Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Especializações / Cursos Presenciais / Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar

Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar

 

 

O curso tem sua concepção fundamentada a partir da necessidade de uma melhor compreensão dos processos associados ao envelhecimento humano a partir da concepção humanista, bio-psico-social e fisiopatológica. Desta forma, o curso tem em sua proposta aprofundar os conhecimentos sobre o envelhecimento humano e sobre a maturidade no curso da vida a partir do viés inter e transdisciplinar. A abordagem da temática será ampla e levará em consideração a complexidade do processo de envelhecimento humano e os eixos transversais com que se articula.

 

Objetivos

- Contribuir no desenvolvimento de conhecimentos teórico-metodológicos, dentro de uma perspectiva de compreensão holística do processo de envelhecer em seus aspectos bio-psico-sociais;

- Estudar aspectos relacionados à promoção da saúde no seu conceito mais amplo na busca de um envelhecimento mais saudável;

- Instrumentalizar profissionais para a atuação na área do envelhecimento humano, em uma perspectiva interdisciplinar e integradora;

- Aprimorar as habilidades profissionais, valorizando o relacionamento profissional/idoso/família, por meio de uma visão integrada das necessidades do idoso em seu contexto de vida e saúde;

- Conhecer as políticas públicas de atenção ao idoso, analisando a inserção e a prática dos profissionais a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

Grade Curricular 

 

DISCIPLINAS

CH

Envelhecimento e Sociedade

30

Condições de vida e saúde dos idosos 

20

Políticas públicas e envelhecimento

20

Envelhecimento e suas subjetividades 

10

Bases Biológicas do Envelhecimento

20

Alterações neuro-cognitivo-psicológicas no envelhecimento 

30

Alterações do sistema cardiorrespiratório no envelhecimento

30

Alterações do sistema músculo-esquelético e tegumentar no envelhecimento

30

Alterações do sistema digestório e glandular no envelhecimento

15

Alterações do sistema sensório-perceptivo no envelhecimento 

15

Alterações do sistema geniturinário e sexualidade no envelhecimento

20

Tecnologias de cuidado ao Idoso 

30

Seminário Integrador

10

Seminário de Monografia

30

Bioética

10

Metodologia da Pesquisa

40

CARGA HORÁRIA TOTAL

360

 

Público-alvo

Profissionais com interesse no estudo e discussão da temática do envelhecimento com formação na área da saúde e educação.

 

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

Coordenação 

Profª. Ms. Rosane Papaleo Freire (rosane.freire@ipa.metodista.br)

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Terapia Ocupacional pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (1988) e mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Docente do centro Universitário metodista IPA- Graduação e Docente e Coordenadora do Pós-Graduação Lato Sensu. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional,saúde mental, envelhecimento, perdas sofridas, pacientes portadores de câncer e fase terminal.

 

Informações

Dias e horários de aula: sábados, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h30 (quinzenalmente)
Local: Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 25 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 21
Mensalidade (2018): R$ 757,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 768,53. O valor será reajustado a partir da 13ª parcela.

 

Como participar

  • Preencha o fomulário on-line disponível no link "inscreva-se"
  • Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
  • Entrega dos documentos;
  • Aguardar a confirmação da matrícula;
  • Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail;

 

Documentação exigida para efetivação da matrícula 

    • 1 Foto 3x4;
    • 1 Cópia do documento de identidade e CPF;
    • 1 Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
    • 1 Cópia do título de eleitor;
    • 1 Cópia do comprovante de residência;
    • 1 Cópia autenticada do diploma de graduação, frente e verso (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • 1 Cópia autenticada do histórico escolar ou original (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • Se possuir, apresentar cópia do registro no conselho profissional (não obrigatório) e Currículo Lattes (não obrigatório).

     

    Atenção

    O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. 

    Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

    A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

     

    Entrega de documentação e horário de atendimento

    Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAI (Central de Atendimento Integrado) das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. 


    Prazos importantes

    Inscrição on-line: até 31 de agosto de 2018

     

    Outras informações

    E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br
    Fone: (51) 3316-1261

     

    Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu