Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas e Projetos / Projeto de Extensão Costurando Identidades

Projeto de Extensão Costurando Identidades

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 22/05/2018 15h02

O acirramento da desigualdade social nos convoca a fortalecer as alternativas que considerem uma parcela significativa da população que se encontra invisibilizada e estigmatizada pela sociedade por viver do trabalho com o “lixo”. No projeto Costurando Identidades, voltamos nossa atenção para a potência da expressão dos/das catadores/as de materiais recicláveis e seus familiares e para o contexto social no qual eles/elas estão inseridos/as - a reciclagem, possibilitando encontros individuais e em grupo que ressignifiquem o convívio em sociedade e o estigma produzido na relação com o “lixo”. A produção de outros modos de viver e ser relacionar a partir da experiência da reciclagem se apresenta como uma forma de empoderamento e de resistência. Com isso, os encontros em grupo realizados semanalmente na Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem (CEAR), pelos acadêmicos dos cursos de Psicologia e Design de Moda, desde agosto de 2014, buscam ampliar os processos destes sujeitos se expressarem, sentirem e fazerem escolhas, atitudes fundamentais para esta população que ainda é caracterizada como a que “vive do lixo”.

OBJETIVOS
- Promover um espaço de diálogo entre os catadores de materiais recicláveis que possibilite a valorização das suas histórias de vida e a troca de experiências e de saberes sobre raça/etnia, gênero e classe social.
- Fortalecer os processos de autonomia, autoestima e confiança dos catadores e seus familiares.
- Estimular processos colaborativos que potencializem o exercício de se expressar e fazer escolhas em grupo.
- Criar atividades que ressignifiquem e reconfigurem resíduos sólidos, tendo como balizador o conceito do upcycling.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Grupos com os catadores de materiais recicláveis.
Grupos com os filhos dos catadores de materiais recicláveis.
Observação participante no galpão e na cooperativa.
Reuniões com os gestores da CEAR.

LOCAIS:
As atividades são realizadas na Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem Sepé Tiaraju (CEAR), localizada no bairro Navegantes, e na Unidade de Triagem (galpão), localizada na parte dos fundos da CEAR. No IPA Central são realizadas atividades de estudo, supervisão e reunião de equipe.

Profª Nara Grivot Cabral, coordenadora da área da Psicologia