verificar a influência do suco de uva na proteção contra os danos provocados por uma dieta rica em gordura. E, para isso, a pesquisa teve seus testes realizados em ratos, os quais foram divididos em dois grupos e tiveram uma dieta hiper-lipídica: o primeiro grupo teve uma alimentação rica em gorduras, com o consumo de suco de uva. O segundo grupo manteve uma alimentação normal e tomou apenas água. Após os testes, concluiu-se que o primeiro grupo, que tomou suco de uva, teve redução no peso. Os animais consumiram 24 litros da bebida.

Para ter todos esses benefícios, o suco de uva precisa ser integral, ou seja, sem água e sem açúcar, caso contrário, os benefícios são perdidos.

Com o sucesso da mesma, a pesquisa foi veiculada em diversos meios de comunicação (Rádio, TV, sites, e etc), mas, pela primeira vez, teve uma abrangência nacional com a matéria feita pelo Jornal Hoje, da rede Globo. “Foi excelente, não foi a primeira vez que tivemos essa oportunidade, já estivemos em outros canais de comunicação, entretanto esta foi a primeira vez a nível nacional”, conta Caroline.

Questionada sobre a importância que a pesquisa tem para a Instituição, ela conta que os estudos ajudarão muito na visibilidade: “Estas pesquisas permitem a visibilidade da Instituição que permitiu financeiramente e estruturalmente essa pesquisa. Estão envolvidos professores e alunos da graduação e da pós-graduação, ou seja, uma experiência fantástica para todos”, Disse Caroline.

A pesquisa foi finalizada em 2014, e teve a coordenação da Doutora em Biotecnologia Caroline Dani, que também é coordenadora do Programa de Pós Graduação (PPG) em Biociências e Reabilitação e da Doutora em Bioquímica Cláudia Funchal.