Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas e Projetos / Programa de extensão Educação, Trabalho e Direitos Humanos

Programa de extensão Educação, Trabalho e Direitos Humanos

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 05/09/2017 11h58

Aborda o tema dos direitos humanos, educação e trabalho a partir da indissociabilidade dos mesmos através das práticas e do acompanhamento integral dos acadêmicos. Aborda estratégias de formação e produção de conhecimento visando ao combate à violência, valorização da vida, cultura e processos de religiosidade assim como a valorização do trabalho como fonte de criação e estratégias de sobrevivência. Além disso, preocupa-se com a formação ampla, humana e voltada para o exercício profissional consciente, calcado nos valores e princípios de uma formação cidadã, envolvida com a formação de um acadêmico comprometido, ético, reflexivo e crítico.

Temas trabalhados no programa
A proposta do presente Programa focaliza a discussão coletiva das práticas docentes e discentes em seus três âmbitos indissociáveis (ensino, pesquisa e extensão) e destaca que é vital considerar que o foco central de uma IES, a educação, não se consolida sem um sentido real de contribuição à sociedade através da criação de oportunidades para melhor consciência e posicionamento críticos que permitam ao cidadão suprir seus direitos enquanto partícipe de uma comunidade onde o trabalho é um dos principais pilares de sua sustentabilidade sócio-econômica. Nesta dimensão, o programa oportuniza aos estudantes do Centro Universitário Metodista, do IPA, ampliar seus horizontes acadêmicos, de forma a extrapolar a excelência de sua técnica profissional, entendendo que sua responsabilidade enquanto profissional egresso desta instituição vai além de preparar-se tecnicamente para o exercício profissional.

Objetivos:

• Valorização da vida
  • Educação e práticas educativas voltadas para a autonomia
  • Desenvolvimento integral (intelectual/ psicológico) do aluno bolsista;
  • Estratégias de formação e capacitação a diferentes instituições educativas;
  • Combate a violência;
  • Valorização do trabalho como estratégia de sobrevivência e fonte de criação
  • Valorização da cultura
  • Valorização da vida e processos de religiosidade;
  • Estimular a reflexão do estudante sobre sua prática acadêmica/profissional ;
  • Desenvolver a autonomia na construção de uma formação ampla;
  • Despertar o interesse pelas ações extensionistas;
  • Articular conhecimentos formais e empíricos;
  • Capacitar-se para o trabalho em equipe.

Atividades desenvolvidas: palestras, workshops, rodas de conversa, congressos, aproximação do ensino superior com o ensino fundamental e médio para estratégias de ações conjuntas.

Locais: Centro Universitário Metodista IPA, Colégio Metodista Americano e Presídio Central de Porto Alegre

Prof. Carla Brito -
Prof. Felipe Lazzari da Silveira -