Você está aqui: Página Inicial / Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária em parceria com o Curso de Design de Interiores realiza Projeto de Extensão

por Caroline última modificação 03/04/2017 13h45
   A Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária do Centro Universitário Metodista – IPA, em parceria com o Curso de Design de Interiores, está com um novo Projeto de Extensão. Intitulado Re Design, o projeto é uma proposta colaborativa multidisciplinar que visa a transformação da Unidade DC em um Centro Especializado em Inserção Social, por meio de uma ação inovadora em caráter nacional que integra todas as propostas de projetos de extensão novos e existentes na Unidade DC. “O design e a arquitetura são disciplinas que estudam e buscam melhorar a qualidade ambiental, seja do espaço construído ou da paisagem. Os estudantes destes cursos possuem amplo conhecimento a ser compartilhado, podendo lidar com soluções de problemas em diversas escalas, desde a vida privada ao espaço público. Promover e incentivar a qualidade de vida através do voluntariado em consultorias para melhorias dos espaços é um potencial ainda não explorado nos Cursos do Centro Universitário Metodista do IPA”, comenta o coordenador do Curso de Design de Interiores, Prof. Me. Cristiano Cunha.
    Durante o projeto serão desenvolvidas ações práticas em grupos de trabalhos, para posterior direcionamento ao tipo de serviço voluntário que poderá ser prestado à comunidade:

_ Assessorias para ambientes internos: alterações de cor, distribuição do mobiliário, iluminação e outros fatores que podem influenciar a qualidade do espaço. Podem ter o direcionamento dos alunos e professores na execução feita pela comunidade.
_ Assessorias para ambientes externos: hortas comunitárias, pátios escolares e jardins podem ter seu rumo direcionado e estruturado a partir desta modalidade de consultoria. Podem ter o direcionamento dos alunos e professores na execução feita pela comunidade.
_ Fachadas e espaço urbano: estudos para pinturas de edificações ou conjuntos edificados em comunidades carentes, promovendo a recuperação do espaço com incentivo de patrocinadores. Podem ser feitas parcerias com artistas e grafiteiros para revitalização de espaços.
_ Iluminação: oficinas práticas podem ensinar a confecção de pequenas luminárias que possam ajudar na segurança dos espaços. Locais de culto também podem ter consultorias de iluminação para melhorar a sua qualidade ambiental.
_ Comunicação visual e equipamento urbano: placas de rua e identidade visual em espaços comunitários são alguns pequenos exemplos de como esta modalidade de consultoria pode beneficiar a população, por meio de oficinas práticas para se confeccionar o resultado.
_ Mobiliário: reciclagem, recuperação e criação de mobiliário a partir de matéria-prima nova ou reciclada.

O projeto é gratuito e não há necessidade de inscrições.
   Mais informações com o Prof. Me. Cristiano Cunha pelo e-mail cristiano.cunha@ipa.metodista.br