Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas e Projetos / Projeto de Extensão Estudo de Impacto Socioambiental de Saneamento do 4º Distrito Consuni (516/2014)

Projeto de Extensão Estudo de Impacto Socioambiental de Saneamento do 4º Distrito Consuni (516/2014)

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 05/09/2017 14h52

 
Os bairros Navegantes e Humaitá sofrem recorrentes alagamentos em períodos de chuva intensa. Por se tratar de região com topografia plana e difícil drenagem. Observa-se que uma das origens do problema está na disposição incorreta dos resíduos sólidos urbanos, em função do uso e ocupação do solo de forma inadequada. Segundo Martins (2010), a gestão inadequada dos resíduos sólidos gera um sério impacto ambiental nesta região.

Por outro lado, encontram nesta área comunidades carentes, em risco social, que têm como sua fonte de renda a coleta inadequada de resíduos. Estas comunidades recebem resíduos do município de Porto Alegre e cidades vizinhas. A separação realizada é de forma pouco eficiente, agravando os problemas do entorno. Dentro deste contexto, o projeto desdobra-se em atividades de diagnóstico e prognóstico de medidas de melhoria para esta população, além de atividades de educação ambiental.

Centro Universitário Metodista e o grupo Intervenções Urbanas comprometido com a missão de fortalecer os laços comunitários, expandindo a educação nas áreas desfavorecidas busca, com este projeto, aproximar alunos e professores, iniciativa privada e poder público, reforçando seus papéis de agentes de transformação do meio.

Objetivos:
Realizar diagnóstico de saneamento e educação ambiental no 4° Distrito, caracterizando a separação, disposição e tratamento de resíduos sólido urbanos, propondo medidas técnica/sociais para melhorar as condições de saneamento da comunidade.

Equipe:
Prof. Me. Rodrigo Erhart – Prof. Me.Patrícia Moreira Moura -
Professor voluntário : Prof. Me. Everton Pizio –

 

Atividades desenvolvidas:
1 - Revitalização e Reativação da praça ao lado da UBS da Vila Farrapos (Ação realizada em Conjunto com os Projetos de Extensão de Requalificação Urbana e Plataforma de Comunicação e Produção Científica). Ação de revitalização de espaço urbano degradado realizada em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e secretarias (DMLU, SMAM, Saúde - UBS Vila Farrapos, Rede de Sustentabilidade e Governança), Associação de Empresas do Humaitá e Navegantes (DC Navegantes, Viação Ouro e Prata, Triunfo Concepa) e comunidade da região e alunos extensionistas voluntários.

Local: Bairro Farrapos - Porto Alegre

 


2 - Formação das Redes Colaborativas para Revitalização Urbana (Ação realizada em Conjunto com os Projetos de Extensão de Requalificação Urbana e Plataforma de Comunicação e Produção Científica). Criação de uma Rede Colaborativa de Revitalização urbana com o objetivo de criar uma metodologia para revitalização de espaços degradados, relacionando ação, pesquisa e responsabilidade social.

Local: 4º Distrito - Porto Alegre 

 


3 - Reassentamento das Vilas Areia e Tio Zeca e viabilidade de implantação do Centro de Eventos de POA. (Ação realizada em Conjunto com os Projetos de Extensão de Requalificação Urbana e Plataforma de Comunicação e Produção Científica). Criação de um grupo de união e luta pela viabilização com qualidade de dois projetos urbanos que estavam entrando em conflito de interesses na região. Estamos buscando o entendimento de todas as partes envolvidas no processo de reassentamento das comunidades removidas pela implementação da nova ponte do Guaíba, assim como, pela implementação do Centro de Eventos de POA na região. Ambos os projetos estavam lutando pelo mesmo terreno e a organização do grupo pretende demonstrar e lutar pela união dos projetos em prol de uma mesma causa.

Local: 4º Distrito - Porto Alegre

4 - Coordenação do GT de Responsabilidade Social da Associação das Empresas do Bairro Humaitá e Navegantes (Ação realizada em Conjunto com o Projeto de Extensão de Requalificação Urbana).

Coordenação do GT da AEHN buscando incentivar o engajamento social das empresas da região e as suas atuações junto das comunidades locais.

Local: 4º Distrito - Porto Alegre

Roberto Passos Nehme -




5 - Organização do Programa de Pós Graduação e Extensão em desenvolvimento Glocal. (Ação realizada em Conjunto com os Projetos de Extensão de Requalificação Urbana e Plataforma de Comunicação e Produção Científica).

Local: IPA/DC - Porto Alegre

Equipe:
Prof. Me. Roberto Passos Nehme -
Profa. Dra. Fernanda Mocarelli
Profa. Me. Patrícia Moreira Moura -  

 

6 - Ação de qualificação do espaço de triagem da Associação de Reciclagem Ecológica da Vila dos Papeleiros (AREVIPA). Realização de diagnóstico e prognóstico para melhoria das condições de trabalho na triagem de resíduos recicláveis, considerando performance, higiene e segurança. O projeto envolve os alunos extensionistas voluntários dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção. 

Local: Vila Santa Terezinha - Porto Alegre

 

 

Coordenação Geral

Prof. Me. Rodrigo Erhart