Comunicação Estratégica
Inscrições
As inscrições on-line para as turmas de março de 2019 serão abertas em breve neste site.
No contexto atual, impactado pela globalização, tecnologia e novos comportamentos organizacionais, ganha força a atuação e o papel desempenhado pela comunicação estratégica. O fenômeno tem origem na necessidade e no interesse das organizações de todos os tipos em estabelecer sistemas de relacionamento eficientes com seus diferentes públicos e que resultem em impactos positivos à imagem e à identidade, bem como contribuam com a gestão adequada da comunicação entendida como área estratégica.
Objetivos
Objetivo Geral
- Analisar e compreender a importância, as atribuições e a aplicação da comunicação estratégica e integrada nas organizações.
Objetivo Específico
- Apresentar e compreender a comunicação como ferramenta estratégica para as organizações de diferentes segmentos, de modo que o profissional com a formação proposta neste curso atue na gestão dos processos comunicacionais, alinhados ao planejamento estratégico.
- Proporcionar ampliação do suporte e da visão teórica e prática da comunicação estratégica, visando a gestão dos processos comunicacionais das organizações com seus diferentes públicos.
- Constituir-se espaço de troca de experiências e estudos de casos sobre práticas de comunicação estratégica e integrada, analisando-as do ponto de vista teórico e metodológico das áreas envolvidas.
Grade curricular
MÓDULOS | Disciplinas – Currículo | Carga Horária |
MÓDULO I - Gestão da Comunicação nas organizações | Comunicação Organizacional e Estratégica Competitiva | 30 |
Cultura e Comportamento Organizacional | 30 | |
Gestão da Comunicação nas Organizações privadas e públicas | 20 | |
MÓDULO II - Comunicação e relacionamento com públicos | Ferramentas da Comunicação Interna e Institucional | 30 |
Gestão de Crises Empresariais com a Opinião Pública | 30 | |
Tópicos Especiais I: Globalização, Redes Sociais e Comunicação | 30 | |
Seminário: Públicos em Comunicação | 20 | |
MÓDULO III - Comunicação e Marketing – gestão de marca e imagem | Marketing e Comunicação Organizacional | 30 |
Tópicos Especiais II: Gestão da Marca, Desing e Inovação | 30 | |
Responsabilidade Social e Comunicação | 30 | |
MÓDULO IV - Estudos teóricos e metodológicos | Metodologia da Pesquisa | 30 |
Teorias da Comunicação Aplicadas ao Ambiente Organizacional | 30 | |
Metodologia do Ensino Superior | 30 | |
Trabalho de Conclusão de Curso[1] | 0 | |
Total Carga Horária | 360 |
[1] Cada aluno terá 5 horas/aula para orientação durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. As horas serão pagas ao docente após a apresentação do TCC em banca.
Público-alvo
Profissionais de organizações públicas ou privadas interessados/as em ampliar os conhecimentos na área da comunicação organizacional com foco estratégico. Graduados/as em Comunicação Social, Administração de Empresas, Marketing, Psicologia, Ciências da Informação, Ciências Sociais e/ou áreas afins.
Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
Pré-requisito
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.
Coordenação
Professora Maristela de Oliveira Franco – Mestre em educação pela Escola Superior de Teologia, especialista em marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e graduada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do do Rio Grande Sul – PUCRS.
E-mail: maristela.franco@ipa.metodista.br
Informações
Duração: 18 meses
Carga-horária: 360/h
Dias e horários de aula: aulas quinzenais às sextas-feiras, das 17h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h
Local: Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco, Porto Alegre – RS)
Número de vagas: 25 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18
Mensalidade (2018): R$ 891,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 904,57. O valor será reajustado a partir da 13ª parcela.
Como participar
- Preencha o fomulário on-line disponível no link "inscreva-se"
- Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
- Entrega dos documentos;
- Aguardar a confirmação da matrícula;
- Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail;
Documentação exigida para efetivação da matrícula
- 1 Foto 3x4;
- 1 Cópia do documento de identidade e CPF;
- 1 Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- 1 Cópia do título de eleitor;
- 1 Cópia do comprovante de residência;
- 1 Cópia autenticada do diploma de graduação, frente e verso (cópia simples para alunos graduados no IPA);
- 1 Cópia autenticada do histórico escolar ou original (cópia simples para alunos graduados no IPA);
- Se possuir, apresentar cópia do registro no conselho profissional (não obrigatório) e Currículo Lattes (não obrigatório).
Atenção
O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.
Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.
A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.
Entrega de documentação e horário de atendimento
Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAI (Central de Atendimento Integrado) das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.
Outras informações
E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br
Fone: (51) 3316-1261
Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu