Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / 2017 / Projeto de extensão “O Direito dos Animais” arrecada ração para cachorros resgatados

por raissa.ferreira última modificação 24/04/2017 16h38
Doações serão entregues a família de baixa renda que abriga 170 animais em Alvorada

Além de discutir temáticas relacionadas com bem-estar animal dentro da sala de aula, o projeto de extensão “O Direito dos Animais” do Centro Universitário Metodista – IPA realiza ações práticas que promovem segurança e boas condições de vida para os bichinhos. A campanha “Ração Solidária”, que acontece até 5 de maio, visa arrecadar ração para 170 cachorros resgatados que vivem em Alvorada, município vizinho de Porto Alegre.

Um dos coordenadores do projeto e professor do curso de Direito, Rogério Rammê, conta que uma família de baixa renda resgatou todos esses animais das ruas e precisa, com urgência, de itens básicos como ração, produtos de limpeza/higienização, cobertores e alimentos não-perecíveis para a família. “No primeiro semestre de 2016, durante as aulas de direito ambiental, disciplina que leciono no curso de Direito do IPA, fui procurado por alunos dispostos a ajudar uma família da cidade de Alvorada que havia resgatado aproximadamente cem cachorros das ruas durante uma enchente que se abateu sobre a cidade”, conta.

Os alunos e professores organizaram, então, uma campanha de arrecadação de ração que deu origem ao grupo voluntário “É o Bicho”. Durante duas semanas de campanha, o grupo conseguiu arrecadar cerca de 460 quilos de ração e 120 litros de água sanitária. A partir desse grupo, surgiu também o projeto “O Direito dos Animais”.

“Em março deste ano, fui contatado novamente pela família de Alvorada, pedindo socorro e ajuda. O número de cães que eles estão abrigando aumentou, eram cerca de 130 em 2016 e já são cerca de 170. Eles estão com muitas dificuldades para alimentar esses animais”, explica. A entrega das doações será feita em 6 de maio no IPA, mas além de ajudar com esses itens, os professores e alunos envolvidos no projeto visitarão a casa para tirar fotos do local onde os cachorros ficam e conferir as condições em que estão vivendo. Essas fotos serão levadas ao Ministério Público para buscar um termo de conduta para castrar uma cota mensal de animais por mês.

“A questão mais urgente para o bem-estar desses animais é a comida, mas eles também necessitam de vacinas, vermífugos e castração. Sabemos que se trata de um problema que exige políticas públicas que evitem a proliferação desses animais e a castração é a melhor medida. Acreditamos que o projeto de extensão pode exercer também esse papel de aproximar os atores envolvidos buscando soluções práticas para reduzir o problema do abandono animal, da omissão do poder público, dando visibilidade a muitos protetores de baixa renda, como a família que estamos ajudando, que assumem essa responsabilidade e passam a viver em condições muito precárias”, declara o professor.

Futuramente, o projeto planeja realizar feiras de adoção para encontrar lares para os animais. Para o professor, a discussão dentro do espaço acadêmico sobre a proteção jurídica dos animais contribui para a compreensão de nossa relação com eles. “Percebo que os alunos que se dispõem a discutir esses temas passam a ter uma visão mais holística da nossa relação com a natureza como um todo, algo como uma reconexão com algo esquecido. Os alunos passam a valorizar mais a vida, em todas as suas formas, reconhecendo na vida, não exclusivamente humana, um conteúdo de dignidade e uma subjetividade que justifica um nível diferenciado de proteção. Isso provoca uma mudança interna, de postura, de atitude, de solidariedade. É algo muito enriquecedor não apenas para os alunos do curso de Direito, mas dos mais diferentes cursos”, conclui.

Campanha: Ração Solidária
Ponto de coleta: Praça de Alimentação da Unidade Central do IPA (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Bairro Rio Branco - Porto Alegre - RS)
Data: 17 de abril a 05 de maio
A campanha receberá doações de:

• Ração
  • Produtos de limpeza/higienização
  • Jornais velhos
  • Cobertores
  • Alimentos não perecíveis para a família protetora dos cães

Informe-se e participe do Projeto de Extensão "O Direito dos Animais":
Coordenadores: Prof. Dr. Rogério Rammê e Profa. Me. Cíntia Schmidt
E-mail: rogerio.ramme@ipa.metodista.br