Você está aqui: Página Inicial / Nutrição / Notícias

Notícias

por magda cammerer última modificação 23/12/2020 10h58
Notícias importantes nutrição atividades eventos Centro Universitário Metodista IPA Porto Alegre

I Simpósio de Nutrição Vegetariana ocorre de 16 a 20 de novembro

por Admin última modificação 09/11/2020 16h10
I Simpósio de Nutrição Vegetariana ocorre de 16 a 20 de novembro

A Liga Acadêmica Vegetariana do Curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista IPA promove de 16 a 20 de novembro o I Simpósio de Nutrição Vegetariana. O evento, que é aberto ao público, ocorre de forma on-line e conta com cinco convidadas da área. 

A abertura será na segunda, dia 16, às 17h30. Já as webconferências ocorrem às 18h, com exceção de sexta-feira (15), quando a palestra do dia está marcada para as 14h.

Para se inscrever, basta acessar:https://www.even3.com.br/simposiolanveg/. O link de cada palestra vai estar disponibilizando na plataforma de inscrição e será enviado por email aos inscritos a cada dia.

Confira a programação:

16 de novembro, às 18h- “Veganismo: saúde, ética e meio ambiente”, com Alessandra Luglio.

17 de novembro, às 18- “Dieta vegetariana na prática esportiva: principais cuidados nutricionais”, com Cristiane Parizzoti.

18 de novembro, às 18h- “Nutrição vegetariana, segura e saudável para crianças”, com Jéssica Stein.

19 de novembro, às 18h- “Veganismo e qualidade de vida”, com Laura Mocellin.

20 de novembro, às 14h- “Vegana fora de casa, e agora? Receitas para um bom planejamento”, com Luisa Mafei.

 

Feira Agroecológica no IPA completa três anos com comemoração entre a comunidade

por aline.tyska última modificação 13/06/2019 18h06
Feira Agroecológica no IPA completa três anos com comemoração entre a comunidade

A Quintanda, feira agroecológica instalada no Centro Universitário Metodista – IPA todas as quintas-feiras à tarde, comemorou hoje (13) três anos de funcionamento. A iniciativa de uma feira nas dependências do IPA partiu do projeto de extensão do curso de Nutrição, onde se desenvolvem, em conjunto com os produtores que fazem parte da associação agroecológica, diversas atividades de educação. “Além de ser uma feira que vende os produtos agroecológicos, é um espaço para conhecimento aos alunos de diversos cursos da instituição. Aqui se desenvolvem várias práticas em disciplinas curriculares e trabalhos de conclusão de curso”, destaca a coordenadora do projeto de Extensão em Nutrição, Maria Rita Cuervo. 

A professora Maria Rita explica que hoje ela representa o IPA em uma comissão composta também por três produtores, e que decidem as atividades coletivamente.  “A gente está muito feliz com esse grupo que cresce a cada momento. Um espaço, dentro de uma instituição de ensino, onde acontecem importantes experiências ligadas à educação e à promoção de relações saudáveis”, salienta.

A feira agroecológica recebe também várias parcerias de colégios públicos e privados da comunidade de entorno ao IPA. São turmas de alunos que visitam a feira e vivenciam a prática da alimentação saudável.

Hoje, no dia do aniversário da Quintanda Feira Agroecológica, foi a vez das turmas de Nível 2 do Colégio Metodista Americano fazerem um “piquenique”. “Quando as crianças chegam, a gente faz um trabalho de educação alimentar nutricional e de educação em saúde. Os próprios feirantes adoram receber as crianças. A gente percebe que alimenta o trabalho deles”, finaliza a professora.

Aluno de Nutrição finaliza estágio no Hospital Mãe de Deus e homenageia professores

por raissa.ferreira última modificação 13/05/2019 15h29
Wagner Machado da Silva está no último semestre do curso
Aluno de Nutrição finaliza estágio no Hospital Mãe de Deus e homenageia professores

O aluno Wagner Machado da Silva encerra sua trajetória acadêmica na graduação em Nutrição do Centro Universitário Metodista - IPA em agosto de 2019. Em 9 de maio encerrou seu último estágio na maternidade do Hospital Mãe de Deus, sob as orientações da nutricionista responsável Rafaéli Arruguetti, egressa do IPA, e da coordenadora do curso Sabrina Fernandes.

“Só tenho agradecimentos e elogios ao curso de Nutrição do IPA, aos mestres que eu tive o prazer de estar junto e que nos enriqueceram com conteúdo e experiências, todos seguros e convictos, grandes estudiosos e profissionais. Sem dúvidas meus objetivos foram alcançados, deixando a mim e aos meus colegas mais preparados para o mercado de trabalho”, destacou Wagner.

Docente de Nutrição participa de lançamento de evento no Palácio Piratini

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 25/09/2018 17h10
Semana de Alimentação será realizada de 15 a 21 de outubro
Docente de Nutrição participa de lançamento de evento no Palácio Piratini

A docente do curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista – IPA Desire Stolte participou, no dia 12 de setembro de 2018, do lançamento da Semana de Alimentação do Rio Grande do Sul, realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

A Semana de Alimentação será realizada de 15 a 21 de outubro em todo o estado do Rio Grande do Sul. O evento é promovido em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.

Professoras de Nutrição participam da III Conferência Internacional AgUrb

por raissa.ferreira última modificação 24/09/2018 16h45
Evento foi realizado na UFRGS
Professoras de Nutrição participam da III Conferência Internacional AgUrb

As professoras Gisele Kosminsky e Maria Rita Cuervo, do curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista - IPA, participaram em 18 de setembro da III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb), realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A conferência discute os caminhos da agricultura e da alimentação em sociedades urbanizadas em face às mudanças demográficas, climáticas e nutricionais em curso no mundo atual.

A conferência, que tem como parceria internacional a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), trabalha com painéis, simpósios, visitas técnicas e ampla discussão sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Aluna de Nutrição publica artigo no International Journal of Sports Medicine

por Renan Sales última modificação 28/08/2018 10h51
Trabalho foi direcionado na Avaliação Nutricional e Farmacológica de atletas bodybuilders durante o período pré-competição.
Aluna de Nutrição publica artigo no International Journal of Sports Medicine

A aluna Amanda Assenheimer, do curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista IPA, juntamente com seu orientador, professor Dr. Rafael Longhi, publicou artigo científico no periódico International Journal of Sports Medicine, revista focada em nutrição esportiva e no alto rendimento.

O trabalho foi direcionado na Avaliação Nutricional e Farmacológica de atletas bodybuilders durante o período pré-competição.

Confira o artigo clicando aqui.

Curso de Nutrição do IPA comemora aniversário de 40 anos com evento

por Renan Sales última modificação 08/08/2018 16h07
Programação conta com palestra “Experiência Acadêmica, Importância da Nutrição Funcional e Saúde Intestinal”
Curso de Nutrição do IPA comemora aniversário de 40 anos com evento

 

Um dos cursos mais tradicionais do Centro Universitário Metodista IPA, Nutrição terá um grande motivo para comemorar. Em 2018, a graduação completa 40 anos de criação e a comemoração já tem data e hora definidas: 28 de agosto, às 19h.

O evento, que será realizado no Auditório da Biblioteca, contará em sua programação com as palestras “Importância da Nutrição Funcional”, apresentada pelo egresso do curso Gabriel de Carvalho, e "Saúde Intestinal", com a nutricionista Gabriela Zanatta Port.

Além da palestra, será prestada uma homenagem aos antigos e atuais professores do curso e um vídeo com toda sua história, além de coffe de confraternização e distribuição de brindes.


Sobre os palestrantes:

Gabriel de Carvalho
Nutricionista e farmacêutico bioquímico. Introdutor da nutrição funcional no Brasil, em 1999. Palestrante nacional e internacional, fundador e diretor do Instituto de Nutrição Avançada (INA); fundador, ex-presidente, presidente de honra e atual vice-presidente do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

Gabriela Zanatta Port
Nutricionista. Mestre e doutora em Medicina - Hepatologia, pela UFCSPA, e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Idealizadora da empresa Funcione. Dedica-se à pesquisa da relação da microbiota intestinal com as diversas disfunções metabólicas, como a obesidade, síndrome metabólica e esteatose hepática.


40 anos do curso de Nutrição
Dia: 28 de agosto de 2018
Hora: 19h
Local: Oscar Machado

Professora do IPA toma posse em comissões do Conselho Federal de Nutricionistas

por raissa.ferreira última modificação 25/05/2018 16h08
Professora do IPA toma posse em comissões do Conselho Federal de Nutricionistas

Em 18 de maio, nutricionistas de diferentes regiões do Brasil tomaram posse como membros do Conselho Federal de Nutricionistas para o triênio 2018-2021.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de 26 de abril. A votação ocorreu no dia anterior, em sessão do Colégio Eleitoral.

A docente do curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista - IPA, professora Magda Ambros Cammerer, faz parte de duas comissões do Conselho Federal de Nutricionistas como colaboradora. Magda é integrante da Comissão de Ética e Comissão de Formação Profissional.

Round Clínico dia 12.09.2016

por magda cammerer última modificação 09/09/2016 14h39

Artigo do prof. Rafael Longhi sobre gorduras trans

por magda cammerer última modificação 05/09/2016 18h22
Gorduras trans

Artigo do prof. Rafael Longhi sobre gorduras trans é publicado no Journal of Obesity and Weight Loss Therapy.

Acesse o link: http://www.omicsgroup.org/journals/trans-fatty-acids-does-exist-safety-dosage-2165-7904-1000312.php?aid=76402

Saúde na mídia: uma questão de ética

por magda cammerer última modificação 18/05/2016 15h32
Na próxima sexta dia 20 de maio estará ocorrendo o evento SAÚDE NA MÍDIA: UMA QUESTÃO DE ÉTICA, promovido pela Câmara da Saúde do FÓRUM dos Conselhos e Ordens Profissionais do RS com o apoio do IPA.

40 anos do curso de Nutrição conta com palestras sobre saúde intestinal e nutrição funcional

por raissa.ferreira última modificação 03/09/2018 11h32
40 anos do curso de Nutrição conta com palestras sobre saúde intestinal e nutrição funcional


O curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista - IPA celebra neste ano 40 anos de existência.

Para celebrar, durante o mês de agosto a graduação promoveu palestras sobre a “Importância da Nutrição Funcional”, apresentada pelo egresso do curso Gabriel de Carvalho, e "Saúde Intestinal", com a nutricionista Gabriela Zanatta Port.

A abertura do evento ficou por conta de Katia Petry, com seu grupo de dança. 

 

 

 

 

Confira mais fotos:

40 anos do curso de Nutrição

Alunos de Nutrição fazem visita ao Sebrae/RS

por Renan Sales última modificação 22/10/2018 18h11
Ação fez parte da disciplina Comunicação & Marketing
Alunos de Nutrição fazem visita ao Sebrae/RS

Os alunos de Nutrição do Centro Universitário Metodista IPA, por meio da disciplina de Comunicação & Marketing, realizaram uma visita na nova unidade conceito do SEBRAE/RS, localizada no Centro de Porto Alegre.

Acompanhados do professor Carlos Artur Lencini, os estudantes participaram de cursos e palestras gratuitas na área do empreendedorismo da saúde, que servem para o desenvolvimento profissional.

Recém-inaugurada, a unidade do SEBRAE/RS mescla conceitos de trabalho cooperado e colaborativo. Os discentes foram recepcionados pela técnica Kamille, que apresentou o sistema SEBRAE com todos os benefícios para quem quer empreender e desenvolver sua veia empreendedora.

IPA recebe I Encontro de Nutrição do CRN-2 e II Me formei, e agora?

por raissa.ferreira última modificação 26/11/2018 10h12
IPA recebe I Encontro de Nutrição do CRN-2 e II Me formei, e agora?

Em 7 e 8 de dezembro de 2018, o Centro Universitário Metodista - IPA recebe os eventos I Encontro de Nutrição do CRN-2 e II Me formei, e agora?. No primeiro dia de evento, as atividades têm início às 9h e acabam às 19h30, já no segundo dia, o evento começa às 9h e termina às 12h.

A programação do evento será realizado

I Encontro de Nutrição do CRN-2 e II Me formei, e agora?
Data:
dias 7 e 8 de dezembro 
Horário: dia 7, das 8h às 12h e das 14h às 19h30 | dia 8, das 9h às 12h

Curso Alimentação Infantil
Data: 7 de dezembro
Hora: das 14h às 17h

Curso Nutrição no Envelhecimento – Atuação em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI)
Data: 8 de dezembro
Hora: das 9h às 11h50

As inscrições devem ser realizadas no site do Conselho Regional de Nutricionistas - 2ª região

IPA realiza I Jornada de Trabalhos de Conclusão do curso de Nutrição

por raissa.ferreira última modificação 27/11/2018 11h34
IPA realiza I Jornada de Trabalhos de Conclusão do curso de Nutrição

Em 5 de dezembro de 2018 o Centro Universitário Metodista - IPA realizará a I Jornada de Trabalhos de Conclusão do curso de Nutrição a partir das 9h no período da manhã e das 19h no período da noite, no prédio A. 

Confira aqui os horários de todas as apresentações.