Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Especializações / Cursos Presenciais / Gestão Social e Políticas Sociais

Gestão Social e Políticas Sociais

Inscrições

As inscrições on-line para as turmas de março de 2019 serão abertas em breve neste site.

 

Objetivos 

Objetivo Geral

Instrumentalizar para a gestão social com ênfase em Políticas Sociais.

 

Objetivos Específicos

  • Propiciar a reflexão sistemática e fundamentada sobre a gestão social; 
  • Aprofundar os estudos sobre o desenvolvimento sócio-histórico e atual das políticas sociais;
  • Desenvolver habilidades e competências voltadas a gestão social;
  • Instaurar concepções de gestão social como prática crítica, nas áreas de responsabilidade social e terceiro setor, com foco no desenvolvimento sustentável.

 

Grade Curricular

Módulo 1. 180 h/a

Estado e Políticas Sociais 
Carga Horária: 36 h/a

Questão social e gestão social 
Carga Horária: 36 h/a

Gestão de Políticas Sociais 
Carga Horária: 36 h/a

Elaboração de projetos sociais 
Carga Horária: 36 h/a

Fundamentos e prática da pesquisa na área da gestão social 
Carga Horária: 36 h/a

Módulo 2. 180 h/a

Responsabilidade Social 
Carga Horária: 36 h/a

Terceiro Setor 
Carga Horária: 36 h/a

Intersetorialidade e Redes Sociais 
Carga Horária: 36 h/a

Ética e Desenvolvimento sustentável 
Carga Horária: 36 h/a

Direitos Sociais e Direitos Humanos 
Carga Horário: 36 h/a

Trabalho de Conclusão de Curso: 30 h/a

 

Público-alvo

Gestores de organizações de terceiro setor; Gestores de organizações públicas e privadas; Advogados; Assistentes Sociais; Psicólogos; Professores; Pedagogos; Sociólogos; Administradores; Profissionais graduados que se interessem pela temática. 

 

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

 

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

Coordenação 

Ms. Douglas Marques

 

Informações

Carga horária: 390 h/a
Dias e horários de aula:
 quintas e sextas-feiras, das 18h10 às 21h50. Sábados, das 9h às 12h10 
Local: Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 25 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18
Mensalidade (2018): R$ 467,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 474,11. O valor será reajustado a partir da 13ª parcela. 

 

Como participar

  • Preencha o fomulário on-line disponível no link "inscreva-se"
  • Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
  • Entrega dos documentos;
  • Aguardar a confirmação da matrícula;
  • Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail;

 

Documentação exigida para efetivação da matrícula 

    • 1 Foto 3x4;
    • 1 Cópia do documento de identidade e CPF;
    • 1 Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
    • 1 Cópia do título de eleitor;
    • 1 Cópia do comprovante de residência;
    • 1 Cópia autenticada do diploma de graduação, frente e verso (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • 1 Cópia autenticada do histórico escolar ou original (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • Se possuir, apresentar cópia do registro no conselho profissional (não obrigatório) e Currículo Lattes (não obrigatório).

     

    Atenção

    O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. 

    Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

    A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

     

    Entrega de documentação e horário de atendimento

    Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAI (Central de Atendimento Integrado) das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. 

     

     

    Outras informações

    E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br
    Fone: (51) 3316-1261

     

    Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu