Você está aqui: Página Inicial / Equipe campeã vence três categorias do Xchange 2018

Equipe campeã vence três categorias do Xchange 2018

por Caroline última modificação 28/05/2018 16h59
Foram premiadas as categorias Melhor Proposta de Comunicação, Melhor Defesa, Melhor Redação Jornalística, Melhor Redação Publicitária e Gran Prix.
Equipe campeã vence três categorias do Xchange 2018

A equipe vitoriosa do Xchange 2018 é a MD – Meia Dúzia, formada pelos alunos Cátia Cavinato, Juliana Cony, Jéssica Flores, Juliano Amidianski, Marcelo Mons, Gabriela Borges e pela madrinha, a jornalista Tassia Jaeger. A disputa foi acirrada até os momentos finais da competição e todos os participantes se esforçaram para apresentar a melhor proposta ao cliente, a Armelin Zona Sul. O desafio proposto pela sócia e proprietária, Suzana Leques, consistia em divulgar a marca e as ações sociais, além de propor estratégias para os 25 anos da empresa.

Os jurados tiveram dificuldade para definir os vencedores. Foram premiadas as categorias Melhor proposta de comunicação, na qual venceu a MD; Melhor defesa ficou com a equipe NOS; a equipe MD conquistou o Gran Prix (peça destaque individual); enquanto a Melhor redação jornalística foi para Hakuna Matata e a Melhor redação publicitária destacou a equipe MD.

O evento, organizado pelos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, contou com parceria da agência Cadastra e do Coletiva.net.  A Cadastra disponibilizou sua sede e o Coletiva.net realizou a cobertura jornalística. Alunos da disciplina de Estágio 1, do curso de Jornalismo e a equipe Multiverso também participaram da cobertura de todas as atividades do Xchange.

Nesta edição, os padrinhos e as madrinhas das equipes reforçaram o time de empresas parceiras do Xchange. O diretor de Comunicação da Martha Becker, Gustavo Schenkel; a profissional de atendimento da agência DeBrito Sul, Leticia de Castro; a gerente de Planejamento e Comunicação do Grupo Bandeirantes, Natália Ledur e a coordenadora de Endomarketing da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Tássia Jaeger. Eles compartilharam experiências e vivências com os alunos para construir a estratégia ideal ao cliente.

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Berti, destacou que o desafio de criar soluções por meio da comunicação integrada não só prepara os alunos para o mercado de trabalho, mas evidencia a comunicação social como elemento fundamental para o crescimento de uma marca.

Sobre a importância do trabalho em equipe integrado, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Nancy Vianna afirma que nada se faz sozinho. “Crescimento profissional e pessoal, engajamento, boa relação de trabalho, a sinergia criada no desenvolvimento da atividade, essas são as mais positivas características de uma equipe integrada”. Ela conta que parcerias para o futuro iniciam no andamento de trabalhos desenvolvidos, durante o ciclo de aprendizagem na faculdade. “A elaboração de planos conjuntos visa qualificar os projetos demandados. E a tomada de decisões passa por diferentes olhares, buscando criar estratégias eficazes”, finaliza.

A equipe vencedora da segunda edição do XChange foi contemplada com uma série de visitas nas empresas de Comunicação parceiras do evento. A premiação neste ano irá apostar na construção do conhecimento dos estudantes. "Em termos de portfólio, as atividades serão uma vivência ímpar, pois os alunos terão acesso ao mercado de trabalho de mãos dadas com os nossos parceiros", ressaltou a Profa. Dra. Valéria Deluca, referindo-se ao Coletiva.net, à Pauta Assessoria, à Santa Casa e ao Grupo Bandeirantes, às agências Cadastra, DeBrito e Martha Becker Comunicação Corporativa. A ideia é unir as práticas com as teorias ensinadas em sala de aula.

Durante todo o dia, as equipes ficaram reunidas, organizando e estruturando as ideias, e preparando a apresentação final para os avaliadores. “Gostei muito do cliente, por atuar em uma área que permite desenvolver muitas propostas criativas”, destaca a Profa. Me. Maristela Franco. Ela conta que o briefing proporcionou um dia de trabalho inovador, pois o cliente deixou-o transparente. “Todos os participantes já haviam vivenciado a marca de alguma forma”.

Após horas de estudos e debates, os grupos entregaram os resultados finais e partiram então para a defesa das propostas, para uma banca qualificada de examinadores. Fizeram parte do júri o jornalista egresso do IPA, Matheus Pannebecker, da Pauta Assessoria; a publicitária egressa do IPA Caroline Lara; a head de mídia Lucélia Salvati, representando a Cadastra; a publisher do Coletiva Márcia Christofoli, também jornalista egressa do IPA; e Suzana Leques, proprietária da Armelin Zona Sul.

Matheus Pannebecker afirma que começou a trabalhar na área e percebeu a falta deste tipo de interação, da universidade com o mercado de trabalho. O timing do mercado de trabalho faz necessário uma vivência, tanto teórica, quanto prática na comunicação integrada, entre PP e jornal, explica ele. “O mais legal nesse evento é aproximar o estudante do mercado de trabalho, e criar um profissional multifacetado que tem experiências na criação e na escrita”.

Caroline Lara, por sua vez, revela que é prazerosa essa aproximação do mundo acadêmico com o mercado de trabalho. “Na sala de aula, os alunos têm a chance de errar, em contrapartida, no evento e na vida eles tem a oportunidade de se responsabilizar com o cliente e com a marca. Costumo usar a frase ‘Do IPA para a vida’, porque ela é real. Eu continuo em contato com meus ex-colegas e professores, agora vim como jurada”, diz ela, orgulhosa.

Depois de um dia intenso, está aberta a contagem regressiva para o Xchange 2019!