Você está aqui: Página Inicial / Direito e Sociedade são debatidos em Aula Magna do Curso de Direito

Direito e Sociedade são debatidos em Aula Magna do Curso de Direito

por Caroline última modificação 30/03/2017 16h15
    O Curso de Direito do Centro Universitário Metodista – IPA realizou, na noite do dia 27 e na manhã do dia 28 de março, no Auditório Oscar Machado a sua Aula Magna, em duas edições. A abertura do evento foi realizada pela Rev. Joziane Silvério e, logo após, pela Reitora do IPA, Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes, que desejou um evento com trabalho profícuos, assim como pela coordenadora do Curso de Direito, Profa. Me. Patrícia Outeiral de Oliveira.
    “Os limites do Estado de Direito em tempos de hipervigilância e o combate ao terror e ao crime organizado” foi o tema da palestra da noite desta segunda-feira, ministrada pelo Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet, que destacou uma problemática atinente à democracia: “Um dos grandes dilemas dos estados democráticos são segurança e liberdade. Quanto mais segurança, menos liberdade. Tanto é que os limites mais rigorosos em estados são os que tem menor índice de crimes”explica.
    O assunto do painel proposto pelo Prof. Dr. Adalberto Pasqualotto, nesta terça-feira, consistiu em “o que o Direito pode fazer pela sociedade?” Em sua falao professor trouxe uma nova questão de reflexão para os estudantes. “O que eu queria falar é sobre essa pergunta: ‘o que o Direito pode fazer pela sociedade’. Tem um provérbio que diz: ‘No alto de uma colina é que se pode admirar o vale’. Eu sempre imagino esta colina como o ponto de observação de alguém a partir da sua formação, mas poderíamos dizer, a partir da construção do seu olhar sobre a vida. Muitas coisas contribuem para que as pessoas tenham um olhar sobre a vida, mas poucas coisas contribuem tanto quanto a profissão. Não importa qual a perspectiva, o importante é que esta perspectiva esteja integrada com a pessoa. Nós temos que ser integrais no que fazemos. Se um de vocês estiver observando do alto da colina vocês terão que responder essa pergunta: ‘O que eu posso fazer para a sociedade?’. Se vocês conseguirem imaginar qual a resposta pra essa pergunta,tenho certeza que conseguirão unir o intelecto ao sentimento humano que todos têm, de modo a concretizar um papel de protagonismo na história, como agentes de transformação da sociedade", ressaltou o Prof. Adalberto.              
   O evento contou com a expressiva participação dos/das acadêmicos/as do Curso, inclusive nos debates promovidos ao final das palestras, bem como com o apoio dos representantes do Diretório Acadêmico. 

Aula Magna do Curso de Direito

registrado em: