Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Programas e Projetos / Projeto de Extensão Segurança e Saúde no trabalho

Projeto de Extensão Segurança e Saúde no trabalho

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 05/09/2017 11h57

O Projeto se justifica no Programa de Extensão Educação, Trabalho e Direitos Humanos, tanto pelo objetivo descrito acima, quanto por este estar inserido nas seguintes linhas de pesquisa dos cursos participantes do Projeto:

Curso de Engenharia de Produção:

• linha de pesquisa: Saúde Coletiva e Inclusão Social (se encontra dentro da área temática institucional A - Saúde e Reabilitação e do Grupo 1 - Reabilitação e Saúde) e volta para projetos com focos em Mobilidade, Ergonomia e Conforto.
  • linha de pesquisa: Conhecimento, Cultura, Religião e Sociedade (se encontra dentro da área temática institucional C – Direitos Humanos e Educação e do Grupo 2 - Conhecimento Cultura e Inclusão) e volta para projetos com focos em Segurança no Trabalho.

Curso de Enfermagem:

• linha de pesquisa: Integralidade do Cuidado em Saúde.

Curso de Fisioterapia:

• linha de pesquisa: Integralidade do Cuidado em Saúde.

Curso de Administração de Empresas

• linha de pesquisa: Desenvolvimento Organizacional.

Também visa à atenção, assistência e educação sobre temas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho, sendo estes, direito e ações do desempenho ocupacional dos indivíduos.

Junto à comunidade externa realiza ações de assistência de prevenção secundária, terciária e de reabilitação.

Neste contexto surge o presente projeto com o foco central de trabalhar as questões essenciais que envolvem a segurança e saúde no trabalho, nestas duas comunidades.

OBJETIVOS:
Realizar atividades de capacitação e de prevenção voltadas à Segurança e Saúde no Trabalho para a Comunidade Interna da Unidade DC Shopping do Centro Universitário Metodista do IPA, e comunidade externa.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Realização de dinâmicas com a equipe, no sentido de prevenir acidentes no local de trabalho, especialmente os causados por estresse;
- Apresentação de pôster pelos alunos do Projeto de Extensão, no Salão de Iniciação Científica da PUCRS, em Porto Alegre. Atividade realizada em Outubro/16. Foram apresentadas as atividades realizadas pelos discentes e docentes do Projeto de Extensão, relativas ao ano de 2016.
- Apresentação de pôster pelos alunos do Projeto de Extensão, no XII Salão de Extensão da FEEVALE, em Novo Hamburgo. Atividade realizada em Junho/16. Foram apresentadas as atividades realizadas pelos discentes e docentes do Projeto de Extensão, relativas ao ano de 2015;
- Desenvolvimento de artigo relativo às atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão. Em andamento.

LOCAIS:
Unidade Básica de Saúde da Família Mário Quintana, da Prefeitura de Porto Alegre. Público envolvido: 15 a 20 pessoas.
Salão de Iniciação Científica da PUCRS
Salão de Extensão da FEEVALE
Salão de Iniciação Científica e Extensão e V Mostra da Pós-Graduação, III Salão de Iniciação Tecnológica do Centro Universitário Metodista IPA;
Sábado recreativo no Centro Universitário Metodista IPA;
I Mostra de Trabalhos do Distrito Docente Assistencial IPA/IAPI -“Experiências e Inov-“ações” na Atenção Básica” realizado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - SMS, a Gerência Distrital Noroeste Navegantes Ilhas – GD NHNI e o Centro Universitário Metodista IPA;

Marcelo Franzkowiak Stahlschmidt -
Tanisa Brito Lanzarini -