Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Universidade do Adulto Maior

Universidade do Adulto Maior

por fernando.zancope — última modificação 23/11/2021 10h12

 Resgate histórico, características e objetivos do Programa.

 Os Programas de Universidade Aberta para o Idoso, nas perspectivas de organização que encontramos nas Instituições de Ensino Superior da atualidade surgiram na França, na década de 1960, a partir de uma proposta inovadora e demonstrando a preocupação das Universidades com Educação Permanente. No Brasil, as primeiras Universidades Abertas (criadas no início dos anos 80) foram iniciativas de Universidades Federais do Sul do País e já apresentavam, na essência de seus programas, ênfase no exercício pleno dos preceitos da Aprendizagem.

Neste contexto, O Centro Universitário Metodista do IPA implanta em 2003 o Programa de Extensão Universidade do Adulto Maior (UAM), inicialmente vinculado ao Curso de Terapia Ocupacional e, posteriormente, vinculado à Pró- reitoria de Extensão e Ação Comunitária.

A UAM, deste o início de sua trajetória, caminha no sentido de oportunizar aos alunos que a ela se agregam preceitos da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1918-2008), que preconizam que aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.É a desconstrução do mito Idoso não aprende.