Você está aqui: Página Inicial / II Encontro de Enfermagem em Emergência e I Encontro de Enfermagem em Terapia Intensiva acontecem nesta quinta e sexta-feira no IPA

por ana.stahler — última modificação 16/11/2017 20h02

Nesta quinta-feira( 16 ) e na sexta-feira, 17 de novembro, o Centro Universitário Metodista- IPA recebe o II Encontro de Enfermagem em Emergência e o I Encontro de Enfermagem em Terapia Intensiva, no Auditório Oscar Machado. O evento terá como tema : Paciente Crítico: da emergência à terapia intensiva. Veja abaixo a programação.

Quinta-feira 16/11/2017
Horário Atividade
19h00’ - 19h20’ Credenciamento
19h20’ - 19h40’ Abertura
19h40’ - 20h20’ PALESTRA DE ABERTURA: Planejamento de UTI e emergência em situações de desastres.
Palestrante: Cléber Verona (HNSC)
20h20’ - 21h30’ MESA REDONDA: emergência e terapia intensiva em Porto Alegre: entre avanços e caminhos necessários.
Coordenador:
Daniel Labernarde (IPA/HPS)
Palestrantes:
Núbia Nickele (HPS/POA)
Nára Selaimen Gaertner Azeredo (HNSC)
Angelina Vessozi (HED)
Rafael Borges dos Santos (HMD)

21h30’ - 22h00’ Coffee Break – Integração

Sexta-feira 17/11/2017
Horário Atividade
08h30’ - 09h00’ Credenciamento
09h00’ - 10h30’ CICLO DE PALESTRAS: gestão em emergência e terapia intensiva.
Coordenador: Lisnéia Bock (IPA)
·         Gestão de custos em terapia intensiva.
Adriana Zanon (IPA)
·         Otimização dos recursos humanos na perspectiva da qualidade assistencial.
Gilnei Luiz da Silva (HPS/POA)
·         Dimensionamento de pessoal de enfermagem: do legal ao ideal. Daniel Menezes de Souza (COREN-RS)
·         Indicadores assistenciais clássicos do paciente crítico: como alcançar os melhores resultados.
Fábio Silva da Rosa (HMD)

10h30’ - 10h45’ Coffee Break
10h45’ - 12h15’ RESPOSTAS CURTAS PARA QUESTÕES RELEVANTES
Linha de atendimento clínico
Coordenador: Luis Macedo (IPA/HNSC)
·         Acolhimento e classificação de risco na emergência: como é aplicado o protocolo de Manchester?
Rafaela Milanesi (HNSC)
·         Sonda Sengstaken-blakemore: quais são os cuidados essenciais? Deborah Seganfredo (HNSC)
·         ECMO: o que implica para o cuidado de enfermagem?
Francisney Vargas Fialho Jr. (HMD)
·         Como utilizar a ventilação mecânica na SARA?
Luiz Alberto Forgiarini Jr. (IPA)
·         Síndrome da Angústia Respiratória Aguda: por que pronar? Gracieli Deponti (HCPA)
·         Sepsis 3: atende a realidade brasileira?
Miriane Melo Silveira Moretti

12h15’ - 13h30’ Intervalo para almoço
13h30’ - 15h00’ CICLO DE PALESTRAS: tecnologias no atendimento ao paciente crítico
Coordenador: Fernanda (IPA/HMD)
·         Tecnologias em suporte hemodinâmico.
Dayanna Lemos (IPA/HCPA)
·         Tecnologias utilizadas para mobilização precoce no doente crítico.
Augusto Savi (HCPA)
·         Calorimetria no paciente crítico.
Cecília Flávia Lopes Couto
·         PICC e Power PICC.
Marcos Silveira

15h00’ - 15h30’ Limites terapêuticos na assistência ao paciente crítico
Palestrante: Vanuzia Sari (HNSC)
15h30’ - 15h45’ Coffee Break
15h45 - 16h30’ Atendimento inicial ao traumatizado grave: sistematização e novas práticas
Palestrante: Lilian Frustockl (HCR)
16h30’ - 18h00’ RESPOSTAS CURTAS PARA QUESTÕES RELEVANTES
Linha de atendimento ao trauma
Coordenador: Adriana Alves dos Santos (IPA/HNSC)
·         Acesso venoso em emergência, quais as vias preferenciais? Adriana Roloff (ULBRA)
·         Cateter de PICC: particularidades no traumatizado grave.
Kátia Sciortino (HPS)
·         Hipotensão permissiva no trauma: por quê? Realidade ou mito? Sue Helen Barreto (HCR)
·         Reanimação volêmica na terapia intensiva: PVC ou Delta PP? Daniel Labernarde (IPA/HPS POA)
·         Avaliação rápida do TCE na emergência: o que e como avaliar? Nádia Calixto Rodrigues (HPS/POA)