Você está aqui: Página Inicial / Turismo / Notícias

Notícias

por guilherme bridi última modificação 07/06/2019 16h01
Turismo; Notícias; IPA

Curso de Turismo promove Oficina de Eventos gratuita!

por guilherme bridi última modificação 03/05/2016 14h57
Curso de Turismo promove Oficina de Eventos gratuita!

   Oficina de Eventos IPA! GRATUITA PARA ALUNOS!

   Não perca a oportunidade de aprender mais sobre este é que um dos melhores mercados de atuação profissional da atualidade!!

   Informações adicionais: guilherme.bridi@metodistadosul.edu.br

CURSO DE TURISMO DO IPA PROMOVE AÇÕES SOCIAIS!

por guilherme bridi última modificação 30/05/2016 20h26
CURSO DE TURISMO DO IPA PROMOVE AÇÕES SOCIAIS!
Registro da ação com a Casa Susana Wesley Fonte: Registros de campo (CUNHA, 2016)

No mês de maio de 2016 o curso de Bacharelado em Turismo do Centro Universitário Metodista IPA, promoveu ações sociais na cidade de Porto Alegre e Região Metropolitana. As ações se desenvolveram a partir da disciplina de Turismo e Compromisso Social, na qual sob orientação da Professora Me. Aline Moraes Cunha, os alunos executaram projetos turísticos que beneficiaram entidades de ação social, atendendo crianças, jovens e adultos carentes, ou com algum tipo de deficiência. Neste semestre foram atendidas entidades como:

  •   Centro Social Padre Pedro Leonardi - Participação de 12 crianças numa caminhada pelo centro histórico, promovida em parceria com o Free Walk Poa; 
  • Clube Social Pertence - Nesta ação, foi oferecido tour guiado a 23 beneficiários sobre o patrimônio histórico e arquitetônico do Centro Histórico de Porto Alegre;
  • Casa Susana Wesley da Igreja Metodista de Viamão - Foi promovido um dia de Ecoturismo no Parque Estadual de Itapuã, com 16 meninas atendidas pela entidade;
  • Casa Lar Divina Providência - Abrigo João Paulo II  - Visitação de 9 crianças  ao Planetário Professor José Baptista Pereira;
  • Pão dos Pobres - Consistiu na realização de passeio, por parte de 20 crianças pertencentes à entidade, ao Linha Turismo, ônibus panorâmico que faz o tour guiado pela cidade, contando com parceria da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR)

 

É o Curso de Turismo do IPA promovendo uma verdadeira aula sobre Cidadania! Parabéns a todos os envolvidos!

Curso de Turismo realiza projeto " Escadas que conectam: Intervenção na escadaria IPA/AMERICANO

por guilherme bridi última modificação 08/06/2016 15h15
Curso de Turismo realiza projeto " Escadas que conectam: Intervenção na escadaria IPA/AMERICANO
Equipe responsável pela organização do evento.

No dia 07 de Junho de 2016, das 19h às 20h40, os alunos da disciplina de Tópicos Especiais em Turismo e Hotelaria, ministrada pela Prof. Me. Fernanda Costa da Silva, realizaram uma atividade de intervenção na escadaria IPA/AMERICANO. Como objetivo principal, o projeto buscou propor uma nova imagem ao local, além de caracterizar o ambiente e transmitir uma percepção de segurança e conforto.

As atividades desenvolvidas foram as seguintes:

  • Varal com fotos antigas de Porto Alegre, retiradas do arquivo municipal para interação das pessoas;
  • Iluminação e decoração, como forma de ambientação da escadaria;
  • Colocação de objetos de entretenimento e de interatitivade com o espaço;
  • Exibição de documentário sobre Porto Alegre;
  • Ambiente Musical (acústico), com a colaboração do Curso de Música do IPA.

 

Parabéns a todos os envolvidos! O Evento foi um verdadeiro sucesso!

Alunos do Curso de Turismo Organizam evento " NA ESTRADA: Turismo e Comunicação na mesma direção"

por guilherme bridi última modificação 19/06/2016 15h46

As ações práticas têm sido uma constante no dia a dia dos alunos do Curso de Turismo do IPA. Um bom exemplo disso foi a atividade final da disciplina de Organização de Eventos, na qual os alunos, orientados pela docente Elenara Viera, planejaram, organizaram e executaram o evento denominado "NA ESTRADA: Turismo e Comunicação na mesma direção".

O evento, ocorrido no dia 14 de Junho de 2016, no Auditório da Biblioteca, foi mais uma clara demonstração da competência e esforço de nossos alunos e professores.

Parabéns a todos!

 

ALUNO DO TURISMO IPA ATUA NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016!

por guilherme bridi última modificação 10/08/2016 18h13
ALUNO DO TURISMO IPA ATUA NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016!
Aluno do Turismo IPA Joseph Costa

A atuação em megaeventos esportivos já é parte integrante do perfil do profissional que estuda no Curso de Turismo do IPA.  Um bom exemplo disso é o aluno Joseph Weslley Costa, o qual está trabalhando nos Jogos Olímpicos RIO 2016.

Além das evidentes trocais culturais que a experiência proporciona, Joseph está aproveitando sua estada no Rio de Janeiro para realizar aplicação da pesquisa de campo para seu Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC II), que engloba, entre outras coisas, o estudo das relações entre o imaginário e a hospitalidade local da cidade, juntamente com o advento dos Jogos Olímpicos.

 " Cheguei ao Rio de Janeiro no dia 26 de Julho e hoje eu trabalho no setor de gerenciamento das instalações do IBC/MPC que nada mais é que o Centro de Mídias e radio-fusão e imprensa das Olímpiadas e Paralímpiadas. Portanto, eu tenho contato direto, o tempo todo com vários setores das instalações, assim como tenho contato também com jornalistas, radialistas e todo o staff das principais emissoras de rádio e televisão do mundo inteiro. No meio de tantas pessoas com nacionalidades e idiomas diferentes, eu consigo perceber o quanto do mundo ainda falta conhecer, o quão incrível e mágico pode ser nossa vida desde que estejamos abertos a novas experiências.." relata o aluno do último semestre do curso.

Desejamos que o Joseph tenha mais uma ótima experiência nessa jornada que é, para todos nós do IPA, motivo de muito orgulho! 

Bons ventos!!  

CURSO DE TURISMO DO IPA PROMOVE COOPERAÇÃO COM FACULDADE DE TURISMO DE OVIEDO- ESPANHA

por guilherme bridi última modificação 24/08/2016 15h58
CURSO DE TURISMO DO IPA PROMOVE COOPERAÇÃO COM  FACULDADE DE TURISMO DE OVIEDO- ESPANHA

A ideia de internacionalização é algo amplamente difundido no Curso de Turismo do IPA. Além de realizar suas tradicionais missões internacionais e Seminário Iberoamericano, o curso investe cada vez mais em parcerias com Universidades e organizações turísticas em todo o mundo.

Nesse sentido, foi assinado pela Prof. Dra. Anelise Coelho Nunes, Reitora do IPA, um acordo de cooperação com a Faculdade de Turismo de Oviedo - ESPANHA, um dos mais renomados centros de formação superior em turismo de toda a Europa.

O convênio prevê, entre outras coisas, intercâmbio de professores e alunos, além da organização de eventos e aulas em conjunto.

Aguardem!! Em breve mais detalhes !!

TURISMO IPA REALIZA ATIVIDADE COM UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- UFPE

por guilherme bridi última modificação 25/10/2017 15h20
TURISMO IPA REALIZA ATIVIDADE COM UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- UFPE

Na noite de ontem, 23/10 os alunos da disciplina de Agenciamento e Transportes participaram, via Skype, de uma pesquisa promovida pela aluna Adrielly Souza, do Curso de Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Em linhas gerais, a pesquisa buscava analisar qual é a relação entre a cultura dos consumidores turísticos brasileiros e a forma como eles interpretam a sustentabilidade de destinos turísticos.

Segue registros do momento:

Graduação em Turismo promove o lançamento de dois livros na próxima quinta-feira (27)

por luan.matias — última modificação 25/09/2018 16h34
Graduação em Turismo promove o lançamento de dois livros na próxima quinta-feira (27)

O curso de Turismo do Centro Universitário Metodista - IPA convida a todos para a sessão de autógrafos do lançamento de dois livros: "Turismo e Comunicação: perspectivas globais" e "Turismo: a globalização e seus múltiplos papéis". O evento ocorre a partir das 19h da próxima quinta-feira (27), no Auditório Oscar Machado.

Tratando de temas que relacionam diferentes áreas de conhecimento, os livros são produções acadêmicas de discentes e docentes da Instituição, além de professores convidados. A proposta é instigar e divulgar a produção intelectual dos envolvidos para a multiplicação do conhecimento.

Conheça mais sobre os títulos:

- Turismo e Comunicação: perspectivas globais: apresenta trabalhos de três cursos (Turismo / Jornalismo / Publicidade e Propaganda) que trabalham com a visão multi/transdisciplinar em vários projetos.  

Organizadores:
Cláudia de Oliveira Tacques Wehmeyer
Guilherme Bridi
Aline Moraes Cunha
Anderson Jackle Ferreira

- Turismo: a globalização e seus múltiplos papéis: traz pesquisas desenvolvidas por professores convidados de outras instituições. 

Organizadores:
Cláudia de Oliveira Tacques Wehmeyer
Guilherme Bridi
Anderson Jackle Ferreira
Valéria Deluca Soares

Lançamento de mais duas publicações do Turismo consolida o curso como grande centro de produção do conhecimento

por aline.tyska última modificação 07/06/2019 16h03
Lançamento de mais duas publicações do Turismo consolida o curso como grande centro de produção do conhecimento

Na noite de ontem (6), o Centro Universitário Metodista – IPA realizou um evento de lançamento e sessão de autógrafos de duas obras do curso de Turismo. Sob a coordenação da professora Cláudia Tacques, os livros “Turismo: estado da arte e seus múltiplos fenômenos” e “Estudos Contemporâneos no Turismo” reúnem artigos elaborados na disciplina Seminário de Pesquisa em Turismo e de convidados.

Idealizadora da iniciativa, Cláudia relembra que o projeto de elaboração de livros acadêmicos teve início em 2015. “Desde então, passou a ser recorrente todos os semestres. Novas parcerias foram se formando por meio de convites a alunos egressos e logo o projeto começou a ampliar suas fronteiras”, destaca.

O coordenador da Escola de Comunicação e Hospitalidade, professor Fabio Berti, enfatiza que curso de Turismo do IPA mantém a tradição de disponibilizar à comunidade acadêmica e ao mercado o melhor da sua produção. “Duas novas obras, professores e estudantes unidos para lançar luz sobre uma das atividades econômicas mais importantes do planeta", ressalta.

Já o professor Guilherme Bridi, um dos organizadores das obras, destaca que este lançamento consolida o curso de Turismo como um grande centro de produção científica de conhecimento no país.

 

Com a contribuição de Carola Luz, aluna de Jornalismo do IPA - Multiverso Comunicação Integrada IPA