Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Especializações / Cursos Presenciais / Saúde Mental Coletiva

Saúde Mental Coletiva

 

Objetivos

 

Objetivo Geral

  • Formar especialistas em atenção à saúde mental capacitados a atuar na Rede de Atenção Psicossocial na promoção, prevenção e reabilitação psicossocial nos termos da reforma psiquiátrica brasileira.

 

Objetivos Específicos

  • Desenvolver elevada competência técnica para a assistência e promoção da saúde mental, por meio do ensino que dialogue com as especificidades locorregionais e com as crescentes complexidades da atenção integral em saúde mental.
  • Promover as redes de saúde como palco de intervenções de forma a buscar a reorientação do modelo assistencial rumo à valorização e respeito aos direitos humanos, acolhimento e responsabilização da equipe com os usuários do sistema.
  • Construir práticas que incentivem o exercício da cidadania e do controle social da população sobre o sistema de saúde.
  • Promover a construção de competências para a atuação nos diferentes contextos de intervenção nos serviços de saúde da atenção básica, nos centros de atenção psicossocial, nos hospitais gerais e nos serviços especializados comprometidos com a Reforma Psiquiátrica e os processos de desinstitucionalização em saúde mental;
  • Qualificar para o planejamento, gestão e avaliação de serviços de saúde mental que contribuam para o processo da Reforma Psiquiátrica;
  • Desenvolver atitudes investigativas de forma promover integração da academia às intervenções reais nos serviços de saúde mentais municipais e regionais. 

 

Grade Curricular

MÓDULO I:

Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica 
Carga Horária: 22 h/a

Políticas Públicas em Saúde Mental O estigma da loucura, das drogas e da diferença 
Carga Horária: 24 h/a

Território, espaço urbano e redes
Carga Horária: 12 h/a

Processo de Trabalho em Saúde – perspectiva sociológica 
Carga Horária: 12 h/a

Psiquiatria e saúde Mental Diagnósticos e Perspectivas sociais 
Carga Horária: 32 h/a

MÓDULO II:

Mobilização Social, Território e protagonismo na Loucura 
Carga Horária: 24 h/a

A Clínica Ampliada, atenção em saúde Mental e sofrimento psíquico 
Carga Horária: 24 h/a

Saúde Mental na Infância e Adolescência 
Carga Horária: 12 h/a

A Clínica-Social: fortalecimento da saúde mental na atenção básica e a humanização do cuidador 
Carga Horária: 20 h/a

Tecnologias do cuidado em saúde Mental – Transtornos e sofrimento psíquico 
Carga Horária: 12 h/a

Psiquiatria Forense e Direitos Humanos 
Carga Horária: 12 h/a

MÓDULO III:

Desenhos tecnoassistenciais, intersetorialidade e matriciamento 
Carga Horária: 12 h/a

Gestão e Planejamento em Educação e Saúde Mental 
Carga Horária: 12 h/a

Sistemas de informação e construção de projetos/financiamento de ações 
Carga Horária: 12 h/a

MÓDULO IV:

Pesquisa- Intervenção em Saúde Mental 
Carga Horária: 30 h/a

Metodologias de Pesquisa 
Carga Horária: 12 h/a

Seminários de Pesquisa 
Carga Horária: 76 h/a

Trabalho de Conclusão de Curso: 30 h/a

 

Público-alvo

Profissionais de nível superior, tais como Enfermeiros, Médicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Educadores Físicos, Psicólogos, entre outros. 


Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

Coordenação 

Liciane da Silva Costa Dresch
()
Graduada em Enfermagem pela UFRGS (2005). Mestra em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da UFRGS (2010). Especialista em Saúde Mental e Coletiva pela Faculdade de Educação da UFRGS (2010). Foi Preceptora do Programa de Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2009 e 2014. Coordenadora do Residencial Morada São Pedro, exercendo a supervisão das atividades de Educação e Saúde com os moradores e junto à rede de Atenção Básica em saúde de Porto Alegre (2011-2012). Possui experiência prévia em coordenação de projetos, atuando como Bolsista (Cnpq - modalidade EXP longa duração), junto às áreas de Bioética e Saúde Coletiva no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2006- 2008). Atuou como pesquisadora avaliadora no Projeto Avalia Caminhos, coordenado pela Fundação Osvaldo Cruz (RJ) e Faculdade de Educação da UFRGS. É membro efetivo do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (GEPS), da Escola de Enfermagem da UFRGS. Atua nas linhas de pesquisa de Enfermagem e Saúde Coletiva. Atualmente é docente do Centro Universitário Metodista IPA (2009-atual), onde ministra disciplinas na área de Educação em Saúde, Saúde Coletiva e Saúde Mental. Coordena o Estágio Curricular em Saúde Coletiva, atuando também como supervisora de práticas. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e Saúde Coletiva do Centro Universitário Metodista IPA e do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da AbenRs.

Lutiane de Lara
()
Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006), Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2009 - Bolsa CNPq) e Doutorado em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2015 - Bolsa CAPES). Atualmente, é docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário do IPA, coordena o Serviço Escola de Psicologia do IPA e coordena o Observatório de Juventudes na Prisão. Atua como Pesquisadora no Grupo de pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação do Núcleo e-politcs - Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação. Tem experiência na área da Psicologia, Saúde Coletiva e Políticas Públicas com ênfase em Psicologia Social. Pesquisa, principalmente, dentro das áreas que envolvem os seguintes temas: Direitos Humanos, Neoliberalismo, Governamentalidade, Políticas Públicas, Processos de Subjetivação, Sistema Prisional e Formação em Psicologia.

 

Informações

Carga horária: 390 h/a
Dias e horários das aulas: sextas-feiras, das 18h30 às 20h30. Sábados, das 8h às 16h
Local:
 Unidade Central do Centro Universitário Metodista IPA. (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80 Rio Branco - Porto Alegre –RS)
Número de vagas: 25 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18
Mensalidade - ingressantes 2019: R$ 489,00 para pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 496,45. O valor será reajustado a partir da 13ª parcela. 

 

Como participar

  • Preencha o fomulário on-line disponível no link "inscreva-se"
  • Aguardar confirmação da turma (por e-mail);
  • Entrega dos documentos;
  • Aguardar a confirmação da matrícula;
  • Pagamento da matrícula através do boleto enviado por e-mail;

 

Documentação exigida para efetivação da matrícula 

    • 1 Foto 3x4;
    • 1 Cópia do documento de identidade e CPF;
    • 1 Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
    • 1 Cópia do título de eleitor;
    • 1 Cópia do comprovante de residência;
    • 1 Cópia autenticada do diploma de graduação, frente e verso (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • 1 Cópia autenticada do histórico escolar ou original (cópia simples para alunos graduados no IPA);
    • Se possuir, apresentar cópia do registro no conselho profissional (não obrigatório) e Currículo Lattes (não obrigatório).

     

    Atenção

    O pagamento da matrícula, equivalente a primeira mensalidade do curso, ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante. 

    Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

    A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

     

    Entrega de documentação e horário de atendimento

    Deve ser feito pessoalmente no Centro Universitário Metodista IPA, na CAI (Central de Atendimento Integrado) das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. 

     

    Outras informações

    Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu
    Prof. Dr. Edgar Zanini Timm
    Secretaria da Pós-Graduação Lato Sensu 
    Prédio A, sala A001
    Telefones: 3316-1241 ou 3316-1227
    E-mail: posgraduacao@ipa.metodista.br

     

    Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu