Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / IPA assina convênio com a Universidad de Maimônides

IPA assina convênio com a Universidad de Maimônides

por Renan Sales última modificação 17/10/2018 10h59
IPA assina convênio com a Universidad de Maimônides

Rafaela Santos*
*Da Multiverso Comunicação Integrada

O Centro Universitário Metodista IPA assinou o convênio com a Universidad Maimônides, de Buenos Aires. A parceria faz parte do Projeto de Internacionalização, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Aveline. O Prof. Dr. Mateo Fusalba, da universidade argentina comemorou a parceria entre as instituições e disse que é uma forma de ampliar as relações. “Brasil e Argentina são países hermanos e que possuem uma realidade semelhante. Acreditamos que este convênio é um passo fundamental”, comemora.

O reitor do IPA, Prof. Dr. Norberto Garin salientou a importância do momento atual da sociedade e salientou que o projeto de internacionalização se adequou a esta nova realidade. “Estes projetos abrem uma ‘porta’ significativa nas três áreas, ensino, pesquisa e extensão, com o intercâmbio de docentes e discentes. É um marco para nossa instituição”, avalia ele.

A internacionalização na instituição tem o objetivo de potencializar o conhecimento dos docentes e discentes do IPA, através da mobilidade acadêmica, onde o aluno cursa um semestre letivo no exterior e realiza pesquisas de campo. Os estudantes também participam de palestras e aulas ministradas pelos professores estrangeiros.

Segundo o professor Aveline, esta é uma possibilidade que contribui para a capacitação dos estudantes e dos docentes que passam a ter a oportunidade de ter vivências no exterior. Ele fez uma comparação com o ambiente acadêmico de anos atrás com o atual e explicou que a forma de buscar novas informações avançou graças às tecnologias que se inovam a cada dia. “Com esta nova parceria, os alunos terão a oportunidade de agregar experiências positivas durante o período acadêmico. É uma nova realidade cultural e costumes diferentes que geram muito aprendizado” esclarece.

O professor também destacou que a mobilidade acadêmica é uma das principais demandas dos alunos interessados em buscar novas experiências durante a graduação. “Atualmente, temos alunos em Portugal e no Canadá. Aprendemos mais sobre o nosso país viajando para outro e observando outros pontos de vista”, revela.

Os interessados no Projeto de Internacionalização e em realizar intercâmbios, podem ligar para 3316.1290.