Você está aqui: Página Inicial / “Autismo e Inclusão Escolar” foram temas abordados no Chá das Cinco (15/04)

“Autismo e Inclusão Escolar” foram temas abordados no Chá das Cinco (15/04)

por Caroline última modificação 20/04/2016 13h58

Em pleno século XXI o autismo ainda é um mistério para todas as ciências e disciplinas que se ocupam do estudo do nascimento do sujeito humano.  Muito pouco se sabe sobre esta psicopatologia desde a época que o autismo (o termo foi criado pelo psiquiatra Eugene Bleuler em 1911, para descrever um dos sintomas da esquizofrenia em adultos e não para designar a síndrome infantil que conhecemos hoje) foi descrito como uma síndrome por Léo Kanner (psiquiatra americano) em 1943.

Para compreendermos melhor o tema “Autismo e Inclusão”, o curso de Fonoaudiologia do IPA, realizou o Chá das Cinco e abordou estes temas. O evento realizado das 17h às 19h, na sala B106 da Unidade Central do IPA (rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco). As convidadas para o debate foram: Isabel Ferrari, Jornalista da RBS e a Dr. Silva Grathan, profª do Curso de Direito do IPA. A jornalista Isabel Ferrari destacou, durante a palestra, a importância da inclusão escolar. “A criança que cresce com uma outra criança diferente em sala de aula vai ter um olhar diferente, menos preconceituoso”.

Para finalizar, a Profa. Ms. Carla Guterres Graña destacou que “poderíamos pensar que a Educação Inclusiva, hoje, consiste em uma tentativa de estabelecer formas novas de ler, reconhecer e valorizar a diversidade humana demarcando a radicalidade histórica de nossas concepções e conceitos”, finaliza.