Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Especializações / Cursos Presenciais / Saúde do Adulto Crítico

Saúde do Adulto Crítico: Enfermagem em emergência e terapia intensiva

por marcelo.figueiredo — última modificação 30/11/2021 12h39

A pós-graduação em Saúde do Adulto Crítico prepara o enfermeiro para a assistência ao paciente gravemente enfermo no ambiente dos serviços de emergência e terapia intensiva, por meio da aquisição de conhecimentos teórico-práticos baseado em evidências. Para vivenciar o ambiente de alta complexidade, os profissionais participam de aulas em laboratório e práticas em instituições de saúde referências na área. Neste curso, os alunos têm acesso ao que há de mais novo em tecnologia na saúde, sendo constantemente instigados a empregar o raciocínio crítico e atitude pró-ativa na assistência ao paciente gravemente enfermo.

Objetivos

 

Objetivo Geral

  • Proporcionar aos profissionais de saúde o desenvolvimento de habilidades e competências para desempenhar ações de cuidados em saúde na atenção ao individuo em estado crítico.

 

Objetivos Específicos

  • Qualificar os profissionais para atuar em serviços de referência em urgência, emergência e terapia intensiva, no atendimento a pacientes de alta complexidade;
  • Instrumentalizar esses profissionais para desenvolverem ações e intervenções em casos de urgência, emergência e cuidados intensivos tendo como princípios a integralidade da atenção em saúde, do trabalho em equipe e da prática interdisciplinar;
  • Empregar o raciocínio crítico na área do cuidado ao adulto, com ênfase no processo assistencial, privilegiando o enfoque humanístico, na emergência e terapia intensiva.

 

Público-alvo

O curso destina-se a graduados em enfermagem em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, que tenham interesse em atuar nas áreas de emergência e terapia intensiva.

 

Matriz Curricular

Gestão e Planejamento dos Serviços de Saúde
Gestão e Planejamento dos Serviços de Emergência e Terapia Intensiva
Carga horária: 30 h/a

Assistência ao paciente crítico em situações clínicas
Emergências circulatórias e suporte cardiovascular
Carga horária: 30 h/a
Emergências respiratórias e suporte ventilatório
Carga horária: 30h/a
Choque e disfunção de múltiplos órgãos
Carga horária: 30h h/a
Disfunções renais e terapias substitutivas
Carga horária: 30h h/a
Práticas supervisionadas I
Carga horária: 30 h/a

Assistência ao paciente crítico em situações de trauma
Biomecânica e atendimento inicial no trauma
Carga horária: 30 h/a
Trauma torácico e ventilação
Carga horária: 30 h/a
Trauma abdominal e musculoesquelético
Carga horária: 30 h/a
Atendimento em situações especiais (desastres e queimaduras)
Carga horária: 30 h/a
Práticas Supervisionadas II
Carga horária: 30 h/a

Assistência ao paciente neurocrítico
Assistência ao paciente neurocrítico
Carga Horária: 30 h/a

 

Coordenação


Prof. Ms. Daniel Labernarde dos Santos  (Lattes: http://lattes.cnpq.br/7754946489651223)
Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestre em Enfermagem também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e Especialista em Enfermagem em Emergência e Urgência pelo Instituto Israelita Albert Einstein (2013). Docente do curso de graduação em Enfermagem do Instituto Porto Alegre (IPA) atua nas disciplinas de Saúde do Adulto e Saúde do Adulto Crítico. Enfermeiro assistencial no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.

 

 

Prof. Ms. Cleber Verona  (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5151142495215380 )
Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Terapia Intensiva pelo IEP-HMV (2008), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Voluntário da Força Nacional do SUS desde 2010, realizando ações humanitárias nacionais e internacionais. Consultor do Ministério da Saúde (2013-2016) onde atuou no planejamento a reposta às Emergências de Saúde Pública de importância nacional, no planejamento, formação e ações de saúde (múltiplas vítimas e atentados terroristas). Coordenou a equipe de resposta para pronto atendimento aos casos de múltiplas vítimas e atentados terroristas durante as olimpíadas e paraolimpíadas Rio 2016. Autor e consultor do curso Gestão em Emergências de Saúde Pública do IEP – Hospital Sírio Libanês. Docente da graduação em Enfermagem do Centro Universitário Metodista IPA. Atualmente atua como Enfermeiro assistencial na unidade de terapia intensiva do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

 

Informações

Duração: 12 meses
Carga-horária: 360/h
Dias e horários de aula: sextas-feiras, das 18h às 22h. Sábados, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Local: Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 25 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2021: R$ 589,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 597,97. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

 

Como participar

  • Preencha o fomulário on-line disponível no link "inscreva-se"
  • Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
  • Entrega dos documentos;
  • Aguardar a confirmação da matrícula;
  • Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail;

 

Documentação exigida para efetivação da matrícula 

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrada (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (01 cópia) – Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Título de Eleitor (1 cópia);
  • Formulário de inscrição devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

 

Atenção

O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. 

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

 

Entrega de documentação e horário de atendimento

Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAC (Central de Atendimento ao Aluno), de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. 

 

Outras informações

Coordenadora de Graduação e Pós-Graduação
Profª Drª. Andrea  Cristiane Janz Moreira
E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br