Oficina de Compostagem promove reflexão sobre alimentação e descarte de resíduos
O Grupo de Educação Ambiental do Centro Universitário Metodista – GEA/IPA e a Quintanda - Feira Agroecológica do IPA promoveram no mês de abril uma Oficina de Compostagem Urbana a céu aberto.
A atividade foi organizada pela professora Taiana Haag, coordenadora do GEA/IPA, e ministrada pela socióloga e designer em sustentabilidade Laura Neis. Alunos de diversos cursos do IPA, assim como professores, funcionários e membros da comunidade interna participaram do evento.
No início, houve uma prática de meditação a respeito do ato de comer. Os participantes foram levados a refletir sobre como a alimentação faz parte de uma cadeia ampla de relações que, dificilmente, pode ser mensurada quando as pessoas sentem fome.
Os alunos aprenderam um passo a passo sobre compostagem, incluindo os diferentes métodos, os materiais que podem ser compostados e os fatores que influenciam no processo. A atividade finalizou com uma conversa sobre a importância da compostagem urbana e a utilidade do composto orgânico gerado.