Universidade do Adulto Maior
Resgate histórico, características e objetivos do Programa.
Os Programas de Universidade Aberta para o Idoso, nas perspectivas de organização que encontramos nas Instituições de Ensino Superior da atualidade surgiram na França, na década de 1960, a partir de uma proposta inovadora e demonstrando a preocupação das Universidades com Educação Permanente. No Brasil, as primeiras Universidades Abertas (criadas no início dos anos 80) foram iniciativas de Universidades Federais do Sul do País e já apresentavam, na essência de seus programas, ênfase no exercício pleno dos preceitos da Aprendizagem.
Neste contexto, O Centro Universitário Metodista do IPA implanta em 2003 o Programa de Extensão Universidade do Adulto Maior (UAM), inicialmente vinculado ao Curso de Terapia Ocupacional e, posteriormente, vinculado à Pró- reitoria de Extensão e Ação Comunitária.
A UAM, deste o início de sua trajetória, caminha no sentido de oportunizar aos alunos que a ela se agregam preceitos da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1918-2008), que preconizam que aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.É a desconstrução do mito Idoso não aprende.
O Programa conta com aproximadamente 200 alunos nos Campus IPA e União (Uruguaiana) e tem como principais objetivos:
- Inclusão Social do Idoso. Contexto histórico, econômico, político, cultural e tecnológico da contemporaneidade.
- Manutenção das habilidades e competências sociais e cognitivas do idoso de forma a fortalecer e criar novas redes e contatos sociais.
- Proporcionar a manutenção e/ou resgate do exercício de autonomia e cidadania.
- Constituir-se enquanto espaço de prevenção e promoção de saúde e qualidade de vida.
- Constituir-se numa oportunidade de consolidação dos pressupostos sociais e finalidades institucionais numa concepção de trabalho inter e transdisciplinar.
Estrutura do Programa - Organização e Funcionamento:
O Programa é constituído de disciplinas obrigatórias e eletivas:
As disciplinas obrigatórias abordam aspectos relativos ao processo de envelhecimento, diferentes facetas, contextos, perspectivas. São elas: Enfoque Biológico, Enfoque Psicológico, Enfoque Histórico e Sócio-Antropológico, Enfoque Espiritual.
As disciplinas (oficinas) eletivas oferecidas são: Natação, Hidroginástica, Vivência Corporais, Pilates em Solo, Movimento, Ginástica, Oficina de Memória, Informática, Leitura e Literatura, Rádio, Coral, Reciclagem do Pensamento, Práticas Integrativas e Terapias Complementares, Fotografia, História da Arte, Moda Sustentável.
Informações e inscrições
As inscrições e matrículas são feitas semestralmente. Os alunos novos necessitam preencher a ficha de cadastro e devem fazer contato com a Coordenação do Programa.
Mensalidade 2017:
Valor para pagamento antecipado:
R$ 155,00*
Valor para pagamento após o vencimento:
R$ 157,36
* Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.
Telefone para contato: 3316-1393 (turno da tarde).
Coordenadora: Prof.ª. Vera Elaine Marques Maciel / vera.maciel@ipa.metodista.br
Oficina de Ginástica
Oficina de Pilates
Chá comemorativo ao dia das mães
Festa Junina
Encerramento do Disciplina Leitura e Literatura
Júri Simulado. Enfoque Histórico e Sócio Antropológico do Envelhecimento