Você está aqui: Página Inicial / Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas até 2015 para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. Ainda, Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) já anunciaram a continuidade do programa até o ano de 2018.

O Centro Universitário Metodista – IPA é uma instituição conveniada ao Programa desde 2013 e mais de 15 alunos(as) dos cursos de Graduação do IPA já se envolveram com esta experiência.

Para mais informações sobre o programa, acesse: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf

OBJETIVOS DO PROGRAMA

•    Investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento;
•    Aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior;
•    Promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros;
•    Ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas;
•    Atrair jovens talentos científicos e investigadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.

REPRESENTANTE INSTITUCIONAL DO IPA NO CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Magda Georgia da Silva
E-mail para contato: