INSTRUÇÕES SOBRE OS TRABALHOS ACEITOS

INSTRUÇÕES SOBRE OS TRABALHOS ACEITOS

INFORMAMOS QUE ALGUNS RESUMOS AINDA ENCONTRAM-SE EM ANÁLISE FINAL, UMA VEZ QUE APRESENTAM PENDÊNCIAS QUE FORAM ENVIADAS VIA E-MAIL. ASSIM, PEDIMOS QUE OS AUTORES VERIFIQUEM SEUS E-MAILS, E EM CASO DE SOLICITAÇÕES DA COMISSÃO ORGANIZADORA, RETORNEM ATÉ SEGUNDA FEIRA DIA 16/10 ATÉ AS 14hs PARA SICEIPA@IPA.METODISTA.BR

RESUMOS QUE NÃO FOREM ENVIADOS DENTRO DESSE PRAZO E NÃO ATENDEREM ÀS SOLICITAÇÕES NÃO SERÃO ACEITOS.

POR FIM, CONFORME CONSTA NO EDITAL, O PÔSTER VIRTUAL DEVE SER ENVIADO PARA SICEIPA@IPA.METODISTA.BR ATÉ O DIA 15/10. O MESMO DEVE SER CONFECCIONADO CONFORME AS NORMAS DISPONIBILIZADAS NO SITE, SENDO QUE OS ARQUIVOS QUE NÃO ATENDEREM AS MESMAS, NÃO SERÃO ACEITOS.

A LISTA DOS RESUMOS ACEITOS PARA AS DIFERENTES MODALIDADES (PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO BÁSICO) ENCONTRAM-SE NO LINK A SEGUIR.

 

Instruções para elaboração do resumo, pôster e apresentação

 

O EVENTO ACONTECERÁ DOS DIAS 23 À 27 DE OUTUBRO DE 2017

 

Taxa de inscrição

Estudantes da Educação básica da Rede Metodista de Educação do Sul: isento

Estudantes da graduação da rede Metodista de Educação do Sul: R$ 25,00

Estudantes da pós-graduação da rede Metodista de Educação do Sul: R$ 30,00

Estudantes da graduação e da pós-graduação de outras Instituições de Ensino Superior R$ 35,00

 

O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado em qualquer agência bancária, até o vencimento, através de boleto gerado eletronicamente após o preenchimento da ficha de inscrição. Os alunos bolsistas PROBIC/FAPERGS, PROBIT/FAPERGS, PIBIC/CNPq, BIC/IPA, Bolsistas de Extensão/IPA e PROSUP/CAPES serão isentos de pagamento.

 

 Período de Inscrição para apresentação de trabalhos

21 de agosto a 08 de outubro de 2017.

As inscrições devem ser realizadas através de formulário eletrônico.

Divulgação dos trabalhos selecionados

A lista de trabalhos aceitos será divulgada no site da Instituição até o dia 11 de outubro de 2017.  É responsabilidade do autor verificar se o trabalho foi selecionado.

 

Normas para envio de trabalhos com resultados

Resumo (máximo 2500 caracteres incluindo espaços)

O resumo deve contemplar:

1)    Indicação do evento que está submetendo o resumo: XII Salão de Iniciação Científica e de Extensão -  IV Salão de Iniciação Tecnológica -  VI Mostra da Pós-Graduação

2)    Indicar se o aluno é: aluno da educação básica, graduação ou pós-graduação;

3)    Título, autores e afiliações (apenas com as iniciais dos nomes em letra maiúscula);

4)    Apresentação de uma breve introdução sobre o estudo;

5)    Relato da metodologia utilizada de forma concisa e clara, contemplando também as considerações éticas (número do protocolo de aprovação do CEP, em caso de estudos com seres humanos; ou do CEUA, para os estudos envolvendo animais de experimentação). Não serão aceitos resumos sem essas informações. 

6)    Apresentação da síntese dos resultados obtidos até o momento;

7)    Conclusões do trabalho;

8)    O resumo deverá ser dividido nos subitens: Introdução, Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão;

9)    A fonte deve ser Arial, tamanho 11; e o espaçamento deverá ser duplo;

10) Será permitida a inserção de fórmulas no resumo, desde que caibam junto ao texto;

11) Não será permitida a inserção de qualquer tipo de figura no corpo do resumo ou fora dele;

12) O resumo deve ser enviado por meio exclusivo do formulário, não deve ser enviado por e-mail.

 

Normas para envio de projetos de pesquisa sem resultados

Resumo (máximo 2500 caracteres incluindo espaços)

O resumo deve contemplar:

1)    Indicação do evento que está submetendo o resumo: XII Salão de Iniciação Científica e de Extensão -  IV Salão de Iniciação Tecnológica -  VI Mostra da Pós-Graduação;

2)    Indicar se o aluno é: aluno da educação básica, graduação ou pós-graduação;

3)    Título, autores e afiliações (apenas com as iniciais dos nomes em letra maiúscula);

4)    Apresentação de uma breve introdução, justificativa e objetivo do estudo;

5)    Relato da metodologia a ser utilizada de forma concisa e clara;

6)    Apresentação das Hipóteses e resultados esperados;

7)    O resumo deverá ser dividido nos subitens: Introdução, Justificativa, Objetivo, Materiais e Métodos, Hipóteses e Resultados esperados;

8)    A fonte deve ser Arial, tamanho 11; e o espaçamento deverá ser duplo;

9)    Será permitida a inserção de fórmulas no resumo, desde que caibam junto ao texto;

10) Não será permitida a inserção de qualquer tipo de figura no corpo do resumo ou fora dele;

11) O resumo deve ser enviado por meio exclusivo do formulário, não deve ser enviado por e-mail.

 

 Apresentação oral (10 minutos)

1)    Os trabalhos deverão ser apresentados em slides (arquivo PPT ou PDF), trazidos em CD ou pen drive, previamente revisados quanto a sua integridade de gravação. Não será permitida a utilização de computador pessoal;

2)    O apresentador deverá comparecer ao local da sessão de apresentação, no mínimo, 15 minutos antes da abertura da mesma;

3)    A identificação do apresentador deverá ser realizada junto ao monitor de sala a fim de registrar sua presença;

4)    O apresentador deverá estar acompanhado preferencialmente de seu respectivo orientador ou representante. A ausência do orientador ou seu representante não impede a apresentação do trabalho;

5)    O apresentador terá 10 minutos para expor sua pesquisa. A Comissão Julgadora poderá utilizar-se de mais 10 minutos para questionamentos e ponderações;

6)    A listagem com data/hora/local da apresentação será divulgada no site http://www.metodistadosul.edu.br/pos/sice.php, conforme cronograma;

7)    Após a divulgação da listagem, não serão aceitas solicitações de troca de dia e/ou turno de apresentação;

8)    O apresentador que não participar nesta modalidade não fará jus ao certificado do evento e à divulgação do resumo.

 

Avaliação

As bancas avaliadoras são compostas por dois membros, sendo estes professores do Centro Universitário –IPA e professores/pesquisadores de outras Instituições, todos com pelo menos o título de mestre.

 

Trabalhos Selecionados

 Avaliação:

Para a avaliação dos trabalhos serão considerados os seguintes itens:

 

Resumo de trabalhos com resultados

2 (dois) pontos

- Contribuição do estudante/bolsista para o projeto de pesquisa;

- Capacidade de síntese, clareza e adequação de linguagem;

- Informações sobre objetivo, concepção e métodos;

- Resultados (parciais ou finais) e conclusões;

 

 

Resumo de projetos de pesquisa sem resultados

2 (dois) pontos

- Contribuição do estudante/bolsista para o projeto de pesquisa;

- Capacidade de síntese, clareza e adequação de linguagem;

- Informações sobre concepção e métodos;

- Objetivo, justificativa, hipótese e resultados esperados;

 

 

Apresentação Oral de trabalhos com resultados

6 (seis) pontos

 - Apresentação dos objetivos, da metodologia, dos resultados (parciais ou finais) e das conclusões;

- Domínio do conteúdo;

- Adequação do material audiovisual;

-Postura de apresentação e perante às colocações da banca;

- Adequação ao tempo disponível.

 

Apresentação Oral de projetos de pesquisa sem resultados

6 (seis) pontos

 - Apresentação dos contextualização do tema, justificativa e objetivo do trabalho, metodologia ser empregada, hipóteses e resultados esperados;

- Domínio do conteúdo;

- Adequação do material audiovisual;

-Postura de apresentação e perante às colocações da banca;

- Adequação ao tempo disponível.

 

 Pôster

2 (dois) pontos

- Conteúdo, clareza;

- Qualidade visual;

 

 

Pôster virtual

A elaboração do pôster virtual constitui a segunda das três modalidades de participação no evento. O conteúdo do pôster deve corresponder ao que foi informado no resumo, podendo conter informações complementares que sejam relevantes para o conhecimento do leitor. O pôster só deve ser enviado após a aprovação do trabalho.

O pôster deve ser confeccionado de acordo com as orientações abaixo e enviado a Comissão Organizadora até o dia 15 de outubro pelo e-mail: siceipa@ipa.metodista.br

ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO PÔSTER

 Para configurar adequadamente o pôster você deve seguir as seguintes orientações:

1. Abrir Powerpoint e criar um documento novo;

2. Selecionar a aba DESIGNER;

3. Abaixo da aba DESIGNER selecionar CONFIGURAR PAGINA;

4. Alterar os valores de altura e largura para:

            - 73,1 cm de altura

            - 57,15 cm de largura

5. Iniciar a arte (monte seu pôster);

6. Salvar o seu pôster em Powerpoint e JPEG;

7. Enviar  para o evento o arquivo JPEG;

 

 

 

Local do Evento

Centro Universitário Metodista - Unidade IPA

Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80

CEP 90420- 060 - Porto Alegre/RS

Telefones: (51) 3316.1241; 33161270;  3316.1298

www.metodistadosul.edu.br