Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / 2017 / Projeto de Extensão "O Direito dos Animais" visita família que abriga cerca de 170 cães em Alvorada

por raissa.ferreira última modificação 04/05/2017 18h29
Campanha arrecada ração para animais resgatados

Em 27 de abril, o Projeto de Extensão "O Direito dos Animais" visitou a família de Alvorada que abriga mais de 170 cães resgatados do abandono. Juntamente com o Professor Rogério Rammê, um dos coordenadores do projeto, estiveram presentes a advogada e ativista da causa animal, Terla Rodrigues, colaboradora do projeto, e o aluno do curso de Direito do IPA, Jaber Abdel Jabbar Jaber, integrante do grupo de pesquisa vinculado ao projeto de extensão.

Segundo Rammê, a presença do Projeto de Extensão no local foi extremamente importante para dar maior visibilidade a um problema crescente: o acúmulo de animais por pessoas que não têm condições de assegurar condições mínimas de saúde, alimentação e higiene para os animais e para si próprios.

"O que presenciamos lá na Arca do José foi uma situação de grande carência de recursos e de muita dificuldade. São muitos cachorros juntos em um espaço pequeno. Cerca de 60 animais permanecem o tempo inteiro dentro da área da residência do casal, um espaço pequeno, com pouca luminosidade; outra grande quantidade de cães permanece isolada em um terreno em frente à residência do casal, cercado de tapumes e onde há um pequeno galpão no qual os animais dormem à noite. Há, ainda, outra quantidade significativa de cães que dormem em um ônibus antigo, sem funcionamento, estacionado na frente da residência do casal", diz o professor.

Outra preocupação do Projeto era identificar a quantidade de cães não castrados existentes no local. De acordo com Rammê, "a Arca do José tem recebido contribuições nesse sentido, para castração dos animais. Todas as cadelas já estão castradas, mas ainda existem cerca de 40 machos para serem operados. É necessário que todos sejam castrados, seja por questões comportamentais e de dominância - já que vivem em bando e em um espaço apertado - seja porque a qualquer momento uma nova cadela da rua, não castrada, poderá vir a ser resgatada pelo casal e aí certamente, gerará novos filhotes".

A falta de higiene e o precário estado de saúde de alguns animais também chama a atenção, muito embora o casal se esforce muito para dar todo tratamento possível aos cães debilitados ou doentes. "O problema é que são pessoas de baixa renda que assumiram uma responsabilidade que não é deles, mas sim do Poder Público. Eles não têm condições financeiras para viver com dignidade e assegurar uma vida digna aos animais. Por isso, fizemos essa campanha de arrecadação de ração e de produtos de higiene para essa família. Mas sabemos que o problema é muito maior e que passa pelo envolvimento do Poder Público. O Projeto de Extensão 'O Direito dos Animais' buscará dar visibilidade ao problema do abandono animal e do acúmulo excessivo de animais por protetores que não conseguem se omitir diante dessa situação. Em muitos casos isso se transforma numa patologia inclusive, sem limite", explica o docente.

Ele destaca também que todos os animais que lá se encontram estão disponíveis para adoção. "Existem cachorros de todos os tamanhos e idades lá. Faremos um esforço para ajudar a Arca do José com a adoção desses animais. São todos dóceis e muito carentes. Dar visibilidade e levar os alunos à constatação dessa realidade provoca a percepção de que comprar um cachorro ou gato de raça ao invés de adotar um cão ou gato vira-lata é uma cultura que também precisa ser modificada."

Próximo encontro

No sábado, dia 6 de maio, na sala C316, prédio C, no IPA, às 10 horas, ocorrerá mais um encontro do Grupo de Pesquisa do Projeto "O Direito dos Animais". Como convidada de honra, o grupo receberá a Deputada Estadual Regina Becker Fortunati, de longa trajetória de luta pela causa animal. O encontro é aberto e todos estão convidados a comparecer. Ao meio dia, ao final do encontro, será feita a entrega das arrecadações da campanha "Ração Solidária", ao casal de Alvorada (Arca do José), no estacionamento do IPA, em frente ao prédio C.

Confira as fotos tiradas no local:

Arca do José