Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Especializações / Cursos Presenciais / Design de Produtos: Criação de Mobiliário

Design de Produtos: Criação de Mobiliário

 

 

Acompanhando o crescente desenvolvimento produtivo do setor moveleiro nacional para o mercado interno e de exportação, o curso de Pós-Graduação em Design de Produto: Criação de Mobiliário propõe qualificar e especializar profissionais que atuam ou que desejam ingressar no mercado de criação de móveis.

O especialista em design de mobiliário estará habilitado a atuar profissionalmente tanto como designer autônomo quanto junto a empresas moveleiras, em cargos de gerência e desenvolvimento de projetos e produtos. Poderá ainda exercer atividade docente junto a escolas de design, assim como estará instrumentado para personalizar projetos de interiores a partir da utilização de mobiliário exclusivo, detalhado com rigor e engenhosidade característicos da movelaria industrial.

 

Objetivos

Visando formar profissionais criativos e empreendedores da área moveleira, o Curso de Pós Graduação em Design de Produto: Criação de Mobiliário, objetiva desenvolver nos estudantes aptidões voltadas ao mercado de trabalho, no setor de desenvolvimento e gestão de produtos e projetos.

Para isso, o curso visa fornecer subsídios para uma melhor percepção do ambiente de negócios, de forma a desenvolver no aluno capacidades na criação de produtos com vantagens competitivas. Aliando o estudo em tecnologia, estética e funcionalidade, as disciplinas propostas dão ênfase à criação de produtos sustentáveis, com qualidades em ergonomia e representativos da cultura gaúcha e brasileira.

 

Grade Curricular 

O curso é dividido em 10 disciplinas de 36hs cada, que se desenvolverão sucessivamente de duas em duas, por um período de aproximadamente 12 meses. Após este período, o aluno terá até 6 meses para entrega e apresentação do trabalho de conclusão do curso.

As disciplinas terão enfoque multidisciplinar, embasando teoricamente as práticas metodológicas de projeto em cada tema abordado. Comporão junto com as disciplinas visitas técnicas a indústrias e fabricas de móveis e componentes para mobiliário, assim como palestras com estúdios de design.

As disciplinas se dividem em:

1. Criação para Design de Superfícies
Estudo dos conceitos de desenho, forma e composição aplicados a metodologias de projeto de superfícies em diversos suportes e materiais.

2. Gestão da Produção/ Processos Industriais para movelaria
Compreensão dos processos de gestão, visão estratégica da produção e gerenciamento de tecnologias de processos.

3. Materiais e Processos
Estudo de diferentes materiais e relativos processos de fabricação, acabamentos, componentes e prototipagem.

4. História do Mobiliário e Tendências
Aborda os princípios da criação do mobiliário nos aspectos cronológico, etnográfico, desenvolvimento tecnológico e de tendências.

5. Ecodesign
Reflexão sobre as implicações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais do design a partir do estudo de estratégias de design sustentável.

6. Ergonomia Aplicada
Estudo dos princípios ergonômicos e sua aplicação prática em metodologia de projeto de mobiliário, vinculando conceitos de conforto, antropometria, segurança e eficiência.

7. Detalhamento executivo de Móveis
Aprofunda o conhecimento técnico e desenvolve a prática de projeto em detalhamento de móveis, aplicações de materiais e acabamentos usados na indústria moveleira.

8. Design de Mobiliário: Projetos e Modelos
Desenvolvimento de estratégias de projeto e design de mobiliário, com viés prático e elaboração de modelos em laboratório.

9. Propriedade Intelectual
Serão apresentados conceitos relativos aos direitos da propriedade intelectual sobre a criação de um produto, abordando assuntos relacionados às leis do direito autoral sobre a ótica da criação e inovação.

10. Metodologias de Pesquisa
Estudo de metodologias de pesquisa e criação em design como fundamento para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.

 

Público-alvo

Profissionais com ensino superior completo, preferencialmente egressos dos cursos de Design de Interiores, Desenho Industrial e Arquitetura, assim como de cursos de Engenharia, Comunicação, Artes e demais diplomados que apresentem potencialidades e interesses condizentes com as propostas do curso.

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

Coordenação

Profa. Me. Ana Claudia Vettoretti
Graduada em Arquitetura e Mestre em Design (UFRGS), com experiência profissional nas áreas de projeto arquitetônico, design de interiores, design de mobiliário, com ênfase em fabricação digital. Professora do Curso de Design de Interiores do IPA desde 2009. Ministra disciplinas nas áreas de introdução ao design, design de ambientes, materiais, detalhamento e modelagem gráfica digital.
E-mail: 

 

Informações

Duração: 24 meses
Carga-horária: 360/h
Dias e horários das aulas: sábados, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h
Local: Prédio A da Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 25 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 24
Mensalidade (2018): aguarde

 

Como participar

 

Documentação exigida para efetivação da matrícula 

    • 1 Foto 3x4;
    • 1 Cópia do documento de identidade e CPF;
    • 1 Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
    • 1 Cópia do título de eleitor;
    • 1 Cópia do comprovante de residência;
    • 1 Cópia autenticada do diploma de graduação, frente e verso (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • 1 Cópia autenticada do histórico escolar ou original (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • Se possuir, apresentar cópia do registro no conselho profissional (não obrigatório) e Currículo Lattes (não obrigatório).

     

    Atenção

    O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. 

    Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

    A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

     

    Entrega de documentação e horário de atendimento

    Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAI (Central de Atendimento Integrado) das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. 


    Prazos importantes

    Inscrição on-line: até 12 de março de 2018
    Matrícula: de 12 a 15 de março de 2018
    Início das aulas: 15 de março de 2018

     

    Outras informações

    E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br
    Fone: (51) 3316-1261

     

    Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu