Você está aqui: Página Inicial / I Seminário Nacional do Patrimônio Histórico foi realizado no IPA

I Seminário Nacional do Patrimônio Histórico foi realizado no IPA

por Caroline última modificação 25/08/2016 13h30
I Seminário Nacional do Patrimônio Histórico foi realizado no IPA

Durante os dias 17 e 18 de agosto, o Centro Universitário Metodista – IPA sediou o I Seminário Nacional sobre Patrimônio Histórico. O evento foi uma parceria entre a AVFV (Associação Victorino Fabião Vieira) a Escola da AGU (Advocacia Geral da União), a UFRGS e o IPA. O Seminário foi o terceiro desta parceria, sendo os dois primeiros regionais.

A Reitora do IPA, Profª Drª Anelise Coelho Nunes destacou a alegria da participação do IPA neste importante evento,“É com muita alegria que o Centro Universitário Metodista – IPA recebe este evento que trata a respeito de patrimônio, cultura, memória e arte. Como diz o profeta Jeremias, no livro de Lamentações 3:20 – Devemos trazer a memória aquilo que nos traz esperança – dessa forma desejo que os profícuos trabalhos dos envolvidos neste evento possam nos trazer esperança. Agradecendo a organização na pessoa da Presidente da Associação Victorino Fabião Vieira, Drª Patrícia Trunfo e demais convidados”,  a reitora.

Logo após, foi a vez da Presidente da Associação Victorino Fabião Vieira, Drª Patrícia Trunfo, dedicar algumas palavras ao público e realizar agradecimentos. “É uma honra estar aqui com você na condição de presidente da Associação Victorino Fabião Vieira e também em nome da Escola da Advocacia-Geral da União do Rio Grande do Sul como organizadora deste evento, sobre administração zelosa e competente da Drª Márcia Maraschin, que juntamente com sua equipe promove eventos de excelência neste estado. Ressalto por oportuno que este evento conta com a parceria do IPA a quem agradecemos a reitora Anelise Coelho Nunes e a Profª Drª Vanessa Chiari, Coordenadora do Curso de Direito que nos apoiou, se dedicou e nos recebeu muito bem nesta casa sediada em um dos mais belos prédios históricos de Porto Alegre. Agradeço ao Programa de Especialização em direito da UFRGS, apoiadores do evento na pessoa do Prof. Dr. Cezar Saldanha Souza Junior.”, comentou Patrícia Trunfo. Em sua fala, a Drª Patrícia Trunfo, também leu seu artigo sob o título “Patrimônio Histórico: Espelho de um Povo” que foi publicado na edição de quarta-feira do Jornal Correio do Povo.

O I Seminário, transmitido virtualmente para todo o País,  apresentou 8 painéis que abordaram diversos temas como:  valorização e preservação de bens públicos, políticas de proteção, revitalização, restauração, papel dos Institutos de Proteção, entre outros. Reuniu estudantes ,profissionais e  autoridades de diversas áreas ligadas ao patrimônio histórico. Os painéis do primeiro dia tiveram como palestrantes, o Procurador da Fazenda aposentado e Prof. Titular da UFRGS aposentado, o Prof. Cezar Saldanha Souza Junior, o Presidente do IHGRGS/Conselheiro do Compac; Prof. Miguel Frederico do Espírito Santo; Advogado Marcus Boeira; Promotora de Justiça do MP/RS, Ana Maria Moreira Marchesan; Advogada e Coordenadora do Curso de Direito do IPA, Vanessa Chiari; Arquiteta e Coordenadora do Curso de Arquitetura da Universidade Católica de Pelotas, Laura Zambrano; Arquiteta Verônica Di Benedetti; Procuradora Federal do IPHAN, Lucia Sampaio Alho Dutra; Procurador Federal, Paulo Fernando Soares Pereira; Historiadora Beatriz Muniz Freire; Advogada e Diretora da AVFV Lídia Terezinha Rocha Garcia e, o Vice-Presidente da ONG Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico, Jorge Luís Stocker Jr.

No segundo dia, os painéis trouxeram : Advogado Rafael Da Cás Maffini; Prefeito de Pelotas, Eduardo Figueiredo Carvalho Leite; Arquiteta e Diretora do IPHAE, Mirian Sartori Rodrigues; Ex-conselheira no Conselho Estadual de Cultura do RS, Jacqueline Custódio; Advogado e Produtor Cultural Álvaro Franco; Arquiteta e Ex-presidente Nacional do IPHAN, Jurema de Souza Machado; Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Patricia Reis de Matos Braz; Procurador da Fazenda, José Diogo Cyrillo da Silva; Engenheira Civil Rita Chang e o Procurador da Fazenda Nacional, Luís Alberto Reichelt.

O evento teve seu último painel apresentado às 15h45 da quinta-feira que tratou de dois temas, : “Direito a Preservação do Patrimônio Histórico – Arquitetônico” ministrado pela Drª Patrícia Trunfo e, “A Importância Econômica do Patrimônio Histórico – Patrimônio Histórico e Turismo” apresentado pela Engenheira Rita Chang. O presidente de mesa foi o Procurador da Fazenda Nacional, Luis Alberto Reichelt. “Se eu fosse apostar em alguma coisa que possa preservar o patrimônio histórico, não seria no governo, não seriam leis, seriam as pessoas”, finalizou Luiz Alberto Richelt.

Para ter acesso as fotos do Seminário, clique aqui.