Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas e Projetos / Projeto de Extensão Plataforma da Comunicação e Produção Científica

Projeto de Extensão Plataforma da Comunicação e Produção Científica


A produção do conhecimento é primordial para o desenvolvimento do bem estar social e para a prosperidade econômica das sociedades. Assim, é responsabilidade dos agentes institucionais que geram e que se apropriam do conhecimento - sejam instituições de ensino, organismos governamentais ou empresas - a orientação do conhecimento aos aspectos inerentes de cada sociedade. Cada micro sociedade possui características que podem ser exploradas na construção de um desenvolvimento endógeno compartilhado e durável.

Assim, pesquisa, ensino, ações sociais e atividades econômicas inter-relacionadas impactam de forma positiva e ampla as sociedades, sendo preferenciais às atividades isoladas para a construção do conhecimento.

A Unidade DC do Centro Universitário Metodista está inserida no 4° Distrito de Porto Alegre, região que conheceu uma especificidade econômico-social de outrora associada à indústria e seus operários, mas que sofreu abandono e regressão econômico-social em função das reconversões industriais ocorridas na década de 50. Hoje, as atividades econômico-sociais restantes – constituídas mais pela economia presencial que produtiva – dividem espaço com as atividades de triagem de resíduos sólidos e os atores envolvidos: os catadores de lixo. O patrimônio industrial e residencial operário construído entre o final do século XIX e início do século XX, se apresenta em forte degradação arquitetônica assim como o espaço urbano que o circunda.

Apesar do declínio percebido, existe um grande potencial de reciclagem do patrimônio construído e do espaço urbano, tendo em vista que o 4° Distrito, que se estende da estação Rodoviária até a Nova Arena do Grêmio, ocupa uma posição privilegiada em termos de acessibilidade. A área constitui passagem obrigatória para o acesso ao Aeroporto (pelas Avenidas Farrapos, Voluntários da Pátria, Sertório ou pela via Rápida, atual Av. da Legalidade), para o acesso à Zona Metropolitana, Litoral Norte e Região sul do Estado. Desta forma, o 4° Distrito é entendido como zona prioritária à retomada do desenvolvimento de Porto Alegre e, portanto, visto como zona de reconversão produtiva e de revitalização urbana.

Neste contexto, a Unidade DC da Instituição Comunitária Centro Universitário Metodista procura contribuir ao desenvolvimento endógeno compartilhado e durável do 4° Distrito, integrando na suas atividades de extensão e ação comunitária, projetos que buscam minimizar os impactos negativos, sejam eles sociais ou ambientais, das atuais atividades, desenvolver novas atividades integradoras e que “empoderem” atuais moradores, evitando reconversões e revitalizações urbanas que resultem na exclusão da sociedade residente atual.

Visto que a produção do conhecimento é mais eficiente numa perspectiva interdisciplinar, as atividades de extensão serão desenvolvidas de forma coordenada pelos diferentes produtores do conhecimento da instituição – professores e alunos – associando-os de forma interativa e complementar através das diferentes Escolas de conhecimento da Unidade Politécnica, localizada na Unidade DC: Arquitetura e Urbanismo, Design de Moda, Design de Interiores, Engenharia Civil e de Produção.

O funcionamento de tais atividades de extensão envolve organização e cooperação compartilhada entre atores institucionais e sociedade em geral, seja pela efetividade das ações, seja pela viabilização das atividades de pesquisa aplicada, que serão desenvolvidas pelos projetos de extensão.

Apesar de existirem agrupamentos sob diferentes aspectos nas atividades de extensão previstas no conjunto de projetos de Extensão e Ação Comunitária, todas elas pretendem associar a extensão ao ensino, pesquisa e ações sociais e comunitárias. Assim, mostra-se pertinente a estruturação de uma plataforma de apoio ao desenvolvimento destas, orientada à dar continuidade, visibilidade e desenvolver as atividades de pesquisa e interface comunitária.

Surge assim a necessidade de um projeto de extensão voltado à produção cientifica e a divulgação das atividades de pesquisa, extensão e ação comunitária, que se estabelecem neste projeto sob a forma de uma web-page do curso de Arquitetura e Urbanismo onde serão melhor apresentados os conjuntos de atividades ensino-pesquisa-extensão desenvolvidos e uma Revista Cientifica capaz de abrir espaço à pequena mas crescente produção cientifica de alunos e professores da Instituição. Trata-se de um espaço de comunicação e interface entre instituição e sociedade.

OBJETIVO GERAL
Tornar o Centro Universitário Metodista um protagonista social na região do 4° Distrito, solidificar e vincular a identidade do Campus DC com a região da cidade em que ele está implantado, melhorando a visão que a sociedade local possui do Centro Universitário e ampliando sua abrangência na região metropolitana. Em conjuntos com outros projetos da Unidade DC, tornar o Centro Universitário Metodista-IPA uma referência nacional em Inserção Social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Criar um espaço compartilhado a toda Unidade DC de apoio e qualificação das pesquisas realizadas nos projetos de extensão, agindo assim na sua interdisciplinaridade;
  2. Estruturar e coordenar as atividades de pesquisa aplicada e comunicação com atores sociais do 4° Distrito e em geral;
  3. Organizar e auxiliar na publicação, de forma integrada, de toda produção dos projetos de extensão da unidade DC do Centro Universitário Metodista-IPA
  4. Criar e manter uma Revista de abrangência nacional, especializada na interface entre Problemas Urbanos e Inserção Social, a revista acadêmica (RE) COMPOSIÇÕES URBANAS, interessada nas alterações que as sociedades urbanas contemporâneas têm sofrido e seus reflexos no espaço construído, abrindo uma discussão interdisciplinar. A revista pretende auxiliar na divulgação tanto na produção de pesquisa e extensão da unidade DC do C.U. Metodista – IPA, como dos projetos desenvolvidos pelos coletivos;
  5. Criar um portal de comunicação da unidade DC do Centro Universitário Metodista-IPA, dando visibilidade aos cursos em termos de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  6. Criar a identidade visual do Curso de Arquitetura e Urbanismo e ampliar sua divulgação através de trabalho conjunto com os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do IPA.
  7. Alimentar com informações e conteúdo as plataformas web de divulgação do Curso de Arquitetura e Urbanismo (site, facebook, canal do youtube, instagran, agenda compartilhada) a partir de estratégias planejadas (marketing digital).
  8. Servir de embrião para criação de um futuro núcleo de Pesquisa na unidade DC do C.U. Metodista-IPA.
  9. Tornar a Unidade DC um centro de referência em documentação, estudos, projetos e informações sobre o 4º Distrito.


ATIVIDADES
- Planejamento geral de atividades e mobilização da equipe envolvida. Levantamento das atividades e projetos já realizados e em andamento. Nesta etapa devem ser lançados os editais e contratados os alunos bolsistas. Resultado: plano geral de atividades.
- Desenvolvimento das ferramentas eletrônicas que servirão de divulgação das atividades e projetos elaborados. Estão previstas atividades em conjunto com os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do IPA. Resultado: plataforma de comunicação.
- Produção de conteúdo através de pesquisa e elaboração de artigos acadêmicos focados nas potencialidades e problemas do 4º Distrito. Estão previstas ações movidas em conjunto pelos múltiplos atores da região do 4° Distrito, bem como o suporte às atividades de extensão desenvolvidas pelo conjunto de docentes e discentes da Instituição. Resultado: produção científica.
- Publicação da revista eletrônica de periodicidade semestral (RE) COMPOSIÇÕES URBANAS.
- Divulgação sistemática e incremento da comunicação interna e externa do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Trabalho conjunto com os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do IPA. Resultado: ampliação do alcance das publicações e notícias do curso e dos projetos de extensão.
- Suporte às atividades de extensão desenvolvidas pelo conjunto de docentes e discentes envolvidos nos projetos do 4o Distrito.

Equipe:
Profa. Dra. Fernanda Moscarelli -
Profa. Me. Patrícia Moura -