Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / 2017 / Projeto "O Direito dos Animais" recebe a deputada estadual Regina Becker Fortunati para debater políticas públicas para os animais

por raissa.ferreira última modificação 12/05/2017 15h33
Bate-papo teve foco no problema dos acumuladores de animais

No dia 6 de maio, o Projeto de Extensão “O Direito dos Animais” do Centro Universitário Metodista – IPA recebeu a deputada estadual Regina Becker Fortunati para debater políticas públicas para os animais. A deputada é militante da causa animal há anos e foi a principal responsável pela fundação da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA), junto à Prefeitura de Porto Alegre. Atualmente, como deputada estadual, Regina tem tido atuação destacada na defesa animal junto à Assembleia dos Deputados do Estado do Rio Grande do Sul.

Nesse encontro, o grupo debateu políticas públicas necessárias para a proteção animal, com ênfase no problema dos acumuladores de animais. Segundo a deputada, "a SEDA já mapeou mais de setenta acumuladores de animais em Porto Alegre que juntos possuem mais de dez mil animais".

A deputada também disse que o grupo de pesquisa Avaliação, Reabilitação e Interação Humano-Animal da PUCRS, coordenado pela professora Tatiana Quarti Irigaray, do curso de Psicologia, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) e com a Secretaria Especial dos Direitos Animais de Porto Alegre (Seda), desenvolveu um estudo cujo objetivo principal é criar um protocolo de identificação, tratamento, prevenção e intervenção para o transtorno de acumulação de animais.

Segundo o professor Rogério Rammê, um dos coordenadores do Projeto, o encontro com a deputada foi muito significativo, pois "lançou novas luzes sobre o problema dos acumuladores de animais e novos caminhos que o Projeto pode vir a trilhar no sentido de contribuir com o enfrentamento desse problema."

A outra coordenadora do Projeto, professora Cíntia Schmidt, também destacou que depois do encontro: "focaremos em medidas mais efetivas, cobrando a realização de políticas públicas pelos Municípios, os quais possuem competência para o bem-estar animal."

Para os alunos e colaboradores envolvidos no Projeto, o encontro foi muito produtivo. Para Jéssica Longoni, bacharel em Direito pelo IPA, "a presença da deputada Regina Becker no encontro do projeto de extensão foi de grande contribuição para os debates do grupo. Pudemos entender um pouco do funcionamento da SEDA, das dificuldades enfrentadas para conseguir dar aos animais um mínimo de proteção. O mais bacana foi a deputada ter dado o depoimento de casos extremamente críticos que, frente todos os problemas, foram solucionados com sucesso. Também nos incentivou a cobrar medidas do poder público e encorajou o grupo a estudar e pesquisar novas formas para contribuir na proteção dos animais."

Para Bruna Raupp, discente do curso de Direito do IPA, "nosso encontro com Regina Becker foi com certeza muito esclarecedor e emocionante, pois ela trouxe histórias de sua militância na causa animal, algo que para nós, que estamos adentrando nesse mundo, é de grande importância. É uma pessoa que sem dúvida tem muita sabedoria e experiência, foi ótimo conhecer um pouquinho se sua trajetória."

Segundo Maglianne Severo Rampinini, discente de Direito do IPA, "o encontro com a deputada Regina Becker foi extremamente esclarecedor sobre a situação dos acumuladores de animais no município de POA, trazendo uma visão fática e sensível de quem atua ativamente na questão e com a apresentação de dados quantitativos e o trabalho do poder público (SEDA) no problema."

"O encontro do último sábado foi um dos melhores até o momento. A Regina além de esclarecer diversas dúvidas quando ao funcionamento da SEDA, engrandeceu nosso projeto com as experiências vividas com os protetores e acumuladores. Essas participações no grupo de Extensão são essenciais para dar maior visibilidade à comunidade", relata Thaís Barbosa, também discente de Direito do IPA.

Confira as fotos do encontro com a deputada Regina Becker (fotos de Berenice Prossi):

O Direito dos Animais - Encontro com Regina Becker Fortunati

Os encontros do Projeto "O Direitos dos Animais", ocorrem sempre em sábados intercalados, pela manhã, no IPA. A participação vale horas complementares. Participe!
Informe-se pelo e-mail: