Você está aqui: Página Inicial / Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista – IPA estuda a comunicação humana em seus aspectos normais e patológicos, visando à pesquisa, à prevenção, à avaliação e à terapia fonoaudiológica da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como ao aperfeiçoamento da fala e da voz. Além de tratar dos distúrbios e do aperfeiçoamento da comunicação humana, o/a egresso/a do curso desempenhará também um papel importante na integração social das pessoas com deficiência na comunicação, tanto oral quanto escrita, e de crianças com dificuldade de aprendizado.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
• Atendimento preventivo e terapêutico em linguagem oral e escrita, fala, voz e audição de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos; • Realização de exames audiológicos em clínicas e audiometrias ocupacionais em empresas;
• Aprimoramento e orientações para profissionais da voz; 
• Atendimento a pacientes infantis e adultos no âmbito hospitalar, visando, entre outros, aos distúrbios de deglutição;
• Parte integrante de equipes multi/interdisciplinares junto a outros/as profissionais, tais como médicos/as, dentistas, psicólogos/as, pedagogos/as, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentre outros. 


MERCADO DE TRABALHO
A profissão pode ser exercida em clínicas particulares, hospitais, indústrias, instituições educacionais e de pesquisa, escolas, APAES, consultórios, creches, meios de comunicação (rádio/TV), teatro, órgãos públicos e privados.

ESTÁGIOS
O objetivo central da proposta de estágio curricular do curso é o de propiciar aos/às alunos/as a aquisição de experiência profissional específica na área da Fonoaudiologia, com ênfase em avaliação, diagnóstico, terapia e assessoria fonoaudiológica. Nos Estágios em LINGUAGEM, todos/as os/as alunos/as têm vivência clínica (ambulatorial) e hospitalar no atendimento de neonatos e orientação às nutrizes, bebês, crianças, adultos e idosos. Os atendimentos envolvem desde o contato inicial com o/a paciente e/ou família na anamnese ou entrevista inicial, compreendendo a avaliação clínica, encaminhamento para outras avaliações e o acompanhamento destas, bem como a intervenção fonoaudiológica de acordo com a peculiaridade do local e das necessidades de cada caso. Os atendimentos podem ocorrer individualmente ou em grupos, também de acordo com as necessidades e particularidades de cada situação clínica e de cada campo de estágio. Locais do Estágio: • Ambulatorial: Clínicas Integradas IPA; • Hospitalar: Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; • Instituto do Câncer Infantil; • Colégio Metodista Americano; • Escola Estadual Padre Teodoro Amstad; • Unidade de Saúde do IAPI. Nos Estágios em AUDIOLOGIA CLÍNICA, o/a acadêmico/a terá contato com a prática audiológica através da realização de diversos exames audiológicos que permitam diagnóstico sobre a acuidade auditiva do/a indivíduo, bem como seleção, indicação e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual. Os/As alunos/as também realizarão testes de processamento auditivo. Locais de Estágio: Clínicas Integradas IPA e Hospital Conceição. Nos Estágios em VOZ, os/as discentes vivenciam a prática fonoaudiológica de pacientes acometidos/as por alterações vocais, com supervisão para o estudo de casos e para seleção e aplicação de técnicas de avaliação e terapia, bem como atuar no nível de prevenção. Locais de Estágio: Clínicas Integradas IPA e Instituto do Câncer Infantil.

ATOS AUTORIZATIVOS

Criação do Curso

Decreto Federal nº 98.050 de 14 de agosto de 1989.
Diário Oficial nº 13860 de 15 de agosto de 1989. 

Reconhecimento

Portaria MEC nº 251 de 17 de fevereiro de 1994.
DOU nº 33 de 18 de fevereiro de 1994. 

Renovação de Reconhecimento

Portaria MEC nº 1 de 06 de janeiro de 2012.
DOU nº 6 de 09 de janeiro de 2012. 

Avaliação 
Enade: 3
/ CPC: 4Entenda as notas

 

Nº de Vagas Ofertadas: 40 Anuais 


Mensalidade 2018

 

Valor para pagamento antecipado:
R$ 1.055,00*

Valor para pagamento após o vencimento:
R$ 1.071,07

*Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

Crédito PRAVALER: parcele as suas mensalidades e tenha o dobro do tempo para pagar. Veja como contratar.