Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / 2018 / Inscreva-se no curso Hannah Arendt: "Nada a não ser pensar enquanto se viver"

Inscreva-se no curso Hannah Arendt: "Nada a não ser pensar enquanto se viver"

por raissa.ferreira última modificação 22/08/2018 16h16
Inscreva-se no curso Hannah Arendt: "Nada a não ser pensar enquanto se viver"

Estão abertas as inscrições para o curso Hannah Arendt: “Nada a não ser pensar enquanto se viver” – Ação, cidadania e comunicação. O evento será realizado nos dias 18 e 25 de agosto das 09h30 às 12h30 e no dia 1º de setembro das 09h30 às 16h30

O evento é gratuito e destinado a estudantes de Jornalismo, Publicidade, Direito, Psicologia, Filosofia, História, Sociologia e áreas correlatas, além de membros da comunidade.

Sobre o curso

A influência e as polêmicas que orbitam a obra e vida de Hannah Arendt parecem, a cada desenrolar dos acontecimentos e questões nacionais e internacionais atuais, ressurgir com maior importância para o pensamento em geral e, especialmente, para as áreas do conhecimento que buscam investigar e compreender o Humano e suas interações.

Noções, como as origens do conhecimento, as origens da política, a verdade e a mentira no campo do agir dos homens, a influência e realidade das movimentações sociais e as questões da responsabilidade e os problemas do julgamento são apenas alguns dos temas e aporias com as quais essa filósofa, considerada uma das pensadoras mais importantes do século XX, se defrontou.

Objetivo Geral

Nos encontros, serão discutidos aspectos pontuais da obra de Arendt, buscando contextualizá-la tanto em seu período quanto em sua validade atual. De forma sucinta, será feito o resgate de conceitos, problemas, questões e respostas que possam servir aos estudos, em especial, de Comunicação como fundamentação para temas gerais tão importantes e oportunos quanto “ação”, “cidadania” e “participação” e o que significa pensar o Homem e esta vida, na qual “somos jogados”, como diria um de seus mestres, Martin Heidegger, e constantemente confrontados com “situações-limites”, conceito de seu outro mestre, Karl Jaspers, das quais jamais poderemos escapar e depois das quais jamais seremos os mesmos.

Confira a programação:

18 de agosto (9h30 às 12h30)
1) O mito do Mito da Caverna: as origens do pensamento político de Hannah Arendt

25 de agosto (9h30 às 12h30)
2) Mentira Revolução e Trabalho: verdade, política, movimentos sociais e a ação humana

1º de setembro (9h30 às 12h30)
3) Responsabilidade e Julgamento: totalitarismo república e violência

1º de setembro (13:30 às 16h30)
4) O que quer dizer “Política”? Ação política, corpo político e liberdade politica

Inscrições pelo site do Sympla.

Local do Evento

Centro Universitário Metodista – IPA
Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco, Porto Alegre - RS, 90420-060
Dia 18/08 - Prédio B - no Auditório da Biblioteca.
Dia 25/08 - Prédio B - Sala B106
Dia 01/09 - Prédio B - Sala B106

Estacionamento no local
Valor R$ 6,50 - pagamento único por dia. Entrada do estacionamento é pela rua Santa Cecília (no final da rua), esquina com a rua Cabral.

Outras informações:
- Biblioteca aberta ao público.
- Praça de alimentação.
- Cadeiras com apoio para material de escrita.
- Entrega de certificado de 12h no final de todo o curso, dia 08/09/2018

Ficou com alguma dúvida ou tem interesse de fazer alguma parceria com este evento?
Entre em contato com a Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária
Fone: 51 3316-1261