Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas e Projetos / Programa de Extensão Intervenções Urbanas - Tecnologias Sociais Aplicadas

Programa de Extensão Intervenções Urbanas - Tecnologias Sociais Aplicadas

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 05/09/2017 12h09

O programa de extensão Intervenções Urbanas reúne seis projetos, Requalificação Urbana, Educação Ambiental, Re-Design, Plataforma de Comunicação, Responsabilidade Social e Empresarial. Trabalhamos de forma transversal e horizontal, integrando os diversos conhecimentos e saberes existentes na instituição, com o intuito de potencializar a aprendizagem dos alunos através de ações que incentivem o desenvolvimento territorial sustentável.

Objetivos:
Incentivar o desenvolvimento local sustentável, através da formação de agentes capazes de identificar potencialidades indutoras do desenvolvimento local ou regional e que possam interagir em rede com as estratégias de desenvolvimento nacionais e globais.

Contribuir com a municipalidade, comunidade e com as associações locais para o desenvolvimento endógeno compartilhado e durável de Porto Alegre, integrando nas suas atividades de extensão e ação comunitária, projetos que buscam minimizar os impactos negativos, sejam eles sociais ou ambientais, das atuais atividades. Procuramos desenvolver novas atividades integradoras e que “empoderem” os atuais moradores, evitando reconversões e revitalizações urbanas que resultem na exclusão da sociedade residente atual.

Atividades desenvolvidas:
Formação de redes urbanas de cooperação.
Ações de revitalização humana e urbana.
Ações de inserção social de comunidades em condições de vulnerabilidade.
Convênios com agentes do território para realização de ações de desenvolvimento local
Ações de incentivo à pesquisa e publicação.
Ações de integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Organização e promoção de eventos relacionados aos projetos de extensão desenvolvidos.

Local:
Centro Universitário Metodista – IPA – Unidade DC Navegantes.
Rua Frederico Mentz, 1606
Cep: 90240-111 – Bairro Navegantes - Porto Alegre – RS