IPA conquista bom desempenho em avaliações do MEC de 2015
O Centro Universitário Metodista – IPA foi classificado positivamente nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação (MEC). Os índices referentes à Instituição de Ensino Superior e de cursos analisados em 2015 comprovaram o bom trabalho realizado pelos corpos docente e discente do IPA.
No IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), calculado considerando toda a Instituição de Ensino Superior, o IPA recebeu nota 3. No Conceito Enade (CE), as graduações em Turismo e Tecnologia em Design de Interiores se destacaram recebendo nota 4 (muito bom). Já no CPC (Conceito Preliminar de Curso), Psicologia e Turismo obtiveram média 4.
Os três conceitos divulgados na quarta-feira (08) têm relação com o Ciclo Avaliativo do Enade e são quantificados de acordo com as áreas de avaliação vinculadas a um dos três ciclos. Em 2015, foram avaliados com notas de 1 a 5 os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
Confira todas as notas:
ADMINISTRAÇÃO | ENADE: 3 | CPC: 3 |
CIÊNCIAS CONTÁBEIS | ENADE: 3 | CPC: 2 |
DIREITO | ENADE: 3 | CPC: 3 |
JORNALISMO | ENADE: 2 | CPC: 3 |
PSICOLOGIA | ENADE: 3 | CPC: 4 |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA | ENADE: 3 | CPC: 3 |
TECNOLOGIA DESIGN DE INTERIORES | ENADE: 4 | CPC: 3 |
TURISMO | ENADE: 4 | CPC: 4 |
Sobre as avaliações
O IGC calcula a avaliação da Instituição de Ensino Superior considerando a média do CPC, ponderada pelo número de matrículas, e média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A nota do Enade é calculada a partir do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. Esse indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e Conhecimento Específico.
Já o CPC agrega diversas variáveis como resultado do Enade, titulação e regime de trabalho do corpo docente e percepções dos alunos sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.