Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas e Projetos / Projeto de Extensão Políticas Públicas: Gênese e Tendências Atuais

Projeto de Extensão Políticas Públicas: Gênese e Tendências Atuais

por ana.lima última modificação 13/01/2020 18h58

O estudo de políticas sociais públicas no Brasil tem tido notabilidade enquanto área de estudos nas últimas décadas, diante do processo de redemocratização do Estado, iniciado no final dos anos 1980. Paralelo a este processo, tem crescido junto aos sucessivos governos, a sociedade em geral e na própria Universidade brasileira, a demanda pelo acúmulo de conhecimento de planejamento e gestão da administração pública do Estado. O atual cenário econômico e político brasileiro tem imprimido profundas transformações na oferta e na gestão das políticas públicas, em especial, na seguridade social.

Essas transformações, dada a sua magnitude, tem tomado um impacto muito maior do que o seu habitual trato como "reforma".

A importância de analisar as políticas sociais públicas, acompanha as iniciativas de descentralização e de controle social no cenário brasileiro.

Com este propósito, o projeto em nível de extensão Políticas Públicas: Gênese e Tendências Atuais tem como propósito capacitar e qualificar profissionais e graduandos de Serviço Social e áreas afins para o desafio de analisar a sociohistórica e as principais transformações das políticas públicas, contemplando a abordagem dos seus temas atuais e possibilitando uma análise crítica do seu contraditório contexto sociopolítico onde coabitam avanços e retrocessos nessas perspectivas.

Objetivos geral

Analisar as principais tendências atuais das políticas públicas através da sua gênese e das recentes reformas da Seguridade Social Brasileira.

Objetivos específicos

Proporcionar um espaço de formação sobre os aspectos de constituição e gestão das políticas públicas.
Examinar as principais reformas econômicas e fiscais da seguridade social brasileira, nos últimos cinco anos.
Produzir um estudo, por meio de uma análise crítica das tendências atuais das políticas públicas e sua interface com o Estado e Sociedade.

Público Alvo

Estudantes do Serviço Social, bem como de outras áreas e a comunidade em geral, visto o enfoque interdisciplinar do tema.