Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas e Projetos / Projeto de Extensão Isso Mostra: Expressões do Sujeito - Construindo Enlaces Sociais pela Arte

Projeto de Extensão Isso Mostra: Expressões do Sujeito - Construindo Enlaces Sociais pela Arte

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 05/09/2017 15h05


O Projeto de Extensão e Ação Comunitária do Centro Universitário Metodista, do IPA, intitulado “Isso mostra: expressões do sujeito. Construindo enlaces sociais pela arte”, vinculado ao SEP – Serviço Escola de Psicologia do IPA e realizado junto à AGAFAPE – Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos, tem como propósito o trabalho terapêutico em oficinas criativas com pacientes esquizofrênicos, que visa o reestabelecimento do enlaçamento social e simbólico na psicose via criação artística, com o objetivo da inclusão social e melhoria nas condições de vida da população com esquizofrenia.

OBJETIVOS:
Inclusão social de portadores de esquizofrenia. Promover a qualidade de vida e a melhoria nas condições de vida da população com esquizofrenia.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Oficinas de criatividade, onde buscamos reconhecer e respeitar a integridade das diferentes formas de expressividade próprias a cada sujeito com diagnóstico de psicose e favorecer tal expressividade. As oficinas são espaços de criação onde sustenta-se um endereçamento da forma expressiva de cada trabalho singular, e o reconhecimento de um estilo singular de ser e estar no mundo, estabelecer vínculo com o outro e experimentar a vida.

Acompanhamento terapêutico coletivo e individual. Acompanhar os usuários da AGAFAPE nos seus espaços e tempos cotidianos, favorecendo a circulação pela cidade e a ampliação de redes sociais.

LOCAIS:
AGAFAPE – Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos.
Endereço: Galeria Malcon - Conjunto 612 - Rua dos Andradas, 1560 - Centro, Porto Alegre - RS, 90020-010.
SEP – Serviço Escola de Psicologia do IPA. CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA – Sala de Grupos. Prédio H – Unidade C IPA Rua: Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80. Rio Branco. Cep.: 90420-060. Porto Alegre – RS Fones: (51) 3316.1100; www.metodistadosul.edu.br.

EQUIPE
Responsável: Prof. Dr. João Fernando de Moraes Trois.
Professor do Curso de Psicologia do IPA.
Estagiários de psicologia do SEP – Serviço Escola de Psicologia do IPA.