Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas e Projetos / Programa de Extensão Paradesporto

Programa de Extensão Paradesporto

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 19/09/2019 16h13

 
O Programa PARADESPORTO é um espaço de consolidação de práticas sociais inclusivas do Centro Universitário Metodista vinculado ao curso de Educação Física que além do seu valor social, objetiva a promoção da qualidade de vida através do esporte e práticas corporais para pessoas deficientes. Em consonância com os princípios da Educação Metodista, este Programa procura oferecer oportunidades de desenvolvimento integral, aos acadêmicos, professores e Pessoas Deficientes, através da construção do senso de responsabilidade e do respeito aos semelhantes, realização e aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento físico, psíquico e social.

O Programa Paradesporto juntamente com o Projeto Paramovimento que é vinculado ao curso de Fisioterapia, desenvolve atividades acadêmicas interdisciplinares que atendem à comunidade de pessoas deficientes. Propõem-se a manutenção do compromisso de estabelecer parceria com a comunidade externa, por meio de processos de intervenção e investigação de práticas sociais inclusivas que promovam o desenvolvimento da saúde física, social e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Objetivos:
- Construir um espaço constituído de diferentes saberes e informações, caracterizado por um movimento interdisciplinar de permanente produção de conhecimento intelectual transferível, integrando ensino, pesquisa e extensão de forma contínua e sistemática onde o esporte e as práticas corporais para PD sejam temas centrais e potencializador da inserção dos mesmos na sociedade.
- Disponibilizar e estimular a prática de atividades físicas regulares, adaptadas para pessoas deficientes como forma de prevenir e promover o desenvolvimento da saúde física, social e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida

Atividades Desenvolvidas:
O Programa oferece as seguintes atividades de práticas corporais:
- Hidroginástica
- Natação
- Aula de Ritmos
- Iniciação ao Goalball
- Musculação
- Alongamento e Reeducação postural
O Programa também integra o Grupo de Estudos em Educação Física, Esporte e Inclusão Social

Locais:
As atividades do Programa acontecem no prédio G do IPA, na piscina, na sala de ginástica e na sala de musculação. As atividades de Goalball acontecem nas quadras externas de IPA ou no Ginásio de Esportes.

Coordenação